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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Sou médico e quero ser encontrado no Google. Por onde começar?

Se você chegou até esse texto, é porque sabe que o Google é uma ferramenta poderosa para realizar buscas na internet – e provavelmente chegou aqui por ele. Apesar de a empresa não divulgar números oficiais, estima-se que sejam feitas 40 mil pesquisas por segundo na ferramenta e que ela detém quase 92% do volume de buscas quando comparada a outros buscadores (dados de janeiro de 2021).

Um estudo feito em 2019 revelou que 94,4% dos brasileiros fazem pesquisas na internet relacionadas à saúde, principalmente sobre sintomas, tratamentos, medicamentos e bulas. Com números tão expressivos, é natural que cada vez mais médicos queiram usar o Google como um aliado para serem encontrados por novos pacientes. Uma das formas é utilizando o Perfil da Empresa no Google (antigo Google Meu Negócio), onde você pode cadastrar as informações de seu consultório.

A outra, é configurar seu site e elaborar conteúdos para aparecer nos resultados de pesquisa. Para tanto, é necessário entender como funciona esse mecanismo e seguir algumas regras para aparecer entre os primeiros links.

Técnicas de SEO para ser encontrado no Google

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de técnicas que contribuem para o melhor posicionamento de uma página em um resultado de busca de forma orgânica, ou seja, sem investimento em anúncios.

Quando pesquisamos “cardiologista em São Paulo”, por exemplo, o Google rastreia todas as páginas que correspondem a essas palavras-chave ordenando de forma que as mais relevantes apareçam primeiro. Essa relevância é calculada de acordo com a adequação a mais de 200 fatores de ranqueamento que identificam quais resultados serão mais úteis a quem pesquisa. 

E como o SEO tem por objetivo favorecer as páginas que oferecem a melhor experiência a quem acessa, separamos seis pontos fundamentais para ser bem ranqueado no Google.

1 – Use palavras-chave estratégicas

As palavras-chave (ou keywords) são os termos utilizados em uma busca e que farão você ser encontrado no Google mais facilmente. Por isso, antes de construir seu site ou elaborar um conteúdo para o blog, é importante: conhecer o perfil, as principais dúvidas de seus pacientes e quais palavras correspondem à sua especialidade. Assim você poderá escolher as corretas e produzir conteúdos relevantes.

Evite termos muito abrangentes, pois a concorrência será maior. Por exemplo, “como se proteger do câncer de pele” tem muito mais chances de atrair um público qualificado para a sua página do que apenas “câncer de pele”. Também é necessário utilizá-la em diferentes partes do conteúdo para uma boa colocação no Google, confira quais são:

  • No título da página, que aparece na aba do navegador;
  • Na URL; 
  • No título e pelo menos um subtítulo do conteúdo;
  • Na meta descrição;
  • Na descrição das imagens;
  • O quanto for possível no decorrer do texto.

Uma forma simples de selecionar palavras-chave relevantes para ser encontrado no Google é começar a digitar algum termo relacionado à sua especialidade no buscador e observar as sugestões. Ao produzir o conteúdo, a regra é repetir a keyword e suas variações o maior número de vezes possível, mas de forma natural – o Google identifica quando os termos são usados sem contexto e isso afeta negativamente o ranqueamento.

2 – Tenha um blog com conteúdos relevantes

Como já mencionamos, as técnicas de SEO contribuem para ordenar os resultados de busca de acordo com a sua relevância para o público, por isso, não basta apenas usar estrategicamente as palavras-chave, mas também é necessário investir na qualidade das informações.

Os conteúdos em seu site ou blog devem sanar, o quanto for possível, as dúvidas de quem chega até ele – sempre seguindo as recomendações do conselho de cada especialidade. Textos que servem apenas como iscas para cliques ou capturar algum dado, são prejudicados pelo algoritmo.

Para avaliar a relevância, o Google considera o tamanho do texto (idealmente, acima de 500 palavras), presença de palavras-chave, se é bem escrito e se não é uma cópia de outro conteúdo. Um blog médico é o espaço ideal para compartilhar informações valiosas com o público e por isso é tão importante se você quer ser encontrado no Google.

3 – Utilize links externos e internos

Quando você utiliza links internos (que levam a outras páginas em seu site/blog) e externos (levam a outros sites), o Google também os analisa e melhora o seu ranqueamento se forem relevantes. A lógica por trás disso é que é muito difícil oferecer todas as informações importantes em um único conteúdo. Então se você indica outros textos que permeiam a questão central, isso é considerado como algo positivo para o público.

E quando o seu site é linkado por outros, isso significa que você é uma autoridade no tema e o algoritmo lhe favorece. Mas cuidado com os links que você insere no seu conteúdo e as páginas que o referenciam, pois se forem de qualidade duvidosa, a sua pontuação é prejudicada.

4 – Insira texto alternativo nas imagens

Você já reparou na fileira de imagens que aparece antes dos links nos resultados de busca? Esse é mais um espaço onde você tem a oportunidade de ser encontrado no Google! Basta configurar corretamente o texto alternativo das imagens que você insere em sua página.

Descreva a imagem e utilize palavras-chave. Assim como no conteúdo, é importante que a informação seja relevante e o texto, coeso.

5 – Seu site oferece uma boa experiência?

Se você divulga conteúdos relevantes mas seu site demora a carregar ou não segue uma sequência lógica de ordenamento das informações, as chances de ser rebaixado nos resultados são grandes.

O Google avalia o tempo que os usuários passam navegando em um site e os botões em que clicam. Se eles saem rápido e não interagem com nada, isso aumenta a taxa de rejeição.

Quando construir seu site, é importante que ele:

  • Seja leve e carregue rápido; 
  • Tenha um layout adaptado para dispositivos móveis;
  • Seja escaneável: fácil de ler, com textos destacados em negrito, itálico e dispostos em listas, quando for pertinente;
  • Tenha um design agradável, com os conteúdos bem ordenados e uso de imagens;
  • Tenha URLs amigáveis: preferivelmente curtas e com o mesmo nome das páginas às  quais correspondem.

6 – Meta Descrição

A meta descrição é o texto que aparece abaixo do link nos resultados de busca e funciona como um resumo do conteúdo. Ela já não é um fator relevante para o SEO, apesar de ter sido até poucos anos atrás. Porém, serve como o primeiro contato do público com a sua página e é uma ótima oportunidade para chamar a atenção e levar ao clique.

Escreva de forma breve o que o usuário pode esperar encontrar naquela página e use palavras-chave. Não use incentivos diretos ao clique, pois isso é mal visto pelo Google.

Anúncios no Google Ads

Uma outra forma de ser encontrado no Google por novos pacientes é investindo em anúncios na ferramenta. Com o Google Ads, você consegue fazer com que seu site seja exibido nos resultados de busca para um público segmentado de acordo com características que você seleciona. Assim, você garante que as pessoas certas vão chegar até a sua página.

Os anúncios acontecem no formato leilão, onde todos os concorrentes disputam uma palavra-chave e aquele que pagar mais tem seu anúncio exibido. Então certifique-se de ter orçamento suficiente para as palavras-chave que escolher.

E lembre-se: mesmo utilizando o Google Ads, é importante seguir as práticas de SEO para garantir uma boa experiência e a permanência do público em sua página.

Com a sua rotina de consultas, sobra pouco tempo para produzir conteúdos relevantes e configurar as técnicas de SEO? Entre em contato com a Santé e conte com nossa equipe de especialistas para potencializar a sua estratégia digital.

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