Blog

Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Como conciliar a presença nas mídias sociais com ética médica?

Na área da saúde, é preciso ter cuidado quando o assunto é Marketing. É necessário trabalhar as ações de forma a não prejudicar a credibilidade e imagem profissional. Quando trabalhado de forma adequada, o Marketing para a área da Saúde traz a perspectiva de ótimos resultados. Porém, deve sempre manter um posicionamento correto perante ao meio no qual se insere o profissional em questão. Confira como conduzir as ações de marketing para conciliar a presença nas mídias sociais com ética médica.

Afinal, o médico pode estar presente nas mídias sociais e fazer publicidade sobre os tratamentos que realiza?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) possui diretrizes bem estruturadas com relação à forma como deve ser trabalhado o Marketing Médico. Por muito tempo, o órgão limitou bastante as ações de Publicidade Médica, através de suas regulamentações (1.974/2011 e 2.126/2015). Em setembro de 2023, publicou uma atualização das regras através da resolução 2.333/23, que passa a valer em março de 2024.

A tão esperada mudança nas regras do marketing médico trouxe uma série de possibilidades aos profissionais. Com muito maior flexibilidade, agora a publicidade médica pode, de fato, auxiliar os profissionais e não deixá-los para trás em um mercado no qual inúmeras outras profissões vêm ganhando espaço. Ainda assim, fique atento, pois nem tudo pode e a ética médica deve ser zelada.

Antes de começar

Estar ciente das limitações existentes com relação à publicidade na área da saúde de atuação é fundamental para que se alcance resultados positivos sem ferir a ética profissional. Consultar profissionais com experiência na área de Marketing para Saúde é crucial para não iniciar no meio digital de maneira errada.

Trabalhe ações que sejam consideradas válidas pelo CFM. Lembre-se que realizar autopromoção, sensacionalismo, propaganda de medicamentos e premiações continua proibido. Dessa maneira, as infrações podem resultar em processos ético-disciplinares. Para ter acesso à nova resolução do CFM sobre Publicidade Médica (2.333/23), clique aqui.

Boas práticas nas mídias sociais com ética médica

Ao começar a desenvolver ações de Marketing Médico nas mídias sociais, atenda às seguintes recomendações:

  • Mantenha os limites necessários na relação médico-paciente, sempre respeitando as diretrizes éticas estabelecidas pelo CFM;
  • Esteja constantemente informado quanto aos limites e orientações de privacidade a serem seguidas em mídias sociais;
  • Certifique-se de que as informações divulgadas nos seus perfis sociais tenham sempre uma fonte apropriada e fidedigna;
  • Cuide para não utilizar as redes sociais como meio de autopromoção ou sensacionalismo;
  • Tenha sempre o cuidado de manter boa postura com relação à imagem e a informações pessoais;
  • Mantenha sobriedade ao tratar de assuntos que possam gerar discussões de opiniões profissionais divergentes;
  • Esteja ciente de que é vetado ao profissional médico anunciar especialidade/área de atuação não reconhecida;

Mídias Sociais: estratégia para visibilidade

A presença nas mídias sociais é uma importante estratégia de Marketing para conquistar visibilidade. As redes sociais são um excelente canal de projeção, capazes de torná-lo autoridade reconhecida pelo seu público.

No entanto, é sempre bom ressaltar a importância do conteúdo a ser publicado. Além da ética, a preocupação também deve estar em postar conteúdos relevantes. Ou seja, o foco é o interesse do público que você deseja alcançar. Por isso, invista na produção de conteúdos fidedignos e originais. Procure produzir um conteúdo próprio, único, que o diferencie dos demais profissionais. Atuar com Marketing de Conteúdo, site e blog certamente ajudará nessa tarefa e na construção da sua autoridade na especialidade em que atua.

Inove, mas esteja sempre de acordo com as práticas éticas impostas pelo Conselho Federal de Medicina. Se quiser ajuda, conte com a gente! A Santé é especializada em Marketing na Saúde.

Mitos sobre mídias sociais

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. 5 Dicas Valiosas de Marketing Digital para Médicos – Espaço Plennus - […] como um bom profissional e especialista em determinado assunto é importante. Porém, há limites éticos que nunca podem ser perdidos…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo