Blog

Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Linkedin: por que você deve estar lá

Contatos profissionais são valiosos. Na área da Saúde, eles podem representar novos projetos, indicações e, especialmente, maior qualidade de atendimento para o paciente final. Hoje, o LinkedIn é a rede que melhor atende as necessidades de comunicação entre profissionais. Em na Saúde, não é diferente. O relacionamento entre profissionais, clínicas e hospitais também acontece nessa rede social. Nesse texto, nós vamos lhe mostrar porque você não pode ficar fora dela.

Caráter Profissional

O LinkedIn foi criado em 2003, juntamente com uma série de outras redes sociais como o Facebook – mas com um caráter empresarial bastante definido. Em 2019, o site já possui 610 milhões de usuários em todo mundo. Firmou-se como a maior plataforma destinada a negócios da atualidade. No Brasil, o LinkedIn reúne cerca de 30 milhões de inscritos.

De acordo com a assessora de imprensa da própria rede:

  • Hoje, cerca de dois profissionais estão entrando no LinkedIn por segundo;
  • O LinkedIn tem executivos de todas as empresas Top 500 da Fortune como membros;

LinkedIn para a Área da Saúde

O LinkedIn é muito mais do que uma página onde você coloca o seu currículo. Nele, você interage com outros profissionais e pode divulgar a sua produção científica, seus cursos e qualificações. O foco não está no paciente final, mas no contato com colegas e instituições (e nos projetos que podem surgir e retornos que isso pode trazer). 

“Profissionais da Saúde costumam estar em constante atualização e produção. Com o LinkedIn, eles podem finalmente dar visibilidade aos seus esforços, em uma rede que os conecta de forma sólida com os demais colegas.”  (Fernanda Daura, CEO Santé Marketing em Saúde).

“Diferente do Facebook, no LinkedIn você não precisa disputar atenção com fotos de família, amigos e discussões de todo tipo. O ambiente é profissional, com menos distrações.” (Eduardo Zilli Hädrich, Diretor de Marketing da Santé).

Por que estar no LinkedIn?

Seguem abaixo alguns dos motivos pelos quais os profissionais e instituições da Saúde devem estar no LinkedIn:

Reputação:

Hoje, em grande medida, a reputação dos profissionais na área da  Saúde depende de uma forte presença online. Colegas e instituições costumam fazer pesquisas entre si constantemente, em busca de referências, conhecimentos e de parceiros para novos projetos.

O LinkedIn é a ferramenta mais usada nesse sentido. Ele permite que você conte a sua própria história e gerencie a sua reputação digital. Nele, você diz quem você é, direciona e apresenta os elementos que provam e validam a sua marca pessoal e a da sua instituição.

Visibilidade:

No LinkedIn, você não precisa ser excessivamente modesto. O seu perfil (com as palavras-chave relacionadas) é uma vitrine para todos os seus cursos de atualização, experiências e conquistas profissionais. Um perfil bem desenvolvido pode ser descoberto por colegas, recrutadores e gestores de instituições em busca de bons profissionais.

Networking:

O LinkedIn é um canal natural de comunicação entre profissionais da Saúde. Por definição, todos os colegas que usam a rede estão abertos a novas conexões, redes e interações. Isso pode ser bastante útil na construção de novos projetos.  

Muitas ideias novas surgem a partir de conexões no LinkedIn. A rede também facilita o contato entre profissionais de diferentes cidades, facilitando a comunicação e o encontro em congressos e cursos. Cria relações de proximidade profissional antes mesmo do contato pessoal. Saber para quem indicar e receber indicações qualificadas também pode representar mais qualidade ao atendimento do paciente.

Produção de conteúdo:

O LinkedIn possui um formato de publicações abertas. Isso permite aprender e ensinar. Profissionais da Saúde podem produzir artigos próprios  e comentar o material de colegas. Isso mostra que você está atualizado e engajado. Faz ver a sua experiência e conhecimento (e permite conhecer o pensamento e as qualificações dos colegas).Trata-se do espaço ideal para quem ainda não possui site nem blog próprios.

Avanço da carreira:

Estar conectado e vinculado a boas publicações, grupos de debate e referências é o primeiro passo para ser conhecido e avançar na carreira. O LinkedIn permite tudo isso. Seu perfil, suas publicações, rede de contatos e interações mostram qual é o seu perfil profissional e seus interesses. Ajudam a conectá-lo com pessoas com os mesmos interesses.

Recrutamento:

Por todos esses motivos, se você é gestor da área da Saúde, o LinkedIn é indispensável. Nele, você consegue identificar profissionais engajados e os melhores perfis para possíveis parcerias e posições na sua instituição.

“Hoje, o profissional ou instituição da Saúde que não possui uma página no LinkedIn pode perder grandes oportunidades de crescimento e projetos.” (Eduardo Zilli Hädrich, Diretor de Marketing da Santé).

“O LinkedIn permite criar relacionamento sólidos. Não possuir uma página na rede mostra falta de interesse em compartilhar experiências e descuido com a própria imagem profissional.”  (Fernanda Daura, CEO Santé Marketing em Saúde).

A Santé é especialista em Marketing para a área da Saúde. Converse com os nossos profissionais e conheça essas e outras estratégias para se diferenciar no mercado.  

*Conteúdo atualizado em novembro de 2019.

 

Mitos sobre mídias sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo