Blog

Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

O que postar em cada recurso do Instagram?

O Instagram é a principal rede social para criação de conteúdo atualmente – e, talvez, a mais versátil, já que você pode publicar imagens, vídeos curtos ou longos e até mesmo conteúdos que somem após 24h. Além disso, a plataforma lança novos recursos frequentemente. Portanto, se você, profissional de saúde, está começando no Marketing Digital e deseja atrair novos pacientes, esse é um ótimo espaço para iniciar sua estratégia.

Sabemos que tantas funcionalidades podem deixá-lo um pouco confuso. Pensando nisso, trouxemos algumas sugestões de quais tipos de conteúdo você pode publicar de acordo com as características de cada recurso do Instagram – sempre conciliando a presença nas redes sociais com a ética!

Quer saber mais? Continue a leitura!

Feed: como utilizar esse recurso do Instagram?

Pode-se dizer que “a alma” ou a essência do Instagram é o feed. Afinal de contas, essa funcionalidade era a única e principal proposta da rede social na época do seu lançamento, em outubro de 2010 – e assim permaneceu por um bom tempo.

O feed nada mais é do que o lugar que permite a publicação de fotos e vídeos de até 1 minuto. Além disso, é através dele que seus seguidores têm acesso às suas informações e publicações. Mesmo sendo o recurso do Instagram mais antigo, ele segue passando por atualizações. Uma prova disso é que, em 2017, a plataforma incluiu a possibilidade de criação de carrosséis de imagens – publicações com várias fotos e/ou vídeos reunidos.

O que postar em cada recurso do Instagram
Este é o feed da Santé no Instagram

O feed, em comparação às outras funções, permite que você publique textos mais longos. Portanto, você, profissional de saúde, pode publicar conteúdos como:

  • Explicações sobre doenças ou procedimentos da sua especialidade;
  • Dicas de saúde;
  • Posts de datas comemorativas;
  • Mitos e verdades sobre um determinado assunto (por exemplo: se a sua especialidade for a Urologia, pode fazer um post explicando os 5 principais mitos sobre o cálculo renal);
  • Serviços oferecidos por você e/ou pela sua clínica.

Por fim, uma dica valiosa para seus posts: utilize as imagens a seu favor! O Instagram é uma ferramenta muito visual. Portanto, capriche na imagem que acompanhará seu post!

O que publicar no Instagram Stories

Lançado em 2016, o Stories tem uma proposta um pouco mais informal do que o feed. Diferentemente dos posts no feed, que são permanentes, o Stories permite a publicação de fotos e vídeos curtos que ficam acessíveis apenas por 24 horas – a não ser que você adicione essas postagens nos destaques, função da qual falaremos mais a seguir.

Além disso, a ferramenta conta com algumas funcionalidades para torná-los mais atrativos e proporcionar uma interação maior com o público. Assim, nesse recurso do Instagram, você pode:

  • Criar enquetes e testes;
  • Fazer perguntas, gerenciar e publicar as respostas;
  • Adicionar termômetros com emojis;
  • Utilizar GIFs.

Levando tudo isso em consideração, você pode, por exemplo, publicar respostas a dúvidas frequentes, bem como publicar stories que indiquem uma nova publicação no feed ou no blog. Além disso, é possível mostrar bastidores do dia-a-dia no consultório. Em resumo: mostre quem você é e busque conversar com o seu público! As pessoas gostam deste tipo de aproximação.

E os destaques?

Em 2018, dois anos após a criação dos Stories, um novo recurso do Instagram ligado a eles foi lançado: os destaques. Basicamente, eles servem para fixar no feed um conteúdo publicado nos stories. Isso permite um aumento na duração e, consequentemente, no engajamento desse tipo de conteúdo com o público.

Para a área médica, pode servir até mesmo como uma extensão da bio. Nesse sentido, é interessante publicar informações como as especialidades estudadas pelo profissional ou clínica, endereço do consultório e os procedimentos realizados. Se o perfil na rede social pertence a uma clínica, também é possível acrescentar stories mostrando imagens do corpo clínico – mas não se esqueça de acrescentar os registros do CRM e do RQE nas fotos!

Além disso, os destaques também podem ter dicas de saúde, stories falando sobre os conteúdos publicados no seu blog… Enfim, fica a critério da sua criatividade!

IGTV: recurso do Instagram que permite vídeos longos

Já falamos sobre o IGTV aqui no blog. Ele é um aplicativo integrado ao Instagram que permite a publicação de vídeos longos na vertical. Ademais, como o próprio nome já diz, sua dinâmica é bem semelhante à de uma televisão, já que a reprodução dos vídeos começa assim que o usuário abre o aplicativo. O IGTV é uma grande oportunidade de se aproximar do seu público com conteúdos mais profundos.

Com o IGTV, você pode:

  • Publicar, em um só vídeo, os melhores stories respondendo dúvidas;
  • Realizar a gravação de lives sobre um determinado assunto;
  • Gravar vídeos com explicações sobre um conteúdo mais complexo. Por exemplo: se sua especialidade for a Cardiologia, você pode explicar o que é o sopro no coração e quais são as principais causas.

Reels: o que publicar nesse recurso do Instagram?

Como já falamos por aqui, o Reels é uma funcionalidade que permite a publicação de vídeos curtos, com até 90 segundos. Ele é bem semelhante ao TikTok, uma vez que possibilita a junção de vários clipes em um único vídeo, além de permitir a inserção de áudio e efeitos.

É importante lembrar que, antes de começar a publicar seus Reels, você precisa entender o perfil dos seus pacientes. Qualquer conteúdo que você produzir tem que fazer sentido com o seu público. 

Além disso, é imprescindível deixar bem definida a linguagem utilizada nos vídeos. Como já falamos, um tom informal aproxima seu público – ou seja, evite usar termos técnicos e jargões da sua especialidade! Quanto mais fácil para o público não-especialista entender, melhor.

Clique aqui para conferir um exemplo de Reels no Instagram da Santé

Com o Reels, há a possibilidade de gravar:

  • Vídeos curtos;
  • Dicas rápidas, rotina e consultório, novidades.

Guias: recurso do Instagram semelhante a um blog

As guias nada mais são do que uma espécie de “curadoria” de conteúdo. Aqui, você pode adicionar as publicações do feed, IGTV e Stories dentro de uma única aba. O mais interessante é que as publicações ficam parecidas com um texto de blog! 

O que postar em cada recurso do Instagram

Lançado em 2020, esse recurso do Instagram é muito interessante para a área médica. Você pode reunir várias dicas de saúde publicadas em seu perfil em um lugar só, por exemplo. Além disso, essa funcionalidade permite que você acrescente publicações de outros profissionais que considerar interessante!

No entanto, é importante ressaltar que essa função só está disponível para empresas e criadores de conteúdo

Esperamos que essas dicas lhe ajudem a criar conteúdos de qualidade em seu Instagram! Porém, se você precisa de ajuda para implementar uma estratégia eficaz nas redes sociais da sua clínica ou perfil profissional, conte conosco! Somos uma agência especializada em Marketing de Saúde e estamos à disposição para conversar. É só entrar em contato.

cta-em-blog-post-ebook-sante-digital-tradicional
Mitos sobre mídias sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo