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Humanização da Telemedicina: como praticar? 

Humanização da Telemedicina

A Telemedicina é todo serviço médico prestado a distância por meio do uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação). 

Por ser uma área relativamente nova, é essencial que os profissionais de saúde busquem praticá-la de forma humanizada, vendo a Telemedicina como uma ferramenta que os aproxima dos pacientes.

Segundo o estudo da Revista Eletrônica Acervo Saúde:

“Enxergar o paciente como pessoa e não como doença é o primeiro passo para estabelecer uma relação médico-paciente humanizada. As tecnologias de saúde surgem nesse contexto como ferramenta para aproximação do médico com o paciente, e em tempos que o distanciamento social passou a ser crucial devido a pandemia da COVID-19, a Telemedicina vem sendo cada vez mais utilizada.”

Neste artigo você vai aprender o que é a humanização da Telemedicina e como implementá-la na prática. Acompanhe!

Humanização da Telemedicina: o que é e como funciona?

A Telemedicina elimina qualquer distância entre médicos e pacientes. Ela pode ser usada para Teleconsultas, Telecirurgias, Telerradiologia, Telediagnóstico, assim por diante.

Apesar de seu uso ter se popularizado durante a pandemia de COVID-19, seus benefícios se estendem para períodos em que o distanciamento social não é exigido.

Veja uma parte do estudo citado no início do artigo:

A Telemedicina possui influência positiva perante a relação médico-paciente, uma vez que através da comunicação eficaz e da escuta qualificada o paciente se sente mais confiante para seguir as recomendações médicas, tendo ainda benefícios como a redução dos custos hospitalares e aumento da acessibilidade ao sistema de saúde.”

Quando falamos sobre humanização da Telemedicina, nos referimos como essa tecnologia pode ser usada para aproximar profissionais de saúde e pacientes, por exemplo:

  • Atendimento em tempo real durante emergências, para que os pacientes tenham auxílio de seus médicos em momentos de urgência;
  • Redução de custos, uma vez que os pacientes não precisam gastar com locomoção quando não é necessário e, consequentemente, mais retornos marcados;
  • Contato de qualidade com os pacientes, que muitas vezes se sentem mais confortáveis em conversar de suas próprias casas e trazem mais problemas do que fariam em uma clínica.

Agora que você sabe como a humanização da Telemedicina pode funcionar na prática, é hora de aprender 5 boas práticas que ajudam nessa humanização.

1. Prepare um local adequado para o atendimento a distância

Assim como a sua clínica precisa estar organizada para um atendimento presencial, no atendimento a distância, é necessário estar em um espaço sem distrações e ruídos externos. 

Caso você esteja na sua casa ao invés da clínica, avise sua família que você entrará em um atendimento para garantir que não será interrompido, e escolha um fundo neutro que não distraia o paciente.

Uma boa dica é separar um fone de ouvido de qualidade com microfone, verificar se a bateria do dispositivo está cheia e entrar na sala da Teleconsulta alguns minutos antes, para esperar o paciente.

2. Siga as práticas básicas do atendimento humanizado

Seu atendimento precisa continuar o mesmo, independentemente dele ser a distância ou não. Ainda é preciso olhar nos olhos do paciente, mesmo que seja por meio de uma tela. 

Feche todas as abas e fique apenas com a videoconferência aberta, desligue suas notificações, utilize uma escuta ativa e foque completamente no paciente. 

Talvez alguns imprevistos surjam pelo caminho, como queda de internet, paciente com áudio e imagem ruins, mas é preciso ter calma e sempre ter um plano B pronto para ser usado.

Caso seu computador não consiga conectar na internet, prepare o 4G do seu celular ou tenha uma agenda online fácil de ser acessada para remarcar o atendimento com o paciente.

3. Use uma plataforma segura e amigável

O passo mais importante para garantir uma Telemedicina humanizada é ter uma plataforma que se importe com a segurança dos seus pacientes e com sua imagem profissional.

O ideal é que você tenha um software médico com uma ferramenta de Teleconsulta integrada ao prontuário eletrônico, que envie termo de consentimento para os pacientes e permita compartilhamento de tela.

Contar com um software profissional é fundamental porque, diferente de plataformas genéricas como WhatsApp e Zoom, ele é feito para a área da saúde e se preocupa em seguir normas específicas do CFM e da LGPD.

O prontuário eletrônico, por exemplo, só pode ser acessado por profissionais de saúde autorizados e não permite alterações nas anotações feitas durante o atendimento.

Essas medidas de segurança protegem o paciente e garantem seu respaldo jurídico, algo essencial na Telemedicina.

4. Se preocupe com a jornada digital do paciente

Diferente do que muitos imaginam, a Telemedicina não é apenas o momento da videoconferência ou da ligação. Ela está presente durante toda a jornada digital do paciente.

Pense na jornada tradicional do paciente. Ele identifica uma dor ou sente a necessidade de ir até um profissional de saúde, agenda uma consulta, vai até o atendimento e depois tem contato – ou não – no pós-consulta.

Na jornada digital, talvez o paciente tenha usado o agendamento online para marcar uma Teleconsulta e, mesmo sem ter um retorno marcado, recebeu comunicações do seu médico por meio de e-mail marketing.

Como o contato com o médico não terminou após a consulta, já que ele seguiu o profissional nas redes sociais e continuo recebendo mensagens por e-mail, ele foi fidelizado e agora indica o serviço para seus amigos.

Viu como a jornada digital é importante para encontrar novas oportunidades de fidelizar pacientes?

Se você não contar com um bom sistema médico, é extremamente difícil melhorar a experiência do paciente no agendamento e no pós-consulta, por exemplo.

5. Busque feedbacks no pós-consulta

A melhor forma de melhorar a humanização da Telemedicina é perguntar para os seus pacientes como seu atendimento pode se elevar ainda mais. 

Você pode utilizar a pesquisa de NPS (Nível de Satisfação do Cliente) para identificar o quão satisfeitos seus pacientes estão e quais são os pontos de melhoria do seu serviço.

Alguns sistemas para clínicas permitem que você envie mensagens personalizadas para seus pacientes e, assim que eles entram na lista de envio, recebem tudo automaticamente.

Você pode utilizar uma ferramenta de e-mail marketing para enviar uma pesquisa de satisfação.

Dessa forma, você garante que sempre estará atualizado sobre as necessidades dos seus pacientes.

Viu como é possível trabalhar a humanização na Telemedicina? 

Espero que o conteúdo tenha sido útil! Não se esqueça de compartilhá-lo com seus colegas. 🙂

Humanização da Telemedicina
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