Profissionais da saúde são responsáveis pela qualidade de vida e bem estar das pessoas. Para isso, são necessários anos de estudo e investimento, além de atualização constante. Assim, artigos, posts e outros formatos de conteúdo que carregam o seu nome ou o da sua clínica devem refletir dedicação e credibilidade. No Marketing de Conteúdo na Saúde, eles devem também ser personalizados, incorporar as características e a experiência do profissional.
Quando o paciente procura por atendimento e escolhe o especialista, ele deposita toda a sua confiança no trabalho do profissional. E é justamente para fortalecer esse laço que o Marketing de Conteúdo na Saúde trabalha.
Por que investir em Marketing de Conteúdo?
1. Melhor posicionamento nos resultados do Google
Para entendermos melhor como funciona o Marketing de Conteúdo na Saúde e como contribui para melhorar o posicionamento da clínica no Google, tomaremos como exemplo uma clínica do aparelho digestivo. Nela, os profissionais possuem grande especialização em cirurgia bariátrica e desejam aumentar o volume desses procedimentos.
Identificando a necessidade de mudanças no seu posicionamento e na sua comunicação, a clínica passa a trabalhar com Marketing de Conteúdo. Além da definição do público-alvo desejado, são desenhadas as personas e suas jornadas de decisão. São então realizados estudos de SEO e definidos temas para o perfil de paciente desejado. A partir de então, a clínica começa a publicar conteúdo relevante sobre vários aspectos relacionados à cirurgia bariátrica, em seu blog e em suas redes sociais . Com o uso das técnicas adequadas, as publicações começam a ganhar destaque dentro das ferramentas de busca do Google. O número de acessos ao site é progressivamente maior, assim como o ganho da clínica em autoridade digital. Por consequência, o número de pacientes que buscam uma cirurgia bariátrica, também.
No entanto, para que as ações de Marketing de Conteúdo na saúde sejam realmente eficazes, elas precisam estar baseadas nas personas e nas suas jornadas de decisão. Uma jornada é formada por todas as fases pelas quais as pessoas passam antes de optar por uma consulta ou tratamento. Assim, se inicia quando a pessoa percebe que existe um problema ou oportunidade para sua saúde e segue até o pós-tratamento.
Vale dizer que para a clínica estar entre as primeiras opções nos resultados do Google, há dois caminhos: investir em anúncios ou conquistar um posicionamento orgânico (sem patrocínio). O Marketing de Conteúdo colabora com este último e seus esforços são duradouros.
2. Você já está exposto
Hoje, percebemos que o número de pessoas que procuram informações sobre saúde na internet é cada vez maior. Um estudo feito pelo Google em 2019 mostrou que 26% dos brasileiros recorrem primeiro ao buscador para obter informações sobre saúde, enquanto 35% vão ao médico.
Além disso, os fóruns e as avaliações sobre clínicas e profissionais de saúde são cada vez mais comuns. O próprio Google oferece espaço para a troca de comentários e avaliações, inclusive com notas. O mesmo acontece nas redes sociais. Você pode não ter um perfil no Facebook ou no Instagram, por exemplo. No entanto, no perfil de hospitais e clínicas onde você trabalha, certamente há comentários de seus pacientes. Cada vez mais, as redes sociais abrem espaço para o compartilhamento de experiências.
Assim, por mais que muitos profissionais de saúde não queiram se expor no mundo digital, não há muito o que fazer diante da forma que a sociedade troca informações atualmente. Por isso, é importante se fazer presente, ser detentor do conteúdo a seu respeito.
3. Fake News
Atualmente, temos acesso fácil a uma quantidade enorme de informação. Porém, vivenciamos também uma enxurrada de fake news. Infelizmente, a crescente quantidade de informações equivocadas que circulam pela rede acaba interferindo diretamente na saúde pública.
Dado o impacto que o conteúdo gera, compartilhar informações corretas é essencial. Assim, o Marketing de Conteúdo torna-se ainda mais importante.
Diante desse quadro, o profissional que deseja ganhar destaque não pode mais se omitir. O cenário hoje oferece grandes oportunidades para quem deseja construir uma imagem de credibilidade perante pacientes e colegas. O Marketing de Conteúdo na saúde é uma das melhores ferramentas para alcançar o posicionamento tão desejado.
