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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

4 recursos que não podem faltar na divulgação da clínica

Você já parou para pensar se está aproveitando todos os recursos disponíveis para divulgar sua clínica? Aqui no blog da Santé sempre reforçamos a importância de construir uma boa presença digital com a tríade site, blog e mídias sociais. E essa é a base para uma estratégia de sucesso para divulgação da clínica.

Além disso, há uma série de outros recursos que funcionam como um “plus” nas ações de marketing, gerando ainda mais resultados quando o assunto é atração e fidelização de pacientes. Continue lendo para saber mais sobre essas ferramentas que funcionam como um diferencial diante dos concorrentes.

Recursos para divulgação da clínica

Abaixo, listamos quatro recursos que não só servem como mais um canal de divulgação da sua clínica ou consultório, mas também ajudam a melhorar o relacionamento com pacientes e a economizar o tempo gasto em atividades rotineiras. São ferramentas que podem exigir certa dedicação na implementação, mas que depois são facilmente administradas e vão trazer muitos benefícios aos seus pacientes e à equipe.

Vamos lá? 

WhatsApp Business

O WhatsApp é a rede social mais popular no Brasil, sendo utilizado por 96,4% dos brasileiros, de acordo com o relatório Digital 2022: Brazil. Então, por que não aproveitar essa ferramenta gratuita para facilitar a comunicação com seus pacientes?

Existe uma versão do aplicativo para uso de empresas e outros negócios, o WhatsApp Business, que oferece uma série de recursos que descomplicam e agilizam a rotina de consultórios. Entre eles, estão:

  • Descrição de perfil comercial com informações de contato, endereço e horário de atendimento;
  • Etiquetas para organizar as conversas por categorias. Por exemplo: especialidades, 1ª consulta, retorno, responder mais tarde, etc;
  • Mensagens automáticas de saudação ou de ausência;
  • Respostas rápidas para as perguntas mais frequentes. 

É possível criar uma conta a partir de um número de celular e até mesmo do número de telefone fixo. Em muitos casos, os pacientes preferem o contato via mensagem do que por ligação. Por isso, o WhatsApp é indispensável como recurso para divulgar a sua clínica, agendar consultas, exames e transmitir outras informações rapidamente. 

O WhatsApp Business está disponível para download na Google Play Store e na App Store da Apple. 

Divulgação da clínica por QR Code

Durante a pandemia, o uso de QR Codes se popularizou e, hoje, essas etiquetas de código rápido, semelhantes a um código de barras, são um um excelente recurso para divulgar sua clínica.

Com o QR Code é possível compartilhar informações e conteúdos com os pacientes de forma simplificada. Basta que eles apontem a câmera do celular para o código e logo já são encaminhados para um site, vídeo ou até mesmo para o WhatsApp da clínica. 

Um outro benefício é a criação facilitada do código. Há diversas ferramentas online para esse fim, inclusive gratuitas, e você pode alterar o link de destino sempre que precisar. O QR Code pode ser usado em:

  • Outdoors;
  • Panfletos;
  • Placas de sinalização;
  • Receituários;
  • Sites;
  • Redes sociais;
  • Qualquer outra mídia em que seja importante divulgar um link ou conteúdo de forma prática para o paciente. 

Também listamos algumas ferramentas para a criação de QR Codes, caso você queira começar a utilizar esse recurso agora mesmo:

Perfil da Empresa no Google

O Perfil da Empresa (antes chamado de Google Meu Negócio) é uma ferramenta gratuita do gigante da tecnologia que possibilita que as clínicas sejam facilmente encontradas na busca do Google e no Google Maps.

Tudo começa com a criação de um perfil da clínica ou consultório na plataforma contendo informações importantes como endereço, número de telefone, site, horário de funcionamento, imagens, etc. A partir desses dados, sempre que alguém pesquisar por um estabelecimento com o mesmo nome, do mesmo tipo e/ou na mesma região, o seu perfil aparecerá entre os resultados.

Além disso, o Perfil da Empresa do Google é mais uma forma de interagir com os pacientes, que podem deixar comentários e avaliações sobre seu estabelecimento. Fique sempre atento para responder a todos!

Se sua clínica ainda não tem um site, você pode usar a ferramenta site comercial do Perfil da Empresa do Google. Apesar de ter algumas limitações quanto às funções disponíveis, esse recurso dá um aspecto mais profissional à clínica.

O processo de criação do Perfil da Empresa do Google é simples, basta acessar a página da ferramenta e seguir os passos. Após preencher as informações, você deverá esperar o envio de um código de verificação (por telefone, SMS ou cartão-postal) e, assim que verificado, o perfil da sua clínica poderá ser encontrado por potenciais pacientes na internet.

Agendamento de consultas online

Além de oferecer mais praticidade para o agendamento de consultas, ter um perfil em sites que oferecem esse serviço é mais um recurso para divulgar sua clínica e consultório e atrair novos pacientes. 

Além de informações sobre especialidades e horários, os usuários que buscam atendimento médico também visualizam as avaliações de outras pessoas que foram atendidas pelo mesmo profissional. Assim, quanto melhor for a reputação da sua clínica, mais você consegue se beneficiar das plataformas de agendamento de consultas online.

Para cadastrar um perfil nesses sites é preciso aderir a um plano de assinatura, por isso, vale investigar as funções que cada um oferece e qual (ou quais) corresponde melhor às suas necessidades. Conheça alguns: 

E, então, essas dicas ajudaram você a enxergar novas oportunidades para divulgação da clínica? Esperamos que sim!

Aqui na Santé, somos especialistas em marketing digital para a área da Saúde e estamos prontos para ajudar com estratégias assertivas e personalizadas de acordo com as suas necessidades. Entre em contato e descubra o que podemos fazer pela sua clínica, consultório ou centro médico. 

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