Blog

Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

4 Erros Comuns no Relacionamento com Pacientes

Conhecer os erros mais frequentes no desenvolvimento de uma estratégia de Marketing Médico voltado para clínicas e consultórios é a melhor forma de evitá-los. Pensando nisso, selecionamos 3 erros comuns no relacionamento com pacientes e explicamos como evitar que esses problemas ocorram. Confira:

1. Não cadastrar o e-mail do paciente

Apesar de muitas pessoas afirmarem o contrário, o e-mail continua ocupando lugar de destaque quando o assunto é comunicação digital. Assim, dispor de uma base de e-mails dos pacientes é fundamental. Afinal, ninguém quer abrir mão de um canal de contato eficiente e sem custos.  

Por isso, ao realizar o cadastro do paciente, é imprescindível solicitar o endereço eletrônico. Caso não possua, registre o e-mail de familiares e pessoas próximas. A utilização deste meio irá auxiliar não só nos objetivos de marketing médico, mas também na automatização de processos que demandam tempo e que geram custos ao consultório. Como exemplo do que pode ser automatizado, estão os lembretes de agendamento de consultas.

2. Não utilizar o mailing no relacionamento com pacientes

Outro erro comum é possuir uma base de dados com os e-mails dos pacientes, porém não utilizá-la de forma eficiente. O mailing, também conhecido como lista de contatos, é um ativo extremamente valioso para a clínica ou consultório.

Em uma estratégia de comunicação bem executada, você conseguirá estreitar o relacionamento com seus pacientes, mantê-los informados sobre seus serviços e fidelizá-los. Entre as possibilidades de uso do mailing, estão:

  • marcação de consultas;
  • pesquisa de satisfação;
  • envio de comunicados;
  • divulgação do lançamento de novos serviços;
  • felicitações em datas comemorativas.

Para facilitar as ações de comunicação, existem no mercado ferramentas de gestão e automação de E-mail Marketing. Com custo benefício atrativo, elas diminuem o gasto de consultórios e clínicas com ligações. Além disso, tornam o contato com o paciente menos invasivo e com retorno efetivo.

3.Desconsiderar o perfil do seu paciente

Uma campanha de marketing que deseja “agradar a todos” pode acabar não agradando ninguém. Assim, as ações de marketing médico devem ser planejadas com foco no público-alvo que se pretende alcançar. Especialmente, quando se trata de procedimentos específicos.

Dessa forma, para evitar que as campanhas sejam muito amplas, é indicado que o médico ou profissional da área da saúde segmente o perfil do seu paciente. Para isso, defina quais características compõem o perfil do público que se interessa por aquele serviço que está sendo oferecido. Em seguida, adeque abordagem, direcione a comunicação e entregue o que ele realmente precisa. Assim, você evita que o paciente receba informações que não são do seu interesse.

4.Não responder às interações dos pacientes

Uma das principais características da comunicação digital é ser altamente dinâmica. Nesse sentido, quando um paciente entra em contato, seja através de e-mail ou redes sociais, ele busca praticidade e rapidez. Seja para esclarecer uma dúvida ou solicitar mais informações, ele deseja um retorno.

Por isso, é preciso investir no relacionamento de mão dupla e procurar meios e canais de relacionamento onde você encontre seus pacientes e seus pacientes encontrem você. Se não tiver condições de estar presente em muitos canais, opte por aqueles mais relevantes para o seu caso. Mais vale estar presente em apenas uma rede social e gerenciar bem seu posicionamento nela, do que estar em todas mas não interagir com seu público. Para lhe ajudar a escolher a melhor rede social, leia o e-book: Redes Sociais para Médicos. Pode lhe ajudar nessa tarefa.

Um ponto importante também é a agilidade na interação. Dessa forma, diante de um contato, faça o possível para responder o mais rápido possível. Com certeza, essa é uma atitude que o fará ser reconhecido pela eficiência e atenção no atendimento.

No relacionamento com pacientes, vale sempre ter em mente as normas do CRM. Todas as interações devem respeitar a regulamentação e seguir os princípios da ética e da responsabilidade. É importante fugir dos erros comuns e investir em profissionalização. Além disso, confira neste artigo a importância da criação de Personas para a área da saúde e como elas impactam na comunicação e no alcance de resultados com o seu público.

Se quiser saber mais sobre o papel da comunicação no relacionamento com pacientes e sobre Marketing Médico, fale conosco!

 

Post atualizado em janeiro de 2021.

CTA Marketing Digital na Saúde-01
CTA-Ebook-Guia-do-Marketing-para-Clínicas-e-Hospitais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo