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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Como colocar no ar uma estratégia efetiva de Marketing de Conteúdo

Uma estratégia efetiva de marketing de conteúdo vai além do alcance ou da conversão de clientes. Com ela, também é possível levar informação de qualidade para quem consome os materiais disponibilizados por você, em qualquer que seja o formato.

Essas informações podem sim te gerar leads (um cliente em potencial) e influenciar a decisão de compra ou contratação de serviço, no caso, uma consulta, exame ou alguma intervenção médica. Porém, mais importante do que vender, é comunicar ao seu público que você também tem muito conhecimento a transmitir.

Quem já utiliza o marketing de conteúdo ou deseja embarcar nesse viés para melhorar o alcance, a clientela ou a visibilidade precisa estar sempre atento. Uma estratégia de conteúdo efetiva leva tempo para começar a funcionar e necessita de constante manutenção para seguir ativa.

Por isso, nesse post, nós separamos algumas dicas de como você pode montar e pôr em prática uma estratégia de conteúdo efetiva. 

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo visa trabalhar em uma via de mão dupla: em troca de um conteúdo informativo e completo, seu público-alvo lhe dá retorno com engajamento, seguidores e, até mesmo, com clientes. Para que isso aconteça, suas ações devem gerar uma percepção positiva de sua marca quando analisada pelos seus clientes em potencial. 

Se antigamente o público era um mero espectador passivo de propagandas, atualmente as pessoas se envolvem com o conteúdo criado. E não só através de curtidas e compartilhamentos. Os indivíduos esperam que marcas e empresas ouçam suas demandas e desejam ser atendidos.

Um bom exemplo disso é: quando você abre uma caixa de perguntas em seu instagram, quem manda suas dúvidas, elogios e críticas espera ser respondido publicamente. Quando uma figura pública ou uma organização não cumpre com esse “acordo”, as pessoas tendem a parar de interagir e, em casos mais extremos, acusar publicamente a outra parte de ser pouco acessível.

Logo, se antes o público não tinha muita escolha sobre o conteúdo que consumia, por exemplo, na televisão, hoje, ele não só está com o controle remoto nas mãos (o celular ou outro dispositivo), bem como pode trocar de canal quantas vezes quiser, a hora que quiser (deixar de acompanhar).

Com isso, sua primeira e maior preocupação não deve ser vender e sim como fazer seu conteúdo ser informativo o suficiente para alcançar mais pessoas. A venda será uma consequência de uma primeira etapa bem sucedida.

Lembre-se que, como profissional da saúde, quando uma pessoa chega até seu conteúdo, ela está buscando sanar uma dúvida, querendo um aconselhamento ou aprender algo que pode ser feito em determinadas situações. Portanto, antes de tentar agendar um atendimento, por exemplo, essa pessoa busca ser acolhida por outra pessoa que não seja vendo somente seu dinheiro.

5 passos para fazer uma estratégia de marketing de conteúdo efetiva

Para que uma estratégia de marketing de conteúdo seja realmente efetiva, é necessário que se faça um levantamento do que está ou não funcionando, do que pode ser melhorado e do que nem mesmo foi cogitado. Documentar todos esses pontos é essencial para o sucesso da sua estratégia.

Se você não sabe por onde começar, aqui vai o passo a passo:

1. Planeje

Em um primeiro momento, é preciso que você olhe o cenário como um todo. Já existe alguma estratégia em uso? Quais são os resultados que você tem observado? O que será necessário melhorar?

Se você ainda não tem nada concreto ou nem mesmo tentou utilizar nenhuma estratégia, comece pesquisando outras clínicas cujo trabalho você admira. Observe a linguagem, como a clínica se posiciona, a forma como se comunica e o retorno que o público dá. Após isso, estude estratégias parecidas e pense maneiras para seu conteúdo se aproximar de seu público.

2. Desenvolva uma persona

O segundo passo é refletir sobre quem é o seu público-alvo. Pensar sobre a idade, onde mora, hábitos, classe social e outros fatores de quem você deseja atingir te dará um direcionamento mais assertivo de como se comunicar.

De nada adianta você ter um linguajar mais jovem, com gírias e informal se seu público é formado majoritariamente por pessoas com mais de 40 anos, certo? Aqui no blog, nós já falamos como você pode criar personas específicas para a área da saúde.

3. Crie seus conteúdos

E, finalmente chegamos a criação de conteúdo de fato. Agora que você já sabe para quem falar, está liberado para criar conteúdo em diversos formatos para atender esse público.

Pode ser vídeo, imagem, texto… Tudo é válido. Basta soltar sua imaginação. Mas não se esqueça de priorizar conteúdos ricos em informação.

4. Distribua da maneira correta

Dentro do estudo de personas, é preciso que esteja incluso quais são os hábitos de seu público-alvo na internet. O que ele costuma acessar, os tipos de conteúdo que gosta de ver e quais seus formatos preferidos. 

Uma vez que você tenha essa informação em mãos, poderá criar e distribuir seus conteúdos de maneira correta, para que cheguem ao destino que você deseja.

5. Monitore seus resultados

Não se esqueça de monitorar seus resultados periodicamente! É através de métricas que você saberá se a sua estratégia de marketing de conteúdo é efetiva ou não. 

Atualmente, as próprias plataformas, como, por exemplo, o instagram, apresentam resultados detalhados sobre o alcance e engajamento. Mas, para melhor visualização dos dados, crie relatórios quinzenais ou mensais e faça comparativos. Assim, você terá um panorama do que funciona e o que pode ser alterado.

Quais ferramentas podem ajudar nas estratégias?

O mundo digital nos traz cada vez mais facilidades e precisamos saber usá-las para automatizar processos. Por isso, não hesite em pesquisar alguma ferramenta que possa descomplicar seu dia a dia.

Para quem quer investir em postagens em um blog, é indispensável ter uma ferramenta que vise a otimização SEO dos textos. Quem escreve artigos para blog sabe o quão cansativa pode ser a busca por palavras-chave e termos semânticos, portanto, invista em plataformas como Semrush, Ubersuggest e Keyword Planner

Já você que deseja focar em redes sociais, precisa de ferramentas que gerenciem uma ou mais redes de uma única vez, unificando-as em um só lugar, certo? Plataformas como mLabs, Postgrain e Commun.it podem agilizar o agendamento de postagens e o gerenciamento de configurações mais básicas de redes sociais.

Inclusive, é através dessas plataformas que é possível terceirizar o gerenciamento delas para um profissional da comunicação.

Se você chegou até aqui, esperamos que você tenha entendido como deve ser feita uma estratégia de marketing de conteúdo efetiva. Mas, se você ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar seu comentário. Se não ficou, que tal agora você saber quais recursos não podem faltar na divulgação do seu trabalho?

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