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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

O que é SEO e porque é fundamental para a sua clínica

Nos dias de hoje, a internet é um dos principais caminhos na busca por informação. Os buscadores são responsáveis por milhares de pesquisas diárias. Por mais que o Google seja a ferramenta de pesquisa mais utilizada atualmente, nem todo empreendimento compreende a importância de contar com um site bem trabalhado e otimizado.

Na área da Saúde, onde a necessidade de posicionamento é crescente, investir em estratégia de SEO é também fundamental para um melhor posicionamento nos resultados das pesquisas feitas por usuários nos buscadores. Além da indicação de profissionais por amigos e familiares, a busca na web é uma das principais fontes de novos clientes/pacientes.

Portanto, ter um site com conteúdo adequado e otimizado é de extrema importância para obter visibilidade e um maior destaque na internet. Com as tecnologias em alta, ter um site otimizado e responsivo, que se adapta aos diversos dispositivos (desktop, smartphones, tablet, entre outros), auxilia no posicionamento do Google, atrai mais pessoas e assim, novos pacientes. Essa prática é um dos primeiros passos do marketing digital.

O SEO – Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Buscas) é responsável por otimizar o site e obter melhor posicionamento nos resultados de busca. Para que isso aconteça, diversos métodos são utilizados, desde a construção dos links até a forma como um conteúdo é gerado. Há diversos recursos e formas de ranquear seu site em buscadores como o Google.

6 Formas de melhorar o posicionamento do seu site na busca orgânica

1. Definir as personas

Antes de partir para a otimização do site em si, é fundamental saber com quem você quer se comunicar. Assim, tenha claro quem são seus clientes potenciais, como pensam e agem. Assim são definidas as personas, personagens criados na estratégia de marketing que definem o público com o qual sua clínica quer se relacionar. A partir daí, fica mais claro definir os assuntos que devem constar no seu site. Em linhas gerais, são aqueles que irão atender as necessidades das suas personas dentro da jornada de decisão.

2. Definir a Jornada de Compra

Cada persona segue uma jornada de decisão, ou seja, passos que realiza até se tornar um cliente/paciente da clínica. A partir de personas bem definidas, é possível mapear esses estágios de decisão. E, a partir de então, contemplar conteúdos no seu site que atendam às necessidades das suas personas em cada etapa.

Lembre-se de que, além de informações sobre os serviços e tratamentos que a sua clínica oferece, é importante abordar também respostas às principais dúvidas de seus pacientes. Afinal, as pessoas acessam a internet em busca de sintomas, causas e opções de tratamento. 

3. Definir as palavras-chaves

As palavras-chaves (key words) são os termos utilizados pelas pessoas para fazerem buscas na internet. Pense nas palavras-chaves que suas personas podem usar para encontrar sua clínica nos mecanismos de busca, como o Google. Lembre-se da jornada de compra de cada persona que você criou e pense nas dores (dificuldades) que enfrentam em cada etapa.

Existem várias ferramentas gratuitas que podem lhe auxiliar nessa tarefa, como o Uber Suggest, Google Trends e Google Keyword Planner. Avaliando a tendência e o volume de busca, priorize as palavras-chaves mais buscadas e trabalhe-as no conteúdo do seu site.

4. Realizar os ajustes

Depois de definir as palavras-chaves, você precisa realizar alguns ajustes técnicos no seu site, como:

  • Adicionar a palavra-chave ao URL da página do site.
  • Adicionar a palavra-chave ao Body, Headers e Image Alt-text
  • Adicionar a palavra-chave na Meta Description
  • Incluir links relevantes na sua página (internos e externos)

Plataformas como o WordPress dispõem de plugins que auxiliam bastante nessa tarefa. Entre eles, o mais utilizado é o Yoast SEO, que avalia a adequação de cada página do seu site às técnicas de SEO.  

Outro ponto fundamental é estar atento à responsividade do site e ao tempo de resposta. Na prática, se o seu site permite boa navegação em celulares e outros dispositivos e se é rápido navegar nele.

5. Entender que o conteúdo é indispensável

Uma das formas de tornar o seu site mais atrativo e obter melhor posicionamento nos resultados das buscas é criar uma seção de Blog. A frequência da postagem de conteúdo relevante ao seu público-alvo auxilia muito no posicionamento. Além disso, colabora não só na captação de novos pacientes, mas também na fidelização do seu público. Lembre-se sempre de focar nas personas e jornadas de compra: o que o seu paciente quer ou gostaria de saber?

Na realidade, tenha em mente que a principal técnica de SEO é esta: ter conteúdo relevante em seu site. Por isso, atualmente, todo mundo investe em blog.

6. Divulgar e promover

Agora que você produziu e otimizou um conteúdo, não esqueça de promovê-lo nas redes sociais e e-mails. Quanto mais pessoas virem, curtirem e compartilharem, mais popular seu site se tornará. É um trabalho de longo prazo, mas que resultará em maior visibilidade, credibilidade para você e melhorará seu posicionamento nos buscadores.

Agora que você já sabe a importância do SEO para o site da sua clínica, mãos à obra! Se precisar de ajuda, conte com a Santé. Nossa equipe é especializada em Marketing Digital para a Saúde.

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