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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Automação de E-mail Marketing

Como mencionamos no post anterior, o E-mail Marketing é uma forma eficiente de estabelecer e fidelizar o relacionamento entre o profissional da área da saúde e seus pacientes. No entanto, na medida em que aumentam a quantidade de envios de e-mails e o número de contatos da base, surge a necessidade de realizar a automação de E-mail Marketing.  

O que é a automação de E-mail Marketing?

A automação de E-mail Marketing é uma programação de envios de e-mail a partir de uma determinada ação, como um fluxo. Vamos pegar como exemplo um paciente que clicou em um e-mail sobre clareamento dental. É possível que ele esteja interessado em realizar este procedimento. Você pode, então, deixar programado o envio automático de outro e-mail sobre o tema. Pode abordar outros aspectos de clareamento dental, como as vantagens de realizá-lo em seu consultório, por exemplo. A automação de e-mail marketing pode seguir convidando o paciente a agendar uma consulta e realizar o procedimento. Tudo de forma automática e personalizada. A automação pode contemplar o nome do seu paciente ou qualquer outra informação da base de contatos.

Vantagens da automação de E-mail Marketing

A automação de e-mail Marketing ajuda a potencializar e otimizar as ações de Marketing Digital. Através dela, são obtidos benefícios como:

  • Timming: é possível enviar os e-mails no momento adequado para cada contato da base, seguindo um fluxo pré-estabelecido.
  • Segmentação: é possível separar os contatos da sua base conforme perfil, necessidades e interesses. Os contatos podem ser segmentados como pacientes, fornecedores e colegas, por exemplo, e a comunicação é programada de acordo com cada perfil.
  • Custo x Benefício: é uma forma de nutrir seus contatos com informações relevantes, com baixo custo e sem demandar seu tempo.
  • Métricas de desempenho: o acompanhamento é realizado por meio de várias métricas que poderão mensurar o sucesso da estratégia escolhida, tais como taxa de abertura, taxa de descadastramento, cliques nos links e taxa de conversão
  • Aproximação do paciente: sem demanda de tempo e presença física, é possível manter contato e estreitar vínculo com o paciente;
  • Possibilidade de personalização do e-mail: nomes, datas e mensagens e oferta de serviços exclusivos;

Com a automação de E-mail Marketing, é possível estar em contato com o seu público de forma eficiente e pontual. Permite a execução de campanhas de relacionamento por e-mail com menor trabalho e menor demanda de tempo. O envio é realizado de forma pré-programada pela ferramenta digital.

Automação de E-mail Marketing em clínicas e consultórios

A automação de e-mail marketing é um recurso interessante para estratégias de Marketing na área da Saúde. O envio segmentado e que segue um fluxo bem orientado permite se mostrar presente sem parecer invasivo. Associado ao conteúdo relevante, estreita o relacionamento com os pacientes.

Entre algumas ações possíveis com a automação de E-mail Marketing podemos citar:

  • E-mails de felicitações e datas especiais: com um simples cadastro, é possível configurar ferramentas de e-mails automáticos para enviarem mensagens de aniversário ou outra data comemorativa;
  • Lembretes de retornos: envio de comunicado sobre a necessidade de retorno para avaliação em 6 ou 12 meses, lembrando o paciente de realizar novo agendamento;
  • Agradecimento pela consulta: envio de um e-mail de agradecimento para cada um de seus pacientes que foi até o seu consultório;
  • Divulgação de pacotes e promoções: disparo de campanhas de pacotes de serviços diferenciados para familiares, por exemplo.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e saiba como a Santé pode lhe auxiliar na gestão da automação de email marketing da sua clínica ou consultório!

*Originalmente publicado em fevereiro de 2017 e atualizado em abril de 2021

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