Blog

Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Avaliações de pacientes no Google: tudo o que você precisa saber

“Passe uma boa primeira impressão”. Essa é a frase usada para descrever o objetivo do “Perfil da Empresa no Google” (antigo Google Meu Negócio). 

Na internet, o “Perfil da Empresa no Google” é o seu cartão de visitas. Ele é uma plataforma gratuita que permite que as empresas gerenciem sua presença online. Suas principais funcionalidades incluem:

  1. Criar um perfil detalhado da sua clínica ou consultório, com endereço, número de telefone, horário de funcionamento, seu site e link para redes sociais. 
  2. Aparecer nos resultados de pesquisa e no Google Maps. Quem procurar pelo seu serviço na cidade verá seu perfil diretamente no Maps. Suas informações aparecerão na lateral direita dos resultados da pesquisa, junto dos primeiros resultados da página do Google. 
  3. Receber avaliações e comentários. Seus pacientes podem deixar avaliações e comentários, influenciando outras pessoas a buscarem os seus serviços.
  4. Divulgar informações e atualizações, como exames e tratamentos oferecidos e publicar fotos do seu consultório. 
  5. Interagir com seus clientes. Eles podem entrar em contato via mensagem e você pode responder a dúvidas e interagir com eles em tempo real. 

Como você pode perceber, o “Perfil da Empresa no Google” oferece vários recursos para melhorar a visibilidade da sua clínica, hospital ou consultório. 

perfil empresa google

Na continuação deste post, nosso foco será falar sobre as avaliações do Google. Um recurso simples, fácil de ser implementado e que traz resultados significativos para o seu negócio. 

Ao terminar esse texto, você saberá como funcionam as avaliações do Google, como conquistar mais avaliações positivas e como respondê-las corretamente. 

Como funcionam as avaliações de pacientes no Google

Uma vez com seu perfil criado, seu estabelecimento de saúde (clínica, hospital ou consultório) já poderá ser encontrado no Google Maps. 

Qualquer pessoa poderá visualizar imediatamente a nota do seu estabelecimento (que vai de 1 a 5 estrelas), as avaliações e os comentários deixados por outras pessoas. Da mesma forma, qualquer um pode contribuir com novas avaliações, fotos e notas.

O Google valoriza muito a experiência do usuário, buscando sempre entregar a ele o resultado mais próximo ao que ele busca. Perfis atualizados e com grande número de avaliações são mais propensos a aparecer nos primeiros resultados de busca. 

Importante ressaltar que não é possível ”esconder” as avaliações. O Google permite que avaliações sejam denunciadas, mas elas são excluídas somente caso violem uma das políticas do Google

Porque as avaliações no Google são importantes

Ter uma reputação positiva pode ser um fator determinante na escolha de um serviço de saúde em meio a uma variedade de opções disponíveis.

Quando falamos de hospitais, clínicas e consultórios, o foco é atrair pessoas que precisam de atenção médica em uma cidade ou bairro próximo. 

Quando uma pessoa buscar por “Hospital 24h” ou “Cardiologista em São Paulo”, o Google irá mostrar todos os perfis de hospitais 24 horas ou cardiologistas da região nos resultados de pesquisa e no mapa. 



Avaliações como prova social 

Ao ver um desses perfis, o visitante tem acesso às avaliações de pacientes que já passaram pela experiência de atendimento em sua clínica, hospital ou consultório. Essas avaliações permitem que ele possa ter uma noção real das experiências de outras pessoas que passaram pelos mesmos procedimentos ou tratamentos que ele está buscando.

É através do relato de outros pacientes que o visitante pode ter uma noção realista sobre o atendimento, a competência dos profissionais de saúde, a eficiência dos serviços, a limpeza das instalações, entre outros aspectos importantes.

avaliações do Google

Nós valorizamos as experiências de outras pessoas e, muitas vezes, baseamos as nossas escolhas em recomendações de terceiros. Avaliações ajudam a reduzir a incerteza. 

Classificações altas e elogios contribuem para que mais pessoas passem a considerar determinado estabelecimento de saúde como uma opção confiável. No entanto, o contrário também é verdadeiro, afinal as avaliações fornecem uma visão autêntica da qualidade do atendimento. 

Avaliações e SEO

Quando você inclui palavras importantes no seu perfil, como nome da sua clínica, área de atuação ou exames oferecidos, você diz para o Google o que oferece e abre caminhos para ser encontrado nas buscas. 

Nas avaliações, quando seus pacientes utilizam essas mesmas palavras para se referir aos seus serviços, reforçam o entendimento do Google que seu perfil é adequado para tais termos de pesquisa. 

Isso tudo acontece através do uso de palavras chave. Assim, se os seus serviços oferecem atendimento 24h, por exemplo, é fundamental que a expressão “atendimento médico 24h” esteja escrita no seu perfil. E, quanto mais vezes ela aparecer nos comentários, mais relevante o seu perfil será para este tipo de buscas no Google.

Estratégias para incentivar seus pacientes a deixarem avaliações no Google


Exemplo de mensagem para avaliação no Google

A melhor maneira de fazer com que estejam dispostos a deixar avaliações é oferecer um atendimento excepcional. Para receber avaliações positivas, certifique-se de que seus pacientes se sintam valorizados e satisfeitos.

