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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Marketing Odontológico: o que pode e o que não pode?

*Artigo revisado e atualizado em 15 de março de 2019.

A Odontologia tem passado por grandes transformações tecnológicas e sociais. Novos dispositivos para check-up, scanners e impressoras 3D deixaram os tratamentos mais seguros, precisos e rápidos. Além disso, nos Estados unidos e na Europa, por exemplo, os profissionais que são referência mudaram completamente a forma de se relacionar com pacientes e colegas. Aperfeiçoaram o seu posicionamento no mercado através das estratégias do Marketing Odontológico.

No Brasil, o Marketing Odontológico vem sendo um recurso cada vez mais utilizado por muitos profissionais. Recentemente, o CFO – Conselho Federal de Odontologia flexibilizou as diretrizes sobre as ações de Marketing na Odontologia, cedendo à necessidade e à realidade atual do mercado.

A atenção à regulamentação é fundamental e, por isso, o Marketing de Conteúdo (Inbound Marketing) vem sendo uma excelente alternativa. Com essa metodologia, o caráter “mercantilista” é deixado de lado, trocado pela disseminação de informações relevantes ao público-alvo. Tudo sem esquecer da ética e fortalecendo o nome do profissional ou da clínica como autoridade no assunto.

Marketing de Conteúdo na Odontologia

Diferente de antigamente, as estratégias pensadas com essa nova técnica são baseadas em estudos sobre a jornada do paciente.

“A jornada de decisão do paciente é formada pelas fases por quais ele passa antes de decidir por uma consulta ou tratamento”.

No Marketing Odontológico, a estratégia de conteúdo proporciona a descoberta de novas oportunidades para a própria saúde. O Marketing de Conteúdo aplicado à Odontologia estuda e fornece, a cada momento, as informações importantes para cada tipo de paciente e de acordo com o estágio em que se encontra na jornada de decisão.

Nessa metodologia, o relacionamento entre dentista e paciente se estende mesmo após consultas e tratamentos, por meio de recursos como email marketing, blog e redes sociais. Os resultados, entre outros, são pacientes mais satisfeitos, que geram mais retornos e indicações. A imagem do profissional se fortalece e, consequentemente, o retorno financeiro das suas iniciativas.

Além disso, atuar com o Marketing de Conteúdo para a Odontologia é também cumprir um papel social. Por meio de textos educativos em Blogs, Ebooks, e-mails e redes sociais, os profissionais podem levar benefícios à saúde da população. Satisfazem, assim, as necessidades de conhecimento e, indiretamente, fortalecem a sua imagem como profissional de referência na sua área de atuação.

Obviamente, é preciso tomar cuidado. As ações, para serem bem sucedidas, devem ser gerenciadas respeitando a ética e as regulamentações do CFO. 

Como ficam as questões éticas na Odontologia?

Muitos profissionais não se sentem confortáveis em investir em Marketing Odontológico com receio de infringir a ética. Enxergam a regulamentação do CFO como algo impeditivo e punitivo. Entretanto, em nossa experiência, percebemos justamente o contrário. As determinações do CFO são um ótimo guia, pois orientam como realizar o Marketing da sua clínica e consultório de forma correta, ética e eficiente.

Hoje, o código que rege a Odontologia é mais flexível. A resolução CFO-196/2019 flexibiliza a publicidade na Odontologia. Ações que antes eram proibidas, como selfies com pacientes e fotos de antes e depois, agora podem ser realizadas. No entanto, nem tudo é permitido e bom-senso e ética ainda prevalecem. No post Publicidade na Odontologia: tudo sobre a resolução 196 do CFO, você pode aprofundar seus conhecimentos sobre as mudanças.

A seguir, pontuamos o que pode e o que não pode ser feito na publicidade na Odontologia.

Marketing Odontológico: o que pode e o que não pode

Selfies

A nova resolução (CFO-196/2019) autoriza a divulgação de selfies de cirurgiões dentistas, acompanhados de pacientes ou não. As imagens, que já tomavam conta de muitos perfis, agora são permitidas pelo CFO. No entanto, o Conselho regulamenta que é necessária a autorização prévia do paciente por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. 

Antes e Depois na Odontologia

Uma prática muito comum no Marketing Odontológico é a exibição do resultado dos tratamentos por meio de fotos “antes e depois”. Apesar de muito difundida, não era permitida pelo CFO. Com as mudanças divulgadas na resolução de janeiro de 2019, os cirurgiões dentistas podem usar este artifício. Agora, está autorizada a divulgação de imagens relativas ao diagnóstico e à conclusão dos tratamentos odontológicos. Assim, a publicidade na Odontologia ganha um excelente recurso. Afinal, o profissional pode mostrar os resultados do tratamento que é capaz de realizar. Aqui, é importante lembrar que a autorização prévia do paciente é também necessária.

Equipamentos e outros Recursos

Mostrar imagens do diagnóstico e do resultado do tratamento é permitido, mas cuidado com as imagens de equipamentos e outros recursos. O CFO não permite a utilização de imagens que permitam a identificação de
equipamentos, instrumentais, materiais e tecidos biológicos na publicidade Odontológica.

Imagens Durante o Tratamento

Seguindo a mesma linha, as imagens “antes e depois” estão permitidas na Odontologia, mas isso não se aplica aos procedimentos. O CFO proíbe a divulgação de vídeos e/ou imagens do transcurso do tratamento ou procedimento, exceto em publicações científicas.

Identificação do Profissional

A nova resolução do CFO sobre a publicidade na odontologia ainda reforça a necessidade de identificação do profissional. De acordo com a norma, “Em todas as publicações de imagens e/ou vídeos deverão constar o nome do profissional e o seu número de inscrição, sendo vedada a divulgação de casos clínicos de autoria de terceiros”.

Importância de um Conteúdo de Qualidade

Pacientes e profissionais distinguem facilmente o que é mera publicidade e o que é efetivamente um conteúdo de qualidade. Diante do conhecimento técnico, abrir mão de um certo tempo para orientar a comunidade – ou contar com uma agência especializada em Marketing em Saúde para tal, é um passo importante no Marketing Odontológico. 

Trabalhar o Marketing Odontológico de forma responsável é possível e obtém resultados efetivos. As respostas sobre como fazer isso podem ser encontradas no próprio código de ética do Conselho Federal de Odontologia. Se bem gerenciado, o Marketing pode ajudar o cirurgião dentista a conquistar o destaque e o reconhecimento que merece. Sempre de forma ética e promovendo a saúde.

A Santé é especialista em Marketing em Saúde e pode lhe ajudar com estratégias estratégias e ações para seu Marketing Odontológico.

 

 

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