Blog

Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Marketing em Saúde: como fazer?

Investir em Marketing é uma tendência crescente e fundamental também na área da Saúde. Clínicas e profissionais tem observado concorrência crescente, regras de compliance mais fortes e repasses cada vez mais baixos dos convênios de saúde. Por tudo isso, o Marketing em Saúde vem ganhando espaço.

Médicos, dentistas, nutricionistas, entre tantos outros profissionais de diversas áreas da Saúde vem investindo cada vez mais em ações de Marketing. Clínicas e Hospitais também já fazem uso de estratégias de marketing para conquistar seu posicionamento no mercado. Mas, como atuar com Marketing em Saúde de forma correta? É o que veremos a seguir.

Regulamentação do Marketing em Saúde

A regulamentação na Saúde, regida pelos conselhos federais das diferentes áreas, como Medicina, Odontologia, Nutrição, entre tantas outras, prevê mecanismos para que as ações de Marketing sejam realizadas de forma ética e responsável. Por isso, a primeira ação é se informar junto ao conselho que rege sua profissão ou estabelecimento.

Estratégia de Marketing em Saúde

Uma vez ciente do que pode e do que não pode ser feito em relação ao Marketing em Saúde, quais são as ações mais efetivas? Bom, isso depende do seu serviço, do seu público-alvo e dos seus objetivos. Não adianta começar a investir em Marketing sem um planejamento adequado.

A estratégia é a base de tudo, o diferencial entre obter ou não resultados efetivos.

Ações de Marketing em Saúde

Site e Posicionamento no Google

Entre as diversas ações de Marketing em Saúde que podem ser adotadas, as relacionadas ao meio digital tendem a ser o primeiro passo. Criar uma presença digital é, atualmente, essencial. Tudo o que buscamos encontramos no Google.

Pense o seguinte: se você busca por um serviço e não o encontra no site de busca, isso não afeta sua confiança? O mesmo vai acontecer com o seu cliente se ele não o encontrar lá. Por isso, além de um site bem estruturado, é fundamental que o conteúdo esteja otimizado, que seja elaborado de acordo com as estratégias de SEO – Search Engine Optimization.

Redes Sociais

Além do site, a presença digital pode contemplar diferentes mídias sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e outras são uma forma de estar próximo do seu público. E o que postar? Mais uma vez, depende do seu objetivo estratégico.

Não adianta postar qualquer coisa. Não se trata de uma questão de quantidade de posts ou de apenas “ser visto para ser lembrado”. É importante construir sua imagem para conduzir “como” você quer ser lembrado.

Blog

Nesse ponto, ter um blog com conteúdo próprio ajuda muito. Aliás, é a estratégia mais utilizada atualmente: prover conteúdo relevante e de qualidade para o seu público. É o chamado Marketing de Conteúdo. Essa estratégia lhe ajuda a se tornar referência, a conquistar a confiança, a se posicionar no mercado e a estreitar seu relacionamento com as pessoas que estão seguindo você ou seu negócio, no mundo digital.

As ações de Marketing de Conteúdo vem crescendo no mercado como um todo, em diferentes setores. Esse movimento tem conquistado também a área da Saúde. O crescimento se deve ao fato de que oferecem uma excelente relação custo x benefício, se comparadas às ações tradicionais de Marketing. Anúncios em revistas, jornais, eventos, etc, tem custos elevados e retorno difícil de mensurar, lacunas que o Marketing Digital preenche sem qualquer problema.

Resultados de Marketing em Saúde

Medir e acompanhar os resultados obtidos é fundamental na estratégia de Marketing. Somente assim é possível identificar as ações que dão certo e aquelas que precisam de ajustes. A análise dos dados realimenta a estratégia e ajuda a obter insights importantes para resultados cada vez melhores.

Vale salientar que os resultados não são mensurados apenas com o total de curtidas, seguidores ou compartilhamentos. São medidas válidas, sem dúvida. Porém, o principal é o resultado efetivo para você, sua clínica ou sua marca. Seu movimento aumentou? Seus custos de prospecção diminuíram? Sua marca ganhou projeção?

Enfim, o Marketing em Saúde é uma tendência crescente, pode ser realizado de forma ética e trazer resultados efetivos. Isso só depende de uma boa estratégia e gestão eficiente das ações. Conte conosco para lhe ajudar! A Santé é uma agência de marketing especializada em Marketing em Saúde. Será um prazer conversar com você!

 

 

CTA Marketing Digital na Saúde-01

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo