A relação de confiança é o elo principal entre profissionais da saúde e seus pacientes, e fundamental para o sucesso de clínicas e demais empresas do setor. Nesse sentido, a melhor estratégia de marketing para a área da saúde passa pela construção e fortalecimento da credibilidade e pelo aumento da visibilidade.
Para ilustrar essa importância, saiba que, para 80% dos brasileiros, os médicos são a principal fonte de informação sobre saúde – um índice que ultrapassa o papel de escolas e universidades.
Esse dado, revelado pela pesquisa internacional “Empowering Healthy Communities and Individuals: Removing Barriers Through Health Literacy”, conduzida pela The Economist, destaca a importância de um posicionamento estratégico para os profissionais e empresas do setor. Em uma área onde a confiança é fundamental, investir em uma estratégia de marketing sólida é essencial para se tornar uma referência.
Neste artigo, apresentamos estratégias eficazes que podem transformar a relação com seus pacientes e fortalecer a sua reputação. Continue a leitura para saber mais!
O marketing para serviços de Saúde
O marketing tem se tornado cada vez mais essencial para serviços de saúde. Isso porque, além de atrair e fidelizar pacientes em um mercado cada vez mais competitivo, também é fundamental para educar os pacientes, fortalecer a reputação e construir uma relação de confiança com o público.
Com o uso de ferramentas digitais como SEO, mídias sociais e e-mail marketing, por exemplo, é mais fácil – e provável – que seus serviços sejam descobertos por aqueles que ainda não o conhecem. Além disso, ao fornecer orientações sobre saúde, você aumenta a sua credibilidade no mercado e a relação de confiança com os pacientes.
Entretanto, é necessário que as estratégias de marketing estejam voltadas para o público correto. Assim, é de extrema importância que você conheça o seu perfil ideal de pacientes e direcione a sua comunicação ao atendimento das principais necessidades das suas personas.
As estratégias que destacaremos a seguir irão ajudar sua clínica ou consultório a se diferenciar no mercado, atraindo pacientes qualificados e garantindo que eles tenham uma excelente experiência, desde o primeiro contato.
5 estratégias eficazes de marketing para um serviço de saúde
Do Marketing de Conteúdo ao SEO e anúncios, cada uma das abordagens que você verá a seguir desempenha um papel importante na visibilidade e na construção de credibilidade da sua clínica ou consultório.
Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing
Uma das formas mais eficazes de atrair e fidelizar pacientes é oferecer a eles informações úteis e relevantes. O Marketing de Conteúdo na área da saúde se baseia na criação de material informativo que responde às principais dúvidas dos pacientes. Isso pode ser feito por meio de artigos de blog, vídeos explicativos, infográficos etc. que abordam temas relacionados à saúde.
Por exemplo, uma clínica de cardiologia pode publicar artigos sobre prevenção de doenças cardiovasculares ou explicar o que esperar de um check-up cardiológico. O objetivo é educar o público e, ao mesmo tempo, reforçar sua expertise e construir uma relação de confiança.
Além disso, o conteúdo educativo tem um impacto direto no SEO (Search Engine Optimization), ajudando a posicionar sua clínica entre os primeiros resultados do Google. Falaremos mais deste assunto no tópico seguinte.
Uma dica válida também é aliar o marketing de conteúdo ao Inbound Marketing, que se concentra em atrair potenciais pacientes por meio de conteúdo valioso ao invés de anúncios, como a oferta de um e-book ou outro conteúdo mais aprofundado.
Quando você oferece informações relevantes e de qualidade, passa a ser visto como uma autoridade no assunto, resultando em mais pacientes. Sendo assim, aliar Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing pode se converter na melhor estratégia de marketing para um serviço de saúde.
Otimização local e de site (SEO)
Além de relevante, seu conteúdo tem que estar alinhado às boas práticas de SEO para ser encontrado pelas pessoas. Isso significa que o seu site precisa adotar algumas técnicas, tal como ter um blog ativo – e que explore termos relacionados aos seus serviços, para melhorar o seu posicionamento no Google, sem depender de investimento em anúncios.
Além disso, a otimização local é fundamental para clínicas que querem atrair pacientes da região. Isso envolve a criação de Perfil da Empresa no Google (antigo Google Meu Negócio), onde informações como endereço e horário de funcionamento devem ser mantidas atualizadas. Incentivar os pacientes a deixarem avaliações também é importante. Elas melhoram sua visibilidade nas buscas e têm influência direta na tomada de decisão de novos pacientes.
A combinação entre SEO local e otimização do site ajuda sua clínica a ser facilmente encontrada nas pesquisas, tanto por pacientes locais quanto por aqueles que buscam serviços específicos online. Assim, sua visibilidade será ampliada, atraindo mais pacientes.
Presença nas redes sociais
Hoje em dia, estar presente nas redes sociais é essencial para qualquer empresa, e não é diferente para serviços de saúde. Elas são um canal poderoso para promover a humanização, engajar e construir uma relação mais próxima com os pacientes.
O Instagram, por exemplo, pode ser usado para compartilhar depoimentos de pacientes (sempre com a devida autorização), fotos da equipe, dicas rápidas de saúde ou até bastidores do dia a dia da clínica.
Uma presença ativa nas redes sociais também permite responder diretamente às dúvidas e comentários dos pacientes, criando um canal de comunicação e de relacionamento. Isso demonstra proximidade e atenção, o que fortalece a confiança no serviço. Para manter esta constância, vale a pena planejar um calendário de postagens e utilizar ferramentas de automação como suporte.
Anúncios pagos
Os anúncios digitais são uma maneira direta de atrair pacientes que estão ativamente buscando serviços de saúde. Plataformas como o Google Ads permitem segmentar o público com base em localização, idade, termos de pesquisa e, até mesmo, o tipo de dispositivo que estão usando.
Estes anúncios aparecerão no topo das páginas de resultados de buscas do Google, aumentando a visibilidade da clínica de forma imediata. Além do Google, as redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok, também oferecem opções de anúncios altamente segmentados, permitindo que você direcione campanhas para públicos específicos.
Investir em anúncios pagos pode, portanto, trazer resultados rápidos e eficazes, principalmente quando combinados com estratégias orgânicas, como SEO e Marketing de Conteúdo.
Email Marketing e Automação
O email marketing permite se comunicar diretamente com as pessoas que já demonstraram interesse ou que já utilizaram seus serviços, garantindo que elas não se esqueçam de você. Já com as automações, é possível enviar lembretes de consultas, ofertas de novos serviços, dicas de saúde personalizadas e, até mesmo, mensagens de aniversário.
Essas estratégias de marketing ajudam a manter o paciente conectado com você de maneira pessoal e eficiente. Além disso, segmentar os contatos com base em históricos médicos ou interesses específicos vai aumentar a taxa de abertura de e-mail e o engajamento.
A melhor estratégia de Marketing para a área da saúde
A melhor estratégia de marketing para um serviço de saúde, na verdade, envolve a combinação de várias técnicas, como marketing de conteúdo, anúncios, otimização local e presença nas redes sociais. Aplicá-las de maneira integrada garante que sua empresa (você, sua clínica, hospital, etc) se torne uma referência de confiança para novos pacientes e mantenha uma relação de longo prazo com aqueles que já frequentam seu consultório.
Se você está pronto para dar o próximo passo e implementar estas estratégias de maneira eficaz, a Santé pode ajudar. Entre em contato conosco para desenvolver um plano personalizado de marketing para sua clínica, com foco em resultados comprovados e um atendimento de excelência.
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