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Mais pacientes para a clínica com o perfil empresarial do Google

O Google faz parte do dia a dia da maioria das pessoas. Não é à toa que o buscador alcançou 83,9 bilhões de visitas em abril de 2023. Em relação aos concorrentes, o Google tem a principal fatia do mercado mundial, com pouco mais de 85% das buscas, número que chega a mais de 90% no Brasil. Considerando esses dados, como atrair mais pacientes para a clínica com o Google?

Em linhas gerais, sua clínica tem 3 formas de aparecer no Google: 

  1. Criar um perfil de empresa no Google
  2. Anunciar na plataforma
  3. Desenvolver um bom trabalho de SEO

Essas formas valem para qualquer estabelecimento. Assim, se aplica a hospitais, laboratórios, consultórios e tantos outros, de qualquer segmento. A seguir, vamos abordar como o perfil empresarial pode ajudar a atrair mais pacientes para a clínica através do Google.

O que é o perfil de empresa no Google?

Sua clínica pode (e deve) criar um perfil empresarial no Google. Trata-se de uma ferramenta gratuita na qual você gerencia informações como canais de contato, horários de atendimento, fotos, serviços, e muito mais. Além de permitir uma boa exposição nos resultados de busca no Google, seu perfil também é visível no Google Maps

Além disso, o perfil de empresa é, em parte, colaborativo. Isso significa que outras pessoas poderão acrescentar fotos, dar uma nota para a sua clínica e, até mesmo, escrever uma avaliação. Assim, é importante que seja estabelecida uma rotina de acompanhamento dessas avaliações. Afinal, elas serão de grande valor para melhorar pontos de insatisfação e também interagir com os seus pacientes. 

Vale salientar que o recurso não funciona apenas como uma estratégia de marketing. Atualmente, é essencial para que os pacientes encontrem facilmente os contatos da sua clínica. Imagine se alguém decide pesquisar informações sobre sua empresa no Google e não encontra nada?

Ainda, é importante saber que, mesmo que você opte por não criar o perfil de empresa para a sua clínica, pode acontecer que esse perfil já apareça no Google, mesmo sem ter sido criado por você. Neste caso, você pode (e deve) reivindicar a propriedade. É assim que você vai poder gerenciar as informações e imagens a respeito do seu negócio.

Como o perfil de empresa do Google funciona

O primeiro passo é cadastrar as informações de contato e o endereço da sua clínica no perfil de empresa do Google. Em seguida, a ferramenta apresenta algumas formas de confirmar os seus dados. Você pode optar por uma delas e receberá um código de verificação. Uma vez adicionado ao perfil criado, é possível editar e exibir o perfil da sua clínica nas buscas e nos mapas.

É importante manter o perfil da clínica o mais completo possível. Assim, além de horários de funcionamento e breve descrição da empresa, apresente os serviços que você oferece, os exames que realiza, se você oferece estacionamento, insira imagens que mostrem o seu estabelecimento por dentro e por fora.

Existem fatores que provocam variações no resultado das pesquisas no Google. O algoritmo do buscador considera a localização do usuário que está realizando a pesquisa, a popularidade do local (média de notas, número de avaliações, comentários) e a combinação entre o perfil de empresa e a pesquisa do usuário. Por isso, quanto mais informações você tiver no perfil da sua clínica, melhor.

Visibilidade e mais pacientes para a clínica

Hoje em dia, tudo é encontrado no Google. Assim, com o perfil de empresa a clínica conta com um destaque maior, literalmente: uma grande área da página de resultados mostrará o nome, o mapa e os contatos da sua clínica. Além da visibilidade, os contatos são apresentados de forma muito acessível aos usuários.

Uma vez que seu perfil é exibido nas buscas, contar com uma perfil bem gerenciado no Google pode resultar em atrair mais pacientes para a clínica. Afinal, as pessoas se sentem mais confiantes quando vêem imagens do local, boas avaliações de outros pacientes e que existe interação da clínica com o público. Para a área da saúde, uma presença digital bem estabelecida é, acima de tudo, uma forma de ganhar credibilidade.

Como avaliar o desempenho do perfil da clínica?

Os perfis empresariais do Google oferecem dados interessantes. Monitorá-los representa oportunidades de melhorias tanto para o desempenho do perfil quanto para a gestão da clínica.

Além da nota média de classificação dada pelos pacientes e dos comentários, também é possível acompanhar:

  • quantas pessoas visualizaram o seu perfil
  • quais os termos de pesquisa que apresentaram seu perfil nos resultados
  • quantas chamadas telefônicas foram geradas 
  • quantas solicitações de rotas foram feitas
  • quantos cliques o botão para ir ao site da sua clínica recebeu
  • mensagens e mais.

Assim, a partir desses dados, você pode obter ótimos insights para a sua clínica. Afinal, sabendo o que seu público busca e o que ele precisa, é possível adotar estratégias de marketing digital muito mais assertivas.

Dicas finais

  • Os usuários podem ir à sua ficha e deixar elogios, críticas, sugestões etc. Não deixe ninguém sem resposta. Agradeça aos elogios, colete as sugestões e esclareça o que pode ter acontecido de errado em caso de críticas.
  • Além disso, incentive a postagem de avaliações, comentários e feedbacks no seu perfil através de outros canais. Afinal, estamos na era colaborativa. Boas avaliações atrairão novos pacientes.
  • Preencha o maior número de informações na ficha e mantenha seus dados atualizados. O algoritmo do Google é capaz de identificar informações antigas, como um número de telefone que não funciona, por exemplo. Além disso, os usuários costumam deixar críticas aos locais que têm dados obsoletos, afinal.

Sua clínica tem muito a ganhar com o perfil de empresas do Google. Se a sua meta é atrair mais pacientes para a clínica, aproveite este recurso gratuito. Se precisar de ajuda para gerenciar a estratégia de marketing da sua clínica, conte conosco! A Santé é uma agência especializada em Marketing em Saúde e pode lhe ajudar! 

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