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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

10 Dicas para Profissionais da Saúde no Instagram

*Conteúdo atualizado em janeiro de 2021.

O Instagram se tornou uma excelente ferramenta para o Marketing na Saúde. Com o grande crescimento, chegando a mais de 90 milhões de usuários no Brasil nos últimos anos e, diante da sua aquisição pelo Facebook, a presença digital de profissionais da Saúde no Instagram é um recurso bem interessante para se aproximar de seus pacientes, estreitar o relacionamento e reforçar seu posicionamento no mercado.

Pensando nisso, neste post vamos abordar 10 dicas para extrair ao máximo os benefícios que o Instagram pode oferecer para o Marketing da sua clínica, consultório ou marca pessoal. Confira:

Dicas para Profissionais da Saúde no Instagram

1° Conteúdo relevante

Dicas de saúde despertam o interesse dos seguidores. Divulgue também materiais educativos do seu site ou blog, artigos relacionados à sua área de atuação, palestras que você ministrou, entrevistas e eventos dos quais está participando. Informações assim reforçam seu conhecimento e fortalecem sua imagem profissional. No entanto, vale lembrar que o Instagram não tem ainda o recurso de link acionável por click para perfis com menos de 10 mil seguidores. Assim, encurte os links que direcionarem o seu seguidor para o seu site ou blog, para facilitar a digitação, se for o caso. Também reforce, ao final do seu post no Instagram, que seu link está na bio – e certifique-se de que esteja lá!

2° Mostre os bastidores

Nos Stories ou Reels, mostre seu ambiente de trabalho e os bastidores da sua rotina. Aqui, a informalidade é a peça fundamental. Essa abordagem humaniza sua imagem e aproxima você do seu público. Podem ser também posts relacionados aos preparativos para seus atendimentos, sua rotina de saúde e, até mesmo, seu momento com sua família. Aqui, dois alertas: não abuse da informalidade (roupas, bebidas, linguagem adequada, etc) e, sempre, respeito à ética. Não vale expor o paciente, mesmo que seja seu amigo e o post seja dos bastidores 😉

3° Cuide da sua imagem profissional no Instagram

Cuidar da sua imagem é fundamental. Não faça uma exposição exagerada, evite aparecer com trajes inapropriados ou sem camisa, por exemplo. Lembre-se que seus pacientes fazem parte do seu público de seguidores. Política, religião e outros assuntos delicados devem ser evitados.

4° Compartilhe a sua evolução

Compartilhe a sua participação em cursos, congressos, palestras, entrevistas, etc. Faça com que as pessoas vejam que você está sempre se atualizando tecnicamente. É uma forma de você se diferenciar dos seus concorrentes no mercado. 

5° Utilize aplicativos de edição de fotos

Uma imagem bonita chama mais atenção do que uma foto sem graça. Assim, use os recursos de edição do Instagram ou de outros aplicativos de edição de imagens antes de postar as fotos. Seus seguidores agradecem. 

6° Use as #hashtags

Use o símbolo “#” antes das palavras-chaves relacionadas à sua postagem. Use também a #seunome ou #nomedasuaclínica. As hashtags fazem com que sua postagem apareça nas buscas relacionadas àquela palavra-chave utilizada. Mas, por favor, não abuse. Muitos profissionais da saúde no Instagram acabam utilizando hashtags demais. As hashtags tem que fazer sentido no post e não roubar a cena do seu conteúdo.

7° Faça vídeos e lives

Os vídeos aumentam bastante a visibilidade da sua postagem. As lives também ajudam a atrair a atenção dos seus seguidores. Prefira vídeos curtos, de rápida visualização. Podem ser mensagens curtas, imagens que remetam a algum conteúdo do seu blog e, até mesmo, uma chamada, como teaser, de um vídeo que está no seu blog ou canal do Youtube.

8° Adapte sua linguagem

Por mais que você seja um profissional com alta especialização técnica, a linguagem nas postagens deve ser acessível. Lembre-se que você está se comunicando também com o público leigo. O uso de expressões técnicas e siglas pode acabar com o interesse dos seus seguidores.

9° Vincule o Instagram ao Facebook

Existe a opção de vincular a conta do Instagram com a do Facebook. Dessa forma, ao postar no Instagram, você pode imediatamente postar no Facebook também. Isso aumenta a visibilidade das suas postagens.

10° Crie uma conta Comercial

O Instagram oferece a opção de perfil comercial, são as “contas para negócios”. Nesse tipo de conta, seu perfil passa a ter um botão de ação, ou seja, um botão para entrar em contato com você – como chegar, ligar ou enviar e-mail, por exemplo. Outro benefício interessante é o acesso a informações sobre o alcance de seus posts, que ajuda a identificar o tipo de postagem que gera melhor resultado. Além disso, a conta Comercial dispõe do recurso “Promote”, que oferece a possibilidade de transformar posts normais em anúncios. Neste post aqui você pode saber como criar uma conta comercial no Instagram.

Dica Extra: responda seus seguidores do Instagram

O Instagram é uma via de mão dupla, um canal de contato, não somente de exposição. Assim, interaja com seus seguidores respondendo comentários e directs – mas não consultas. Veja algumas dicas no post Como responder mensagens nas redes sociais.  

Agora que você já leu as nossas 10 dicas para profissionais da saúde no Instagram, é só colocá-las em prática! Se tiver interesse sobre o uso de Instagram para Médicos, acesse este nosso outro post.

Se precisar de ajuda para sua estratégia de Marketing em Saúde, entre em contato conosco! A Santé é especializada em Marketing para clínicas, hospitais e profissionais da área da Saúde. 

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