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Dicas ao escrever um post para Instagram 

*Conteúdo atualizado em janeiro de 2021.

“Só de dominar o bom português eu consigo escrever um bom post no Instagram”. Será? Postar seus trabalhos em uma rede social para um público-alvo envolve mais do que apenas dominar a gramática. É necessário entender macetes de divulgação e criar uma linguagem que engaje seu público.

Como fazer o post para Instagram perfeito

Um bom post para Instagram depende de algumas variáveis. Aqui, os detalhes importam e os recursos podem definir o sucesso da publicação. Por isso, é preciso muita atenção na hora de planejar os posts.

Nada de simplesmente postar e pronto! Mesmo que a impressão seja essa, planeje. Além de trabalhar o momento, local e conteúdo, é preciso pensar no formato da publicação. Além disso, dedique atenção ao tamanho do texto, emojis e hashtags, tópicos importantes para o Instagram.

1. Formato do post: feed, stories, reels ou IGTV?

O Instagram permite que sejam publicados conteúdos em imagens e vídeos. Tanto no feed quanto nos stories, no IGTV e no Reels. A escolha depende do impacto e durabilidade que se deseja à publicação.

Se não forem excluídos, os posts permanecem para sempre no feed. Assim também acontece com os vídeos no IGTV e Reels. Nos stories, o tempo de publicação tem prazo: dura somente 24 horas. 

Portanto, caso a publicação seja de algo planejado para as pessoas verem mais tarde, o recomendado é que permaneça no feed. Quando se tratar de algo muito pontual, que importa apenas para o momento, os stories podem ser a melhor opção.

Normalmente, são postados mais vídeos do que fotos nos stories, com pessoas falando. Porém, imagens produzidas graficamente e gifs podem ser boas técnicas de divulgação. A criatividade é o limite, mas lembre-se do bom senso e da ética.

2. Tamanho ideal das legendas

O tamanho de um post para o feed do Instagram é bem variável. Há quem aprecie textos longos e aqueles que apenas alguns emojis já resolvam. Portanto, o que vale aqui não é o tamanho, mas a informação em si.

Nesse caso, outro ponto importante é que o Instagram é uma ferramenta extremamente visual. Assim, se você dedicou seu tempo a escrever um bom conteúdo de texto, capriche na imagem. Ela deve ser capaz de chamar a atenção a ponto do usuário parar para ler o texto. 

Em relação a isso, também há diferença do feed para os stories. Os stories servem para disseminar informações mais dinâmicas. Não compartilhe um texto que não seja rápido de consumir nesse formato. Uma boa dica é usar os stories para chamar a atenção de um tema que está mais detalhado no post do feed.

3. Emojis: emoções e legibilidade no post do Instagram

É muito comum usar emojis na troca de mensagens pelo WhatsApp e comentários no Instagram. Entretanto, na hora de escrever o post, nem sempre eles aparecem. 

Na área da Saúde, muitos profissionais temem que o uso de emojis tire a seriedade do conteúdo. No entanto, isso não precisa acontecer. Há uma diversidade enorme de emojis que podem ser usados. Você pode dar preferências aos diversos símbolos ao invés das carinhas, por exemplo.

Especialmente em textos longos, é recomendado o uso dos emojis. Eles facilitam a leitura e as publicações que utilizam emojis conquistam maior engajamento. Ao estarem inseridos no texto, dão tom e personalidade ao conteúdo. A dica é não exagerar.  

4. Hashtags

As hashtags funcionam como um filtro de pesquisa nas redes sociais, especialmente no Instagram. Uma hashtag se torna um link clicável, permitindo buscar por todas as publicações que a contém. Logo, as hashtags colaboram para ampliar a disseminação de conteúdo e tornar a clínica ou o consultório mais conhecido. 

Portanto, as hashtags precisam ser muito bem escolhidas. Nesse ponto, vale fazer um benchmarking rápido no Instagram de outras clínicas ou profissionais de saúde para avaliar quais eles utilizam. 

É importante estar atento também à forma da escrita. Algumas hashtags têm mais publicações se escritas do jeito certo. Por outro lado, outras tem maior alcance mesmo sem acentos ou com espaçamentos por underline. A pesquisa no Instagram mostra a visibilidade de cada uma. Assim, pesquise antes de decidir quais hashtags você deve usar.

Por fim, uma dúvida muito comum: quantas hashtags usar? Há quem acredite que quanto mais, melhor. Porém, esse é um engano. Publicações com 4 – 5 hashtags tem mais alcance e envolvimento. Usar muitas pode ser entendido como spam. 

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