Blog

Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Marketing Digital para Médicos: o que você perde ao deixar de investir

O marketing digital para médicos é um recurso estratégico para os profissionais de medicina interessados em maior visibilidade. Especialmente porque o Código de Ética Médica restringe as possibilidades que os médicos têm para fazer publicidade. Em geral, só é permitido ao médico se expor quando for para contribuir com conteúdos educativos, puramente informativos.

Nesse ponto, o marketing digital para médicos encaixa-se perfeitamente, pois a sua essência é disseminar informações de qualidade, que respondam às dúvidas das pessoas e entreguem a elas um conteúdo realmente de qualidade.

Os médicos que ainda não descobriram o potencial do marketing digital para si, seus consultórios ou clínicas médicas, estão perdendo várias oportunidades. A seguir, você vai ficar sabendo quais são essas oportunidades.

Círculo Virtuoso do Marketing Digital para Médicos

O marketing digital surgiu, dentre outros motivos, em função do novo modo de vida proporcionado às pessoas pelo surgimento da tecnologia e da internet. Hoje, a maneira como nos comunicamos é muito diferente de pouco tempo atrás. A forma como absorvemos novos aprendizados também se alterou.

Com acesso à internet e boas fontes de informação, só não sabe de algo quem não quer. As pesquisas podem ser feita facilmente nos buscadores. E é bem fácil encontrar muitas respostas, mas nem todas confiáveis.

Muitas das informações de saúde encontradas na web não citam a fonte, não são corretas e podem colocar em risco a saúde das pessoas. Dessa forma, quando se trata de alguma pergunta relacionada à saúde, por que não ser um conteúdo de um médico que entende bem do assunto o primeiro resultado da pesquisa? 

A pessoa que busca a informação na internet e o médico que disponibiliza a informação na rede colaboram um com o outro. O médico, por contribuir com informações corretas sobre o assunto. O leitor, por entender e disseminar essas informações para outras pessoas. Assim, mais indivíduos adquirem um bom conhecimento e, consequentemente, tornam o médico que o forneceu uma referência para aquele tema.

Qualquer profissional de medicina pode se integrar a esse círculo virtuoso. As ferramentas do marketing digital estão à disposição para isso. E para gerar ainda mais oportunidades. Agora, sim, é hora de falarmos sobre elas.

Oportunidades do Marketing Digital para Médicos

1. Fazer o investimento certo, de forma mais econômica

As regras para a realização de publicidade médica sempre restringiram as ações voltadas para esse fim. Por isso, até mesmo o marketing convencional era difícil de ser posto em prática. Pouco mudou nesse sentido.

O marketing convencional tem como meios outdoors, rádios, TVs, jornais e revistas (para citar os principais). E, como temos visto, muitos desses meios têm perdido sua força em função da internet. Isso não significa que perderam a relevância, mas sim que há ainda mais canais à disposição. Cada um tem seu apelo e seu público, ou seja, devem ser avaliados de acordo com o objetivo que se pretende alcançar. Porém, a mídia digital costuma apresentar opções com investimentos menores.

O marketing digital usa as ferramentas da internet para divulgar o trabalho do médico, o consultório ou a clínica para um público específico. Além de ser mais assertivo, há total controle sobre o valor a ser destinado para anúncios no Google e nas redes sociais. Ou seja, o médico tem total controle sobre quanto quer investir para que o seu conteúdo chegue até as pessoas certas. 

2. Conquistar novos pacientes e fidelizar os que já existem

Essa segunda oportunidade está intimamente relacionada ao círculo virtuoso sobre o qual falamos antes. E um dos efeitos dele pode ser um número maior de pacientes para atender.

Como isso é possível? Simples: ao consumirem o conteúdo e indicá-lo para outras pessoas, as pessoas podem lembrar-se do médico que esclareceu suas dúvidas e marcar uma consulta com ele quando necessário.

Depois que a consulta é realizada, essas pessoas tornam-se pacientes efetivamente e entram para um outro grupo, dos pacientes que já existem e se quer que permaneçam. Nisso, o marketing digital também pode ajudar a partir de estratégias de e-mail marketing.

Há diversas alternativas para continuar conversando com o paciente por meio do e-mail. Uma consultoria de marketing pode ajudar a escolher a melhor e a colocá-la em prática. Especialmente quando o médico tem interesse em fazer isso, mas não tem tempo.

3. Presença digital em novos canais de comunicação

Às vezes, faltam horas no dia do médico para fazer alguma ação nas redes sociais. Por isso, é comum ver que a página no Facebook existe, que há o perfil no Instagram, porém, não há nada publicado. Um erro que pode impactar financeiramente. Afinal, se não há atualização, as pessoas terão de consumir informações antigas.

Pessoas são movidas a novidades. Gostam de estar bem informadas. E se um médico pode oferecer a melhor informação em saúde, por que não oferecer?

O movimento nas redes sociais também podem significar ganhos. Eles podem não ser imediatos, porém o retorno pode ser melhor do que o esperado a longo prazo.

Um seguidor pode não ser um paciente, mas ao ser constantemente ‘alimentado’ pelos conteúdos, terá o médico como referência. Os seguidores das redes sociais conseguem perceber quanto conhecimento o médico possui e quão atualizado é. E isso faz com que lembrem do profissional quando precisarem dos serviços de sua especialidade – e que o indiquem para alguém que precisar.

As redes sociais são os novos canais de comunicação. Basta ver a facilidade com a qual as pessoas curtem, compartilham e adquirem informações de seu interesse. Nesse ponto, muitos perfis ganham o status de “influenciadores digitais”, não só pela quantidade de seguidores, mas também pelo engajamento em seus perfis. Um médico pode ser um influenciador também nas redes sociais. O fundamental, porém, é manter a qualidade do conteúdo e a ética médica, sempre.

O marketing digital para médicos é uma excelente estratégia para visibilidade, respeitando a ética. Busque ajuda, caso necessário. Podemos fazer uma consultoria gratuita e ajudar a alcançar os resultados mais que esperados! Entre em contato com a Santé e conte conosco para sua presença digital.

 

 

CTA Marketing Digital na Saúde-01

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo