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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Datas Comemorativas em Saúde: como aproveitá-las

Ao longo de todo o ano, as datas comemorativas em saúde preenchem o calendário. Exemplos famosos são as campanhas sazonais como o Outubro Rosa ou o Novembro Azul. Além delas, datas específicas, como Dia do Médico ou Dia Mundial do Diabetes. 

Tais datas são uma maneira de reforçar um determinado tema e conscientizar a população acerca de doenças. Além disso, de homenagear profissionais da saúde. Neste contexto, usar as redes sociais para a divulgação desses eventos pode ser uma excelente estratégia.

Nesse post, vamos mostrar como você pode aproveitar as datas comemorativas em saúde em seu perfil profissional de forma bem sucedida. Boa leitura!

Como abordar datas comemorativas em saúde

Primeiro, é preciso fazer uma análise sobre quais datas da saúde são indicadas para o seu perfil. Assim, se você é cirurgião pediátrico, deve priorizar as datas relacionadas à saúde das crianças e dos adolescentes. Se é psicólogo, é legal ficar atento às que falam sobre saúde mental, e assim sucessivamente. 

Além das escolhas óbvias, o profissional também deve estar atento a outras datas que possam gerar bom engajamento no seu perfil. Por exemplo: cirurgiões de cabeça e pescoço podem aproveitar o dia do fonoaudiólogo para falar sobre como as duas áreas se relacionam. Dessa maneira, o profissional aproveita a data para celebrar e informar o público sobre uma aspecto importante do seu campo de atuação.

Feita essa curadoria, é preciso planejamento. Entre as datas selecionadas, quais merecem postagens maiores e destacadas? Em campanhas mensais, como o conteúdo será trabalhado ao longo das semanas? Tais questões não podem ser analisadas em cima de hora. Principalmente porque, ao dedicar mais tempo a uma campanha, você pode pensar em novas abordagens. Entre elas, produzir um conteúdo diferenciado e informativo para os seus seguidores. 

A seguir, três dicas para você aproveitar as datas comemorativas em saúde ao seu favor:

#1 Fuja dos clichês

Basta uma pesquisa rápida na internet para ter uma noção de como as datas comemorativas vem sendo abordada nos últimos anos. Assim, essa pesquisa é essencial para não cair em clichês e conteúdos repetitivos.

Tenha em mente que um grande volume de pessoas estará falando sobre um mesmo assunto. Por isso, é preciso criar um conteúdo diferenciado e é possível fazer isso com algumas estratégias simples. Entre elas, você pode fazer um vídeo respondendo a perguntas sobre a temática da data. Outra opção, é compartilhar publicações e artigos recentes de forma acessível ao público em geral, por exemplo.

#2 Produza um conteúdo relevante para o seu público

O segundo item está diretamente relacionado ao primeiro. Você fez a pesquisa para evitar abordagens que já foram usadas muitas vezes. Assim, já sabe o que evitar. Agora, prepare-se para criar um conteúdo que impacte seus seguidores.

Pense: essa informação é nova ao público? É relevante? Faz sentido para as pessoas com quem eu me comunico? Refletir sobre essas questões ajudam a produzir postagens inovadoras e mais relevantes.

#3 Humanize as publicações

Nós sempre reforçamos a importância da humanização na saúde. Isso vale também para as datas comemorativas.

Assim, avalie em quais datas você pode usar fotos suas, compartilhar informações sobre sua atuação ou uma mensagem com teor mais pessoal. No entanto, lembre-se de levar sempre em consideração as recomendações do seu conselho de ética.

Vantagens de abordar datas comemorativas em saúde

Apostar em publicações de datas comemorativas é uma chance para se destacar em relação aos outros profissionais. Textos com informações diferenciadas, que emocionam ou que gerar empatia no público, são marcantes e mostram planejamento e organização. 

Outro aspecto vantajoso é a possibilidade de interação com outros profissionais. Como exemplo, estão os Guest posts. Além de fortalecer vínculos com colegas da área, podem aumentar bastante o alcance de suas publicações. Afinal, o outro profissional pode compartilhar a postagem e expor seu nome para mais pessoas.

No marketing digital, cada detalhe faz a diferença. E, para gerar engajamento com os seguidores, é preciso cuidado e dedicação.

 

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