4. Visibilidade e Credibilidade
Muitos profissionais acham estranho produzir e oferecer informações “de graça”, para todos. Os ganhos para a imagem com isso porém, são imensos. Confiança, credibilidade, responsabilidade social, humanização, entre vários outros, são alguns exemplos.
O Marketing de Conteúdo na Saúde traz reconhecimento. O objetivo é fortalecer a imagem do profissional como autoridade no assunto. Ao publicar informações úteis para seus seguidores, também estará ajudando a melhorar a saúde dos mesmos. A longo prazo, uma relação de confiança e credibilidade é criada. Além disso, ele chegará ao seu consultório mais preparado e comprometido a seguir o tratamento.
5. Baixo Investimento
Uma grande vantagem do Marketing de Conteúdo na Saúde é o baixo investimento comparado com a tradicional Publicidade e Propaganda. A estratégia de conteúdo utiliza de todas as ferramentas disponíveis na internet para potencializar a imagem do profissional como autoridade em sua área. Blogs, Google, Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin são apenas alguns dos instrumentos que, se bem utilizados, podem gerar ótimos retornos.
Além disso, com o Marketing de Conteúdo na Saúde, o profissional é visto de maneira menos comercial e mais ética.
Marketing de Conteúdo: produzir ou contratar uma agência especializada?
Os próprios profissionais da Saúde podem produzir seus conteúdos e gerenciá-los em seus canais de comunicação. Muitos tem páginas nas redes sociais, canais no YouTube e blogs. A estratégia é válida e funciona. No entanto, alguns fatores podem levar à necessidade de contratação de uma agência para realizar o Marketing de Conteúdo na Saúde:
- Falta de tempo para produzir o conteúdo;
- Dificuldade em escrever de forma acessível para os pacientes, sem termos técnicos;
- Desconhecimento em copywritting e técnicas para conteúdos atrativos;
- Rotina atribulada para manter a frequência de publicações;
- Impossibilidade de gerenciar as interações (comentários, etc) que chegam junto às publicações.
Esses são apenas alguns exemplos, mas muitas outros fatores acabam se tornando barreiras para que profissionais da saúde atuem com Marketing de Conteúdo.
Há, ainda a necessidade de conhecimento da técnica, capaz de conduzir o paciente pelas etapas de atração, reconhecimento do problema, consideração da solução e, por fim, escolha do profissional que irá atendê-lo em sua necessidade. Assim como em cada especialidade, o marketing conta com técnicas para traduzir as estratégias em resultados.
E, por último, mas de extrema importância, há a necessidade de estar atento à ética e à regulamentação de cada especialidade.
Assim, contar com uma agência especializada em Marketing em Saúde e que tenha experiência em Marketing de Conteúdo para diferentes especialidades acaba sendo uma ótima alternativa.
Conteúdo personalizado para a área da saúde
Outro ponto importante para quem deseja destaque como autoridade na área em que atua é a personalização do seu conteúdo. Após anos de estudos e investimento na carreira, profissionais da saúde criam metodologias e estilos próprios. Não adianta copiar o que foi publicado em um determinado site e republicar nas suas redes sociais ou blog. Também não vale construir uma colcha de retalhos, com trechos daqui e dali. Além de pegar mal, o Google possui algoritmos que irão acabar penalizando você com baixa posição nos resultados de buscas.
Por isso, agências especializadas em Marketing de Conteúdo na Saúde investem em personalização. Cada material produzido precisa ter as características próprias de quem o assina. Precisa refletir a imagem e a experiência do profissional.
O contato entre o produtor de conteúdo, os especialistas em Marketing e o profissional da Saúde é fundamental. Para isso, as agências com alto padrão de qualidade investem em reuniões e entrevistas periódicas. Somente a partir desses encontros é que as estratégias são definidas e os conteúdos produzidos.
Se você é profissional da saúde e já percebeu as vantagens de produzir e oferecer conteúdos exclusivos para os seus pacientes, fale com a gente. A Santé é uma agência especializada em Marketing na Saúde. Podemos lhe ajudar a consolidar a sua imagem no mundo digital como autoridade em sua especialidade! Entre em contato conosco!
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