Blog

Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Humanização na medicina 

A era de profissionais de jaleco frios e distantes dos pacientes ficou no passado. Uma tendência que vem crescendo e deve seguir ainda mais forte em 2022 é a humanização na saúde – seja no atendimento ou no marketing. 

Mas o que exatamente significa humanizar a medicina? Para responder essa pergunta, elaboramos este texto com a participação do Dr. Diego Alvarez Naranjo –  Cirurgião de Cabeça e Pescoço (CRM-SC 7327 / RQE 4407).  Continue a leitura!

Humanização e empatia

O primeiro passo é entender que, se o paciente busca atendimento médico, está com sintomas de algum problema de saúde ou acredita que esteja. Para além dos sinais físicos, existe uma preocupação que deixa o paciente inseguro sobre sua própria saúde.

Por causa disso, no momento do atendimento médico, o paciente fica mais fragilizado, o que requer delicadeza do profissional. A preocupação com o psicológico além do físico é um princípio essencial na humanização da saúde.

“Na humanização, reconhecemos que o sentimento do paciente contribui para seu estado: ou ajuda a ficar ainda mais doente ou a sarar mais rápido. Na medicina humanizada, precisamos tratar o paciente como um todo e não só uma simples doença. É nosso dever sermos honestos e fazermos o que for melhor para e pelo paciente.”  – Dr. Diego Alvarez Naranjo, Cirurgião de Cabeça e Pescoço (CRM-SC 7327 / RQE 4407)

Quando falamos sobre humanização na medicina, uma das palavras mais comumente relacionadas é empatia.

De acordo com o Dicio, dicionário online de português, uma das definições de empatia é “aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente […]”. 

No entanto, cabe aos médicos a difícil missão de equilibrar a empatia com a racionalização, também necessária para diagnósticos e condução de tratamentos assertivos. Afinal, algumas especialidades tendem a tocar ainda mais os profissionais, como aquelas que lidam com pacientes em estado terminal. Será que essa empatia, buscando sentir o que o paciente sente, é o melhor caminho?

“Essa empatia faria com que a gente assumisse as dores do paciente. Até certo ponto, nós temos que tentar nos colocar na posição do paciente. Mas sem que a doença nos afete, ou não vamos ter cabeça para lidar com pacientes como eles precisam e merecem.” – Dr. Diego Alvarez Naranjo, Cirurgião de Cabeça e Pescoço (CRM-SC 7327 / RQE 4407)

Colocando a humanização na comunicação

Quando pensamos na relação médico x paciente, a humanização é algo praticamente inerente ao atendimento. Porém, muitos profissionais encontram uma barreira ao buscar transmiti-la também na sua comunicação. 

“Em geral, as mídias não expressam a qualidade do médico, a humanidade e o carisma que o profissional tem ao atender seus pacientes. Normalmente, tais características são descobertas pelo paciente no momento do atendimento.” – Dr. Diego Alvarez Naranjo, Cirurgião de Cabeça e Pescoço (CRM-SC 7327 / RQE 4407)

Mas existem algumas formas de demonstrar cuidado, acolhimento e empatia e o marketing médico pode ser um grande aliado. Confira a seguir.

  1. Falar sobre humanização no seu perfil social

Explique nas suas redes sociais o que é humanização no atendimento e como isso impacta para o paciente. Esse é um bom ponto de partida. Parte do preceito de educar, empoderar os pacientes para que percebam melhor a diferença entre profissionais humanizados e “tradicionais” e possam escolher a abordagem de sua preferência.

  1. Apresentar o ser humano que está por trás do jaleco

Fale sobre quem você é, no que acredita e o que faz. Humanizar o perfil social, ou seja, mostrar que você é humano (e não médico 100% do tempo) é importante para criar uma conexão com o paciente. 

Afinal, os usuários de redes sociais valorizam cada vez mais os perfis com os quais conseguem se conectar e estabelecer uma relação. Até mesmo uma clínica precisa ter uma personalidade própria e se posicionar na internet de acordo com ela.

É claro que isso não significa mostrar toda a sua vida pessoal. O objetivo é trazer seu lado humano para a forma como se comunica e divulga seu trabalho.

  1. Mostre que entende o que seus pacientes estão passando

Use a linguagem dos pacientes para se comunicar. Frases muito técnicas podem dificultar a compreensão e colocá-lo em uma posição muito distante do seu público. 

Mostre também que você está ali para auxiliar a encontrar a melhor conduta para cada caso, de acordo com as particularidades de cada paciente. Falar sobre casos já vivenciados, em linhas gerais, sem qualquer meio de identificação do paciente em questão, mostra como você lida com as diferentes situações.

Abordar as dificuldades normalmente encontradas por pacientes diante de determinados problemas de saúde é também uma forma de auxiliá-los a perceberem que não estão sozinhos. 

Essas são algumas formas de mostrar a humanização em cada publicação sua, seja em redes sociais, youtube ou site.

Conte com a Santé para ajudá-lo

O marketing feito com ética e profissionalismo, ajuda a criar aproximação com o paciente e proporciona diversos benefícios para a clínica ou para o profissional.

Aqui na Santé, somos especializados em marketing de saúde. Auxiliamos clínicas e profissionais da área a construírem a personalidade de sua marca e a entregar conteúdo relevante e humanizado nas redes sociais. 

A humanização na medicina é uma tendência que veio para ficar na saúde – e isso vai além do consultório. Humanizar seu atendimento e a sua presença online é uma exigência para continuar relevante em 2022. Você está pronto para dar esse passo? Entre em contato.

Humanização da Telemedicina
CTA-Ebook-Guia-do-Marketing-para-Clínicas-e-Hospitais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo