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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Como elaborar uma estratégia de presença digital da clínica

A relevância da presença digital de profissionais, clínicas e hospitais já é uma realidade nos dias de hoje. Essa iniciativa é importante para atrair novos pacientes e fidelizar aqueles que já receberam atendimento. Contudo, é fundamental que haja uma estratégia bem elaborada para a presença digital da clínica para que os objetivos sejam alcançados.

Diferente de outras áreas de atuação, o marketing médico possui algumas particularidades que devem ser levadas em consideração no momento de criar uma estratégia digital. Nesse sentido, vale reforçarmos a ideia de que o marketing médico e o marketing convencional têm suas diferenças. 

Ao contrário do marketing convencional, médicos não podem divulgar “vantagens” frente aos seus colegas, realizar promoções e outras ações comuns em outros setores. O Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece uma série de normativas que dizem respeito à maneira como os profissionais da saúde podem investir em marketing digital. Nós já falamos mais especificamente sobre esse assunto neste texto

Portanto, ao elaborar a estratégia de marketing para a sua clínica, confira as dicas abaixo! 

Marque presença no Google 

Segundo uma matéria publicada pelo Portal UOL, estimativas apontam que cerca de 70 mil pesquisas relacionadas à saúde sejam realizadas no Google por minuto.

Quando falamos de presença digital, temos que entender que o Google é o canal onde a maior parte das buscas são realizadas atualmente. Dessa forma, estar entre os primeiros resultados das pesquisas é essencial.

Por isso, é crescente o número de profissionais e clínicas investindo em anúncios, Marketing de Conteúdo e SEO. Essas são as melhores estratégias para aparecer na primeira página das respostas do Google. 

Além de pesquisarem sintomas e doenças, as pessoas procuram também profissionais da saúde que possam realizar um atendimento e é neste ponto que a presença digital torna-se extremamente importante. 

Portanto, uma estratégia de presença digital precisa ser elaborada com atenção ao disponibilizar informações confiáveis e oferecer aos pacientes um meio de contato seguro também. 

Comece a estratégia de presença digital da clínica: invista em branding

Você já ouviu falar nesse termo? O branding é um dos primeiros pontos dentro de uma estratégia de marketing. 

O seu objetivo é que sua clínica seja conhecida, certo? É nesse sentido que o branding vai auxiliar, pois é por meio dele que a sua clínica ou consultório será lembrado pelos pacientes. 

No conjunto de ações que envolvem a criação de branding está a definição dos seus valores e a imagem que deseja transmitir ao público. Afinal, a mesma experiência vivenciada pelos pacientes na clínica deve ser transmitida na comunicação, e vice-versa.

Lembre-se sempre que o marketing auxilia na comunicação da clínica com profissionais e pacientes, mas depende de uma base consistente. Em outras palavras, o marketing não é só “vender” a imagem. É a estratégia que unifica o posicionamento e a mensagem que a clínica deseja passar para o seu público.

Crie um site 

Depois de definidos todos esses detalhes que dizem respeito ao branding, é hora de mostrar ao público essa identidade. 

O site da clínica é como o próprio estabelecimento no meio digital. Dessa forma, a imagem transmitida deve ser coerente com o que a clínica se propõe. Assim, se o ambiente é sofisticado, o site deve passar essa impressão, e assim por diante.

Além da imagem, é fundamental ter em mente o que os pacientes buscam quando acessam seu site. São informações sobre contato, endereço, especialidades? Tais informações e outras relevantes ao seu público deve ter fácil acesso. Acima de tudo, o site deve ser fácil de navegar e também deve ser responsivo, ou seja, adaptar-se a celulares e tablets. 

No entanto, é importante pensar em como as pessoas chegarão ao seu site. Será pelo nome da clínica? Se pesquisarem por algum tratamento específico, o Google apresentará seu site na primeira página dos resultados? 

Por isso, é indicado que o site da clínica tenha um blog. É nesta seção onde diversos conteúdos sobre sintomas, opções de tratamento, etc, poderão ser abordados. Através do Marketing de Conteúdo e das técnicas de SEO nas estratégias de marketing da clínica, todo o conteúdo publicado fará com que mais pessoas cheguem ao site da clínica.

Uma clínica de Urologia, por exemplo, pode utilizar seu blog para dar dicas sobre prevenção de doenças, sinais e sintomas de problemas urológicos, tratamentos existentes para cada caso, e muito mais. Sempre que investir nisso, a clínica irá demonstrar o conhecimento na especialidade e o quanto é confiável na sua área de atuação. Logo, um bom site com blog é um recurso valioso na estratégia de presença digital da clínica. 

Presença nas redes sociais 

Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram um canal importante no marketing digital. Diante disso, passaram também a facilitar as buscas realizadas pelos usuários, algo como uma extensão dos buscadores. Assim, além das hashtags, termos relacionados ao interesse da clínica devem ser trabalhados em conteúdos relevantes publicados em seus posts. 

Segundo o Facebook IQ, em pesquisa divulgada em maio de 2021, o total de pessoas que buscam informações sobre o Coronavírus nas redes sociais é de 66%. Esse total registrou um aumento de 14 pontos percentuais em relação à mesma pesquisa realizada no ano de 2020. 

Este número comprova: as pessoas estão nas redes sociais também para se informar. E nesse sentido, criar uma estratégia que conte com a criação de conteúdos de qualidade e relevantes para a sua audiência ajuda na construção da autoridade digital da clínica em sua área de atuação.

Ficou interessado em saber mais sobre como traçar a estratégia de presença digital da clínica? Entre em contato conosco! Será um prazer definirmos uma estratégia assertiva em conjunto com você! 

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