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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

YouTube na Área da Saúde: como ter um canal de sucesso

Nós já mostramos aqui no blog que ter um canal no YouTube sobre saúde pode ser uma excelente opção para profissionais da área que querem fortalecer a presença digital. Afinal, em 2019 a plataforma ultrapassou o Facebook e se tornou a rede social preferida dos brasileiros, com presença de 95% dos internautas. 

Além de mostrar que você acompanha as transformações do mundo online, investir em conteúdos em vídeos pode ser uma ótima forma de comunicação com seu público. Outro ponto positivo do YouTube é o fortalecimento do vídeo marketing, forte tendência das estratégias de comunicação.

Mas o que é necessário para ter um canal de sucesso? É sobre isso que vamos falar hoje! Separamos algumas dicas para os futuros ‘youtubers’ da área da saúde. Confira.

Canal no YouTube: primeiros passos

Os primeiros passos em uma nova plataforma demandam uma atenção especial aos detalhes. Por isso, essa etapa deve ser bem estruturada.

#1 Selecione os assuntos que serão abordados

Antes de tudo, sempre reforçamos que as regulamentações do seu Conselho de Ética devem ser respeitadas. Por isso, esteja atento ao que pode e ao que não pode ser divulgado na sua especialidade.

O ideal é que antes de começar, você tenha em mente seu propósito com esse canal. Em linhas gerais, o que você pretende comunicar e para quem. Lembre-se de adequar sua forma de apresentação a esses objetivos.

Em seguida, defina os principais temas que quer abordar. É sempre importante ter um roteiro de gravações. Esse tempo gasto na pré-produção tornará a etapa de gravar e editar o vídeo muito mais rápida.

Além disso, é legal que você saiba quais assuntos são de maior interesse do seu público. Pergunte em suas outras redes sociais (Instagram e Facebook) o que eles gostariam de ver em vídeos.

#2 Defina uma periodicidade de publicação

Essa etapa é importante tanto para você, quanto para os seus seguidores. Com uma periodicidade definida, você pode se preparar com antecedência para a produção dos vídeos. Além disso, seus seguidores terão uma espécie de ‘’hora marcada’’ com as suas publicações.

Leve em conta os assuntos sobre os quais você vai falar, o tempo que levará para editá-los e sua disponibilidade para gravação.

#3 Divulgue!

Investir em um trabalho constante de divulgação é tão importante quanto a pré-produção. Compartilhe os seus vídeos com seus seguidores, amigos, familiares e colegas de profissão! O conteúdo do vídeo pode ser complementado com posts no blog, materiais em áudio ou publicações nas redes sociais. 

Como criar bons conteúdos para seu canal no YouTube

Agora, chegou a hora de falar sobre os vídeos que serão publicados. Seus materiais devem agregar valor aos seguidores. Aproveitar o recurso em vídeo para trazer informações novas pode ser uma boa opção. Algumas dicas para criar bons conteúdos:

#1  Crie uma série de vídeos

Dividir os seus vídeos em séries é uma boa opção. Além de aumentar o número de conteúdos para sua produção, você cria expectativa nos seguidores e evita que os vídeos fiquem muito longos.

Vamos supor que você é profissional de Educação Física e quer falar sobre o preparo para uma maratona. Ao invés de gravar um único vídeo sobre o assunto, você pode criar uma série de vídeos com diferentes abordagens sobre o tema. 

Exemplo: 

  • Vídeo 1 – Como começar a treinar para uma maratona
  • Vídeo 2: Preparo físico para maratona: treinos de corrida e musculação
  • Vídeo 3: Cuidado com lesões
  • Vídeo 4: Rotina de treinos uma semana antes da prova

Se você falasse sobre tudo isso em um único vídeo, é provável que ele ficasse muito longo. Assim, você cria mais conteúdos e aumenta o engajamento com os seguidores.

#2  Fale como se você estivesse conversando com uma única pessoa

Produzir um conteúdo humanizado é essencial para as estratégias de marketing de conteúdo. Por isso, montar sua fala de uma forma que o seu seguidor sinta que você está falando diretamente com ele faz toda a diferença.

Quem acompanha seu canal precisa ter empatia por você e pelos assuntos que você aborda. Essa é também uma maneira de reforçar a sensação de confiança, imprescindível na área da saúde.

#3 Complemente assuntos divulgados em outras redes sociais

Esses são os famosos ganchos – uma maneira de levar seus seguidores de uma rede social para outra. Em outras palavras, uma forma de engajá-los.

Por exemplo: uma postagem no Instagram sobre cuidados com o coração pode render um vídeo mais explicativo no YouTube. No canal, você pode falar de forma mais completa sobre o assunto.

Lembre-se de sinalizar isso aos seguidores e sempre reforçar para que acompanhem suas páginas em todas as redes sociais das quais você participa.

Um canal no YouTube pode agregar muito valor à sua presença digital. Se você quer saber mais sobre essa e outras estratégias de marketing de conteúdo para a área da saúde, procure uma agência especializada no assunto. A Santé pode lhe ajudar a consolidar a sua imagem no mundo digital como autoridade em sua especialidade! Entre em contato conosco e saiba mais.

 

 

 

 

Mitos sobre mídias sociais

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