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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Consultoria de Marketing em Saúde: sua clínica precisa?

Em que momento a clínica médica necessita de uma consultoria de Marketing em Saúde? Todo médico ou gestor de uma clínica médica já se fez essa pergunta.

Basicamente, há duas razões para dizermos isso. A primeira delas está ligada ao fato de que médicos têm uma série de regras e protocolos a cumprir. Algumas e alguns relacionam-se às permissões e proibições que regem a publicidade na medicina e constam no Código de Ética Médica.

Nem todos os profissionais têm conhecimento sobre o Código em sua totalidade. Vez ou outra, agem de maneira oposta às determinações, especialmente em redes sociais. Uma consultoria de Marketing em Saúde, que domina esse conhecimento sobre as regulamentações da área, evitaria que o médico adotasse qualquer atitude fora dos limites das normas.

A segunda razão está relacionada ao fato de que, em meio a tantos anos de estudos para formar-se médico e, depois, mediante a rotina de trabalho entre plantões hospitalares, consultório e tantas outras atividades, pouco tempo há para o médico planejar e executar suas estratégias de Marketing. E, no meio concorrido que é o da Medicina, deixar de investir em Marketing pode não ser uma escolha inteligente.

Logo, frente a esses dois cenários, em que é preciso conhecer o Código de Ética a fundo e/ou investir tempo para as estratégias de Marketing saírem do papel, dispor de uma consultoria de Marketing pode ser o mais assertivo para não cometer erros e ganhar visibilidade. Na sequência, é possível entender melhor por quê, com alguns pontos abordados por uma consultoria de Marketing em Saúde:

Consultoria de Marketing em Saúde

1. Compreensão do Mercado

O principal ponto a considerar é como as pessoas têm procurado pelas clínicas médicas nos últimos tempos. Bem antes de termos a internet ao alcance das nossas mãos, existiam os médicos de família. O mesmo profissional atendia mãe, filhos e parentes próximos. O que favorecia a percepção da influência do contexto familiar na saúde das pessoas, também favorecia a indicação dos serviços médicos nos grupos de relacionamento desses indivíduos.

Hoje, a figura do médico de família já não existe mais. Além disso, as pessoas buscam por cuidados cada vez mais específicos e personalizados. O que serve para um, não necessariamente serve para o outro. Além disso, nossa comunicação também mudou. Podemos morar longe ou perto de amigos e familiares, mas certamente interagimos mais por redes sociais e WhatsApp do que pelo relacionamento pessoal. Hoje, esses são nossos principais canais de busca por indicações e referências de profissionais da Saúde.

É neste contexto que médicos, gestores e administradores de clínicas precisam saber como atuar. É preciso definir ações e estratégias adequadas à comunicação digital e alinhadas à ética médica para atrair pessoas ao atendimento em saúde que oferecem.

É uma iniciativa que requer um conhecimento específico sobre o público-alvo e a formação de personas, por exemplo. Uma consultoria de Marketing especializada na área da Saúde já detém a expertise necessária para estudar mercado e auxiliar no processo, antecipando resultados.

2. Consolidação do Nome da Clínica e dos Profissionais

Hoje, não é mais suficiente abrir a clínica para que as pessoas comecem a agendar consultas. Em tempos de muita informação à disposição, a falta de uma boa referência pode fazer com que a dificuldade para preencher todos os horários da agenda seja um pouco maior.

Para conquistar mais pacientes, é preciso mais do que indicações. De posse de um nome, as pessoas vão ao Google para obter referências. Querem saber como é o profissional, como é o ambiente da clínica médica. Além disso, buscam também as avaliações de outras pessoas sobre o atendimento e os serviços. E tudo está disponível a poucos cliques.

Em geral, a maioria de nós confia em quem oferece algum conteúdo relevante. Por exemplo, um médico que atende em uma determinada clínica e concedeu entrevista sobre como prevenir o glaucoma. Ao fazer isso, mostra que tem conhecimento sobre o assunto. Quem precisa de tratamento para glaucoma, vai buscar outras referências sobre o profissional e a clínica. Encontrar informações em um bom site e artigos em um blog médico vão colaborar para que sejam vistos como referência nessa área.

Assim, é preciso fazer algum esforço, mesmo que pequeno, em Marketing em Saúde para consolidar o nome da clínica e/ ou do médico. E, ainda, é necessário estar atento ao Código de Ética Médica. Existem algumas alternativas que a consultoria de Marketing em Saúde pode explorar junto aos gestores da clínica médica.

3. Divulgação de Serviços

A partir do momento em que a clínica médica disponibiliza um conteúdo e busca meios para disseminá-lo, está trabalhando a consolidação da marca, ao mesmo tempo em que atua na divulgação de seus serviços.

Disseminar informações sobre saúde, prevenção de doenças e opções de tratamento é uma forma de mostrar autoridade sobre o assunto e de tornar-se referência. Além disso, uma forma muito mais assertiva do que apenas promover a clínica em si.

Médicos e clínicas médicas têm como meios para fazer isso conteúdos informativos e educativos. O grande ‘pulo do gato’, aqui, é saber os canais corretos para promover essa divulgação e como se comunicar em cada um deles. Cada ferramenta de divulgação possui uma linguagem própria, que uma consultoria de Marketing em Saúde pode ajudar a dominar para alcançar as pessoas de forma mais assertiva.

Uma maneira de começar a entender com maior profundidade os principais pontos em que uma consultoria de Marketing pode ser efetiva é com uma consultoria gratuita. Agende o quanto antes para acelerar o Marketing da sua clínica.

 

 

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