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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Médicos devem anunciar no Google?

Esta é uma dúvida bastante comum. Muitos médicos têm receio em anunciar no Google, devido à ética médica. É bastante compreensível, considerando as regras do CRM para a publicidade médica.

Logicamente, é preciso tomar cuidado para não infringir nenhuma questão ética. As regulamentações do Conselho de Medicina servem como um bom guia do que pode e não pode ser praticado. Uma vez respeitando a regulamentação, os médicos podem – e devem – anunciar no Google.

Os anúncios no Google são uma ferramenta interessante para alcançar pessoas no momento em que buscam por soluções. E isso contribui com vários objetivos de uma estratégia de marketing médico. Anunciar no Google gera maior visibilidade para o profissional, clínica ou hospital, auxilia a construir a autoridade digital e a aumentar a quantidade de pacientes.

A questão é ter bem definido o que se espera alcançar e em quanto tempo, dentro das possibilidades éticas. Assim, as campanhas podem ser configuradas corretamente para que o retorno do investimento apareça.

Neste post, vamos mostrar porque e como médicos devem anunciar no Google.

O que é preciso para anunciar no Google?

O ponto de partida para um médico anunciar no Google é definir o que se quer com o anúncio. A partir disso, a estratégia começa a ser traçada e algumas decisões precisam ser tomadas.

No caso do médico não possuir um site, é preciso decidir para onde direcionar os interessados em seu anúncio. Pode-se optar por criar um site, direcionar para uma página do Facebook, para gerar ligações para o consultório, entre outras possibilidades.

Duas dicas importantes:

-> Lembre que o anúncio no Google deve direcionar o usuário para uma página que tenha relação direta com o conteúdo anunciado. Por exemplo: se o anúncio menciona “agende sua consulta”, direcione à página de agendamento.

-> Para quem opta por anunciar no Google direcionando para o Facebook, é importante ter um perfil profissional nessa rede, uma Página, e não um perfil pessoal.

A vantagem de ter um site é que ele concentra todas as informações relevantes ao seu público-alvo, de forma clara e organizada. Além disso, passa uma imagem muito mais profissional. O Facebook, assim como Instagram e outras redes sociais, são importantes para atrair a atenção das pessoas. Assim, o objetivo delas seria levar os seguidores para o seu consultório. Porém, antes do agendamento de uma consulta ou procedimento, as pessoas costumam obter e validar informações. Assim, o site faz esse papel.

Além disso, o site é mais profissional e menos informal do que a rede social. Sem contar que os usuários do Facebook buscam informações mais dinâmicas. Dificilmente alguém deseja consumir uma informação mais extensa na rede social. É uma questão bem diferente do que acontece no site, que pode dispor de um blog com dicas e explicações mais detalhadas.

Como anunciar no Google?

Algo interessante dos anúncios no Google é que eles podem ser feitos em diferentes formatos. Há os anúncios por palavra-chave, de display (banners), campanhas de remarketing e anúncios em vídeos. Cada um aplica-se a uma estratégia.

A Campanha no Google Ads (antigo Google Adwords)

O uso do Google Ads é gratuito. O médico que não possuir uma conta, pode criá-la. No entanto, para anunciar é preciso fazer um investimento financeiro. O interessante é que não há um valor mínimo ou um valor máximo. Portanto, é possível começar com um investimento baixo por dia e, conforme os resultados forem aparecendo, ajustar o valor gradativamente.

Porém, é importante ter em mente que, quanto menor o valor estipulado para cada dia, menor será o número de pessoas para as quais o anúncio será exibido. Isso porque o algoritmo do Google considera também outros anunciantes que estão concorrendo pelo mesmo espaço. Vários médicos podem estar anunciando no Google para buscas por “cirurgia plástica em Florianópolis”, por exemplo. O seu anúncio será exibido considerando o quanto você definiu de investimento – e seus concorrentes também.

Importância da Palavra-Chave

A palavra-chave é o termo pelo qual o médico, clínica ou hospital quer ser encontrado. Um especialista em Urologia pode desejar ter seu anúncio exibido em buscas por termos como: urologista em Florianópolis, médico urologista, clínica urológica, atendimento de urologista por convênio, e por aí vai.

O próprio Google oferece o recurso para análise do volume de buscas por palavra-chave. Utilizá-lo é altamente recomendado, uma vez que você pode optar por palavras de maior volume, ou seja, que as pessoas mais usam para buscar por um serviço da sua especialidade médica.

Esse mesmo recurso mostra, ainda, se a concorrência pelos termos escolhidos é alta, média ou baixa. O grau de concorrência impacta na exibição e no custo do seu anúncio no Google, como mencionamos mais acima.

Além disso, o buscador também oferece uma ferramenta para que você tenha mais ideias de palavra-chave. Isso pode ampliar suas possibilidades de exibição e melhorar os resultados do seu anúncio.

Boas Práticas para Campanhas no Google

Para que a campanha tenha o alcance correto e atinja exatamente o público esperado, outras informações devem ser definidas, além da palavra-chave. Entre elas: localização, gênero, idade, entre outras. Essa definição do público-alvo do anúncio médico no Google é fundamental para que se atinja o perfil desejado de pessoas.

Outra questão importante é a qualidade do anúncio. Para que a campanha realmente seja eficaz, é necessário que contenha a palavra-chave e traga informações importantes. O texto do anúncio tem de ser suficientemente atrativo, ao mesmo tempo em que deve informar sobre os serviços em saúde. Esses requisitos são levados em consideração pelo buscador para exibir seu anúncio aos usuários.

Sabendo que médicos, clínicas e hospitais podem (e devem) anunciar no Google, respeitando a ética médica, basta seguir as orientações e seguir com esta estratégia de marketing. Se precisar de ajuda, conte conosco!

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