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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

4 Dicas para fazer seu blog de saúde

Em tempos de marketing de conteúdo, ter um bom blog de saúde é fundamental. Para tal, saber escrever textos que as pessoas gostem de ler, também.

Para realmente ter textos com boa repercussão na área da saúde, informações confiáveis são o ponto de partida. Profissionais da saúde, mais que qualquer outro, devem saber disso. Afinal, não são poucas as informações falsas sobre saúde que circulam na internet todos os dias.

Mediante essa disseminação de conteúdos que em quase nada contribui para a manutenção da boa saúde, a presença dos profissionais da área na internet é essencial.

Porém, essa presença não pode ser igual à existente nos meios acadêmicos. Pois, nesse meio, circulam pessoas com o conhecimento técnico. Assim, quando um termo é mencionado, todos compreendem facilmente a mensagem.

Para a internet, a escrita dos textos é outra. Dessa maneira, o público que se alcança é maior. Por isso, são dicas como essa que iremos abordar. Com elas, você que é profissional da saúde vai poder elaborar uma mensagem capaz de ser entendida e disseminada por todos!

Para escrever textos preste atenção a estas dicas!

1. Escolha bem o tema

Parece muito óbvio dizer que a primeira coisa a ser definida é o tema. Porém, não é.

Muitas vezes, acontece de o profissional da saúde considerar muito interessante escrever sobre um determinado assunto que ele gosta e domina. Contudo, para as pessoas o tema pode não ser tão relevante. Logo, abandone essa fórmula, pois ela pode ser fadada ao fracasso.

Dica: ouça os pacientes. Qual é a pergunta de maior recorrência que eles fazem? O raciocínio é muito simples: sendo a pergunta repetida pela maioria deles, significa que há por aí mais pessoas querendo saber o mesmo. Portanto, escreva sobre isso.

2. Escolha a palavra-chave

A palavra-chave é o que uma pessoa escreve no Google quando vai fazer uma pesquisa. Assim, é importante que, no texto, conste exatamente o que é escrito para a busca.

Por exemplo, digamos que você seja um pediatra e a maior parte dos pais tenha dúvida sobre como baixar a febre. Em tempos de internet, muitos devem pesquisar dessa forma: “como baixar a febre”.

Logo, para que outras pessoas, com a mesma dúvida, possam encontrar o texto escrito por você quando fizerem a mesma busca na internet, escreva a frase exata:

  • no título. Ex.: Como baixar a febre do bebê?
  • no primeiro parágrafo. Ex.: Tem como baixar a febre do bebê sem precisar de medicamentos. Entretanto, depende do caso clínico da criança.
  • em um intertítulo. Ex.: Como baixar a febre sem precisar de remédios
  • na segunda parte do texto. Ex.: Uma das formas de baixar a febre do bebê é (…).

Dica: uma maneira de saber se as pessoas realmente pesquisam sobre isso é abrir o Ubersuggest e na busca escrever a frase “como baixar a febre”. Lembre de selecionar Português/Brasil, caso não esteja automaticamente selecionado. Depois, faça a busca.

No resultado aparece volume de busca: 4.400. Isso significa que, a cada mês, mais de quatro mil pessoas, em média, pesquisam sobre como baixar a febre. Logo, há a chance de 30% delas lerem o texto que você vai escrever, caso ele seja o primeiro a aparecer no resultado da busca.

3. Escreva frases curtas

Para quem não está acostumado, é difícil escrever um texto com frases curtas. No entanto, é necessário treinar para tal.

Quando você lê um texto muito extenso e com longos parágrafos, provavelmente mal dá para lembrar o que foi dito na primeira parte do conteúdo. Com frases curtas, a assimilação das ideias se torna mais fácil. O ideal é que cada frase contenha, no máximo, 20 palavras.

Dica: escreva o texto primeiro. Depois, faça uma revisão, analisando quais frases parecem muito longas. Busque uma forma de encurtá-las, dividindo as ideias.

O que você pode fazer é usar recursos dos editores de texto, como as ferramentas de contagem de palavras. Além disso, há opções como o WordCounter para ajudar. Copie a frase que parece estar com mais de 20 palavras e cole no contador. Depois, tente escrevê-la até estar menor. O bom é que esse exercício já será um treino para quando for escrever os próximos textos.

4. Leia o texto como fará o seu leitor

Ao escrever textos, você o estará fazendo para que outra pessoa leia, certo? Então, você não está escrevendo para si, mas para uma pessoa que não conhece.

Ter isso em mente é muito importante, especialmente na hora de revisar o que foi escrito. Nesse momento, faça o exercício de ler o texto da mesma maneira que o leitor o fará. Ou seja, com o olhar de uma pessoa leiga, que não sabe do que o texto trata.

Dica: preste atenção em como estão construídas as frases.

Alguma delas parece estar ambígua? Nesse caso, reescreva. A colocação de alguma das ideias está pouco clara? Refaça essa parte. Há referências fáceis de compreender? Por exemplo, são na mesma língua mãe do leitor? Recorde que nem todos dominam o conhecimento do inglês ou do espanhol. Sendo assim, use-as somente se não houver outra opção.

O texto tem de ser fácil o suficiente para ser lido até o final e compreendido sem que a pessoa tenha de se esforçar muito para isso. Caso contrário, ela pode desistir do texto na metade, isso se não o fizer já no primeiro parágrafo.

É isso! Agora, é hora de colocar as dicas em prática. No caso de surgir alguma dificuldade, conte com a gente para ajudar. 😉

Você também pode contar com a ajuda do nosso Checklist para fazer um Blog de Saúde. É gratuito!

 

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