A partir de então, como fazer com que os pacientes relatem suas experiências positivas e registrem os elogios no perfil da sua clínica, hospital ou consultório no Google?

Aqui vão três dicas para conseguir avaliações dos pacientes no Google:

  1. Você pode pedir pessoalmente para que seu paciente deixe uma avaliação. Explique que o depoimento dele pode ajudar outras pessoas a buscarem por tratamentos na sua clínica. Se ele recebeu um bom atendimento, certamente irá retribuir a gentileza e recomendar seus serviços para outras pessoas. 
  2. Envie uma mensagem via WhatsApp ou email após a consulta para lembrar os pacientes de sua experiência positiva e pedir que considerem deixar uma avaliação. 

Um texto amigável e o link do seu perfil para avaliação são de grande ajuda nesse processo. Você pode enviar algo assim: 

“Rafael, o que você achou do atendimento em nossa clínica? Ficaremos muito felizes se você puder fazer uma avaliação em nossa página no Google [link da sua página]”. 

ou…

“Olá, Maria! Sua opinião é muito importante para a gente. Nos ajude a melhorar nossos serviços fazendo uma avaliação em nossa página no Google [link da sua página].”

  1. Responda às avaliações dos pacientes. Agradeça quando receber avaliações positivas, sugestões e qualquer outro feedback, mesmo negativo. Isso mostra que você valoriza as opiniões de seus pacientes e também incentiva outras pessoas a deixarem suas próprias avaliações.

Como responder as avaliações de pacientes no Google 

Responder às avaliações é uma ótima maneira de demonstrar sua atenção e compromisso com seus pacientes. 

Se a avaliação for positiva, agradeça ao paciente pelo feedback e pela confiança depositada em seus serviços. 

Uma dica é personalizar sua resposta: Use o nome do paciente e fale de aspectos específicos da experiência mencionados na avaliação para mostrar que você leu e compreendeu a mensagem. 

Independentemente do conteúdo da avaliação, mantenha sempre uma abordagem profissional. Lembre-se que sua resposta não será somente para esse paciente, mas que estará visível para todos que irão pesquisar por sua clínica no Google. A forma como você se posiciona tem grande peso sobre a imagem do seu estabelecimento de saúde. 

Como responder uma avaliação negativa no Google? 

Se você recebeu uma avaliação negativa do seu paciente no Google, não se desespere. É hora de lidar da melhor forma com essa situação. Lembre-se que é melhor saber o motivo da insatisfação do que não identificá-lo. Assim, você tem condições de aprimorar seus serviços. Use as críticas como um aprendizado.

Ignorar a avaliação negativa do seu paciente no Google não é o melhor caminho! 

Diante de comentários negativos, evite ficar na defensiva. Agradeça a manifestação, mostre empatia e interesse em resolver o problema do seu paciente insatisfeito. Explique que você valoriza o feedback, que está disposto a resolver a situação e ofereça desculpas. 

Responda ao cliente junto ao comentário que ele fez, mas procure levar a conversa para um canal privado para esclarecer melhor a situação e dar os devidos encaminhamentos. 

Se você não consegue localizar os dados de contato do paciente que fez a avaliação negativa, deixe claro no seu comentário que gostaria de conversar com ele. Além disso, disponibilize um número de telefone e/ou email para que ele possa entrar em contato. 

Caso você considere injusta a avaliação ou o comentário negativo que recebeu, não se deixe levar pela emoção. Educação no tratamento, cortesia e empatia continuam sendo preceitos fundamentais. 

Assim, agradeça o feedback recebido, busque entender o que levou seu paciente a ter uma percepção errada, seja empático e compartilhe o seu lado da história, sem entrar em detalhes. Convide-o para darem continuidade em uma conversa por telefone. Não entre em discussões ou pormenores no seu perfil do Google. 

Uma dica: quando nos sentimos injustiçados ou achamos que não recebemos o atendimento que gostaríamos, mais do que resolver a situação ou “ter o dinheiro de volta”, o que queremos realmente é nos sentir ouvidos. 

Resumidamente, para lidar com uma avaliação negativa, compreenda a queixa do seu paciente, se desculpe genuinamente nos pontos que lhe cabe e então busque uma forma de resolver ou amenizar a situação.

Chegou a hora de conquistar mais avaliações de pacientes no Google

Você está confiante do serviço que oferece? Recebe bons feedbacks dos pacientes? Sabe lidar com possíveis críticas? 

Se você respondeu sim a todas essas perguntas, está mais do que preparado para investir numa estratégia que lhe traga mais avaliações positivas no Google. 

Seus pacientes são a primeira e melhor propaganda da sua clínica, hospital ou consultório. 

Comece hoje a pedir avaliações para seus pacientes e colha os frutos do seu bom trabalho. 

Quer investir ainda mais na presença online da sua clínica, hospital ou consultório? Entre em contato com a Santé e saiba como podemos ajudar a aumentar sua visibilidade e a conquistar novos pacientes. 

Será um prazer contribuir para o sucesso do seu negócio!

CTA Marketing Digital na Saúde-01

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo