Na área da saúde, é preciso ter cuidado quando o assunto é Marketing. É necessário trabalhar as ações de forma a não prejudicar a credibilidade e imagem profissional. Quando trabalhado de forma adequada, o Marketing para a área da Saúde traz a perspectiva de ótimos resultados. Porém, deve sempre manter um posicionamento correto perante ao meio no qual se insere o profissional em questão. Confira como conduzir as ações de marketing para conciliar a presença nas mídias sociais com ética médica.
Afinal, o médico pode estar presente nas mídias sociais e fazer publicidade sobre os tratamentos que realiza?
O Conselho Federal de Medicina (CFM) possui diretrizes bem estruturadas com relação à forma como deve ser trabalhado o Marketing Médico. Por muito tempo, o órgão limitou bastante as ações de Publicidade Médica, através de suas regulamentações (1.974/2011 e 2.126/2015). Em setembro de 2023, publicou uma atualização das regras através da resolução 2.333/23, que passa a valer em março de 2024.
A tão esperada mudança nas regras do marketing médico trouxe uma série de possibilidades aos profissionais. Com muito maior flexibilidade, agora a publicidade médica pode, de fato, auxiliar os profissionais e não deixá-los para trás em um mercado no qual inúmeras outras profissões vêm ganhando espaço. Ainda assim, fique atento, pois nem tudo pode e a ética médica deve ser zelada.
Antes de começar
Estar ciente das limitações existentes com relação à publicidade na área da saúde de atuação é fundamental para que se alcance resultados positivos sem ferir a ética profissional. Consultar profissionais com experiência na área de Marketing para Saúde é crucial para não iniciar no meio digital de maneira errada.
Trabalhe ações que sejam consideradas válidas pelo CFM. Lembre-se que realizar autopromoção, sensacionalismo, propaganda de medicamentos e premiações continua proibido. Dessa maneira, as infrações podem resultar em processos ético-disciplinares. Para ter acesso à nova resolução do CFM sobre Publicidade Médica (2.333/23), clique aqui.
Boas práticas nas mídias sociais com ética médica
Ao começar a desenvolver ações de Marketing Médico nas mídias sociais, atenda às seguintes recomendações:
- Mantenha os limites necessários na relação médico-paciente, sempre respeitando as diretrizes éticas estabelecidas pelo CFM;
- Esteja constantemente informado quanto aos limites e orientações de privacidade a serem seguidas em mídias sociais;
- Certifique-se de que as informações divulgadas nos seus perfis sociais tenham sempre uma fonte apropriada e fidedigna;
- Cuide para não utilizar as redes sociais como meio de autopromoção ou sensacionalismo;
- Tenha sempre o cuidado de manter boa postura com relação à imagem e a informações pessoais;
- Mantenha sobriedade ao tratar de assuntos que possam gerar discussões de opiniões profissionais divergentes;
- Esteja ciente de que é vetado ao profissional médico anunciar especialidade/área de atuação não reconhecida;
Mídias Sociais: estratégia para visibilidade
A presença nas mídias sociais é uma importante estratégia de Marketing para conquistar visibilidade. As redes sociais são um excelente canal de projeção, capazes de torná-lo autoridade reconhecida pelo seu público.
No entanto, é sempre bom ressaltar a importância do conteúdo a ser publicado. Além da ética, a preocupação também deve estar em postar conteúdos relevantes. Ou seja, o foco é o interesse do público que você deseja alcançar. Por isso, invista na produção de conteúdos fidedignos e originais. Procure produzir um conteúdo próprio, único, que o diferencie dos demais profissionais. Atuar com Marketing de Conteúdo, site e blog certamente ajudará nessa tarefa e na construção da sua autoridade na especialidade em que atua.
Inove, mas esteja sempre de acordo com as práticas éticas impostas pelo Conselho Federal de Medicina. Se quiser ajuda, conte com a gente! A Santé é especializada em Marketing na Saúde.
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