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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Instagram para Médicos

Com um grande crescimento do número de usuários no último ano, o Instagram tornou-se uma excelente ferramenta para o Marketing na Saúde. Com base no compartilhamento de imagens e de vídeos curtos, a presença digital nessa mídia aproxima profissionais de seus pacientes, estreitando o relacionamento e reforçando seu posicionamento no mercado.

Médico deve estar no Instagram?

Uma das vantagens que o Instagram oferece é o poder de aproximar o médico de seus pacientes, mesmo fora do consultório. É a criação de um vínculo de longo prazo, a manutenção de um relacionamento. Além disso, o uso do Instagram reforça o seu posicionamento, divulga novos serviços e auxilia na construção de uma imagem para o público que ainda não lhe conhece.

O Instagram pode (e deve) ser utilizado como canal de divulgação de conteúdos relevantes para seu público. Se você tem um blog, use o Instagram para postar dicas curtas de saúde. Mesmo não aceitando links nas postagens, a sua presença no Instagram vai reforçar também sua autoridade como referência na sua especialidade médica e levar mais visitantes ao seu blog.

Instagram para médicos é ético?

Já falamos sobre os benefícios do uso dessa mídia para médicos, o que se aplica também a outros profissionais da Saúde. Mas, como lidar com a ética médica?

Saber utilizar o Instagram de forma ética é fundamental. Como explicamos no post sobre presença nas mídias sociais, o Conselho Federal de Medicina – CFM possui diretrizes bem estruturadas, com orientações específicas sobre o que é permitido e proibido nas mídias.

Algumas dessas diretrizes regem práticas até bastante comuns no meio médico. Não são boas práticas, por exemplo:

  • Expor a imagem dos pacientes, mesmo com sua autorização;
  • Anunciar preços ou forma de pagamento;
  • Induzir a promessa de resultados, como “Antes e Depois”;
  • Utilizar expressões como “o único”, “o melhor”, etc.

Essas são algumas das orientações do CFM, mas vale lembrar também do bom senso. Imagens de deformidades causadas por doenças, vídeos cirúrgicos, enfim, publicações que possam causar desconforto devem ser evitadas. Use o bom senso também na hora de pensar na frequência das suas postagens: nem demais, nem de menos. E, claro, use as hashtags “#” de forma adequada.

Dica de Ouro de Instagram para Médicos

Lembre-se que o Instagram é como uma vitrine. Assim, cuide com o que você vai expor. O ponto principal aqui é o tipo de público que segue seu perfil. Se você vai publicar temas médicos em seu perfil pessoal, lembre-se que nem todos os seus seguidores irão curtir uma imagem com jaleco sujo de sangue, por exemplo. Se você criou um perfil profissional, aquela corrida na praia sem camisa ou a selfie na balada podem comprometer a sua imagem. O perfil profissional pode até ser o mesmo que o perfil pessoal, mas atenção ao que irá publicar. Pacientes e amigos são públicos diferentes, com interesses distintos.

Por fim, o Instagram tem o poder de influenciar pessoas, projetar marcas e difundir serviços. Chamar a atenção de seus seguidores de uma forma natural é o caminho nessa mídia. Atenção às regras do CFM e ao bom senso são fundamentais.

*Conteúdo atualizado em setembro de 2019.

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