Blog

Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Por que ter um blog médico?

Um blog médico é uma das ferramentas mais eficazes entre as ações de Marketing na área da Saúde. Afinal, trata-se de um canal que permite a abordagem de diversos temas relacionados à área de atuação da clínica, hospital ou do profissional. Com ele, é possível obter melhor posicionamento nos sites de busca, como o Google, ganhar credibilidade e, finalmente, mais pacientes no consultório.

Além disso, existem outros motivos que mostram porque o blog médico é uma ferramenta que vale investimento e dedicação. A seguir, listamos alguns deles que se aplicam a médicos, clínicas e hospitais. Confira:

1. Atrair um novo público

Atualmente, 93% dos processos de decisão de consumo começam pela busca online (leia-se Google), que são reportados a sites e blogs. Desta forma, o espaço atrai usuários que tem interesse ou alguma relação com a informação que está disponível nesses canais.  

Por exemplo: suponha que você seja Endocrinologista e existe um usuário pesquisando sobre “Sintomas do Diabetes”. Caso o seu blog médico possua um artigo ou texto comentando o assunto, bem preparado para o meio digital, ele deve aparecer nos resultados de busca. Ao acessá-lo, o usuário terá a oportunidade de obter a informação desejada e, além disso, conhecer seu nome e muito mais sobre seu trabalho. 

Contar com conteúdos de qualidade no seu website é, então, uma forma de fazer com que pessoas que buscam informações relacionadas à sua especialidade encontrem e conheçam você. Para aqueles que já o conhecem, as informações do seu blog reforçam sua credibilidade.

2. Tornar-se referência em sua especialidade

Após o acesso do usuário no blog médico, inicia-se a fase de conversão. Quando a postagem atende as expectativas e responde os questionamentos do usuário que fez a busca referente à sua especialidade, aumenta a chance dele se interessar pelo seu trabalho. Ou seja, se o potencial paciente se interessou pelo seu conteúdo, existe uma boa possibilidade de ficar interessado, também, em outras informações que você disponibiliza em seu blog médico. A partir daí, sua autoridade começa a ser construída para este usuário, como especialista no assunto. Você vai se tornando referência.

Vamos manter o mesmo exemplo do tópico anterior. Ao pesquisar sobre “Sintomas do Diabetes”, o usuário encontrou a sua postagem do blog médico. É um primeiro canal de contato. Com um bom conteúdo, pode surgir o interesse em ler outras postagens. Além disso, o interesse por seus serviços. Pode ser que este usuário não precise de um atendimento neste momento, mas certamente irá lembrar-se de você quando precisar.

3. Posicionamento no Google

Cada vez que um post no blog médico é publicado, uma página única na Internet é criada. Esse nova página aumenta suas chances de classificação nos mecanismos de busca. Aplicando as técnicas de SEO em suas postagens, seu blog médico e seu site ficam com uma posição melhor no ranqueamento do Google.

Isso sem contar que postagens de blog com conteúdos relevantes apresentam chances de serem apontados por outros sites/blogs e de serem compartilhados nas Redes Sociais. Esse conjunto de ações aumenta o volume de visitas ao seu blog médico, gerando confiança para os buscadores o colocarem nos primeiros resultados de busca. Assim, estabelece-se um ciclo de maior alcance, aumento visitantes e mais chances de se tornar referência.

Blog Médico: autoridade e responsabilidade social

Quanto mais publicações relevantes você fizer, mais as pessoas começarão a procurá-lo como uma fonte confiável de informações. Lembrando que despertar essa confiança em seus visitantes ajudará a transformá-los em futuros pacientes ou a fazer com que indiquem você como referência naquele tema. Esse é o princípio do Marketing de Conteúdo, metodologia que vem conquistando cada vez mais espaço nas ações de Marketing em Saúde de profissionais, clínicas e hospitais.

Mais que isso, um blog médico com postagens relevantes cumpre um papel social. É uma maneira responsável de fornecer conteúdo confiável, em meio a tantas informações desconexas na internet e fake news. Manter um posicionamento na rede é propor um espaço para compartilhar temas importantes, com confiança, respeito e credibilidade.

Se você ainda não possui um blog médico e ficou interessado, entre em contato com a gente. Somos uma agência de Marketing especializada na área da Saúde e podemos lhe ajudar 😉

Para orientar médicos e outros profissionais da saúde sobre como criar um blog, sem prejudicar a ética, preparamos um e-book. Nele, você irá encontrar um checklist para criar seu blog e informações que irão lhe auxiliar a conquistar os benefícios da presença digital. Confira o conteúdo gratuito aqui.

Checklist-para-fazer-um-Blog-de-Saúde (2)

2 Comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo