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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Como responder mensagens nas redes sociais

O número de pessoas que trocam informações e mensagens nas redes sociais cresce a cada dia. De acordo com o próprio Facebook, mais de 102 milhões de brasileiros possuem um perfil ativo no site. Já no Instagram, são quase 40 milhões. Saber se comunicar com essa fatia expressiva da população é requisito básico para os profissionais da saúde que desejam ganhar destaque em suas áreas.

“As redes sociais são uma ótima ferramenta para atrair pacientes, estreitar o relacionamento com os mais antigos, conquistar maior visibilidade e construir uma imagem de autoridade na área em que atua, perante os colegas de profissão e a  sociedade”.

Acreditamos que produzir conteúdo de qualidade e saber destiná-lo para o público certo é o básico que devemos fazer para ter sucesso nas redes sociais. Para isso, utilizamos as estratégias mais modernas de Marketing. No entanto, estar presente nas redes também exige interação. O profissional precisa estar aberto e preparado para saber responder a todos os tipos de mensagens nas redes sociais. Abaixo, nós falaremos um pouco mais sobre isso.

O profissional da saúde nas redes sociais

O profissional da saúde precisa enxergar o seu perfil digital como uma extensão da sua clínica e do seu consultório. Isso serve para as questões estéticas do que posta, para o padrão de qualidade dos textos que publica e, é claro, para o seu comportamento na interação com os pacientes. É preciso ter em mente que, uma vez na internet, o profissional da saúde também é um formador de opinião.

Na internet, a interação entre o profissional da saúde e o público deve ser no sentido de prestar esclarecimentos gerais e orientações sobre cuidados, prevenção e qualidade de vida.

Há, no entanto, uma diferença significativa entre o consultório e as mensagens nas redes sociais: não é permitido realizar consultas pela internet. A regulamentação do Conselho Regional de Medicina deixa isso muito claro. Então, é preciso cautela na interação com seu público.

Outro ponto importante: a internet permite a quem visitar o seu espaço virtual um certo aspecto de anonimato. Assim, comentários infelizes e desagradáveis podem acontecer.

Dicas para Profissionais da Saúde

Para lhe ajudar nas interações com seu público digital, nossos profissionais separaram algumas dicas:

  • Evitar desabafos e posts polêmicos: No consultório, toda a atenção é voltada para o paciente. E o mesmo deve acontecer nas redes sociais. Postagens sobre problemas pessoais, posicionamentos políticos, religiosos e até sobre esportes têm muito mais chances de fazê-lo perder pacientes e credibilidade do que render algo positivo.
  • Como responder: Sempre evite entrar em discussões polêmicas. Comentários de cunho puramente ofensivo podem ser apagados e não respondidos. No entanto, considere sempre se posicionar de forma a esclarecer mal entendidos ou reverter pontos de insatisfação. É ainda o melhor caminho. Mantenha o foco apenas sobre a sua área de atuação. E lembre-se: até as conversas privadas podem ser registradas por “prints”.
  • Cuidado com consultas online: A maioria das pessoas não entende como funcionam as questões éticas e os princípios de individualidade na saúde. Por isso, perguntas sobre casos e situações pessoais costumam aparecer entre os comentários. Respondê-las pode configurar consulta online – o que é terminantemente proibido pelos conselhos regionais.
  • Como responder: Seja gentil, educado, e explique que para tal situação seria necessário realizar uma consulta presencial, com anamnese e outros exames. Ponha-se à disposição, mas tome cuidado para não parecer “mercantilista”.
  • Não citar informações sobre pacientes: Este é um conceito básico, condenado pelos Conselhos Regionais da saúde, e que também causa uma péssima impressão nos seus seguidores (pacientes em potencial). Tudo o que acontece no consultório deve permanecer no consultório. Ninguém gostaria de agendar uma consulta com um profissional sabendo que seus dados podem ser divulgados.
  • Como responder: Há também casos de pacientes que querem ter seus dados e imagem divulgados. Se isso acontecer, explique, de forma cordial, e por mensagens diretas, que o código de ética da profissão não permite esta prática.

Outros Cuidados com Mensagens nas Redes Sociais:

  • Curtir tudo o que deseja: Na redes sociais os pacientes podem ver não só o que você posta, mas também o que você curte, comenta e compartilha. E isso exige muita atenção. O impacto de uma “curtida” pode ser o mesmo de uma publicação. Afinal, para o público, se você curtiu significa que você aprovou. Tome cuidado ao curtir comentários e posts sobre assuntos polêmicos. Pense sempre no código de ética da sua profissão. Pense em como esta ação pode afetar a sua imagem profissional e valorize sempre as ações positivas, que agreguem valor.
  • Ignorar as fontes: O profissional da saúde tem grande impacto sobre a opinião das pessoas. Por isso, antes de divulgar algo, leia a informação por inteiro e procure pelas fontes. Divulgue apenas aquilo que for confiável e, além de compartilhar, acrescente informações, dê um parecer. Isso agrega valor a sua imagem.
  • Preconceitos: Na internet, devemos nos comunicar com todos os públicos, independente das crenças e convicções. Por isso, ao escrever um post, tome cuidado não só com o conteúdo, mas com a forma como escreve. Releia seu texto algumas vezes e se coloque no lugar do leitor. É uma forma de evitar que a sua postagem possa ser entendida de forma preconceituosa por algum grupo de pessoas.

Lidando com mensagens negativas

Se mesmo com todos estes cuidados você receber alguma crítica por mensagens nas redes sociais, é preciso continuar agindo com profissionalismo e cordialidade. Dessa forma, você irá mostrar para as pessoas que o seguem que está atento não só aos elogios, mas que também atende aqueles que, de alguma forma, não ficaram satisfeitos com algo.

Se a crítica for direcionada à algum serviço ou atendimento profissional, ofereça – também de forma pública – um telefone ou e-mail para comunicação personalizada. Mostre que está disposto a corrigir a eventual falha. Transforme um episódio negativo em uma oportunidade positiva.

Caso tenha mais dúvidas sobre como deve ser o comportamento profissional em relação às mensagens nas redes sociais, conte conosco. A Santé é especialista em Marketing para a Saúde.

 

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