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Fidelizar pacientes: conheça 6 ferramentas que podem ajudar

Fidelizar pacientes traz diversos benefícios aos profissionais de saúde, como maior adesão aos tratamentos, maior confiança no trabalho do médico e o aumento de pacientes por indicação.

Na era pós-digital em que vivemos, os pacientes não buscam apenas um bom atendimento, eles buscam um profissional moderno, que acompanhe as tendências do mercado e as inovações da Medicina.

Nesse sentido, diversas ferramentas tecnológicas podem ajudar o médico a fidelizar e conquistar mais pacientes para a clínica.

Neste artigo, você vai conferir 6 ferramentas que melhoram a fidelização, fornecem mais segurança para suas informações e facilitam seu dia a dia.

6 ferramentas para fidelizar pacientes

As inovações tecnológicas trouxeram diversas mudanças em todas as áreas da sociedade.

Hoje, médicos e pacientes têm em suas mãos centenas de recursos que entregam mais praticidade à rotina e facilitam o acesso à saúde.

Confira a seguir 6 ferramentas para fidelizar pacientes, alcançar facilidade e agregar mais valor a seus atendimentos.

1. Prontuário eletrônico

Você ainda utiliza prontuários de papel na sua clínica?

Embora muitos médicos ainda utilizem o prontuário de papel, é importante lembrar que ele não apenas oferece riscos maiores à privacidade dos pacientes, como torna os processos mais lentos.

Isso porque os prontuários de papel ficam armazenados em salas de arquivo as quais qualquer pessoa pode ter acesso, o que também ocupa espaço e aumenta o risco de danos físicos às informações.

Além disso, o acesso aos dados não é facilitado, pois é preciso procurar em meio a centenas de fichas e, caso haja algum erro no armazenamento, o processo fica ainda mais complicado.

Com um prontuário eletrônico você garante mais segurança para seus pacientes e consegue acessar as informações em poucos cliques a qualquer hora e de qualquer lugar, graças ao armazenamento na nuvem.

Dessa maneira, é possível prestar um atendimento ágil mesmo se você estiver fora da clínica.

Afinal, na rotina médica é comum alguns pacientes ligarem fora de seu horário de atendimento, não é mesmo?

Outra vantagem é que o armazenamento na nuvem de um sistema para clínicas ainda protege suas informações.

Isso significa que mesmo diante de algum dano em seu computador, todos os seus dados continuam salvos em servidores seguros.

Com toda essa praticidade, os pacientes serão mais fidelizados, pois saberão que você segue as atualizações do mercado e deseja levar a eles sempre a melhor experiência.

2. Lembretes de consulta

Quantas vezes seus pacientes já deixaram de comparecer a uma consulta devido ao esquecimento?

O envio de lembretes de consulta é uma ferramenta poderosa para reduzir o número de faltas, agilizar os encaixes e fidelizar pacientes.

Com os lembretes, é possível enviar uma mensagem via SMS, e-mail ou WhatsApp com a data, a hora e todos os detalhes da consulta para lembrar seus pacientes.

Assim, os pacientes conseguem responder se irão ou não comparecer ao atendimento, e com a integração na agenda médica da clínica, os status dos agendamentos mudam automaticamente conforme a resposta.

Esse é um recurso útil para profissionais de saúde, recepcionistas e pacientes, e se torna ainda mais valioso se seus pacientes costumam agendar consultas com bastante antecedência. 

3. Agendamento online

O agendamento online é outra excelente ferramenta para fidelizar pacientes.

Com ele, os pacientes marcam consultas de forma online, a qualquer hora e de qualquer lugar em poucos minutos, sem sequer precisar entrar em contato com a recepção.

Essa vantagem traz muito mais praticidade ao dia a dia dos pacientes e ao das recepcionistas, que não precisarão mais passar tanto tempo ao telefone.

Ao utilizar o agendamento online em conjunto com os lembretes de consulta, você alcança ainda mais benefícios e oferece grandes diferenciais a seus pacientes.

Além disso, com o tempo livre, as recepcionistas podem focar em manter o ambiente sempre pronto e recepcionar os pacientes da melhor forma.

4. Teleconsulta

Já imaginou poder levar suas consultas a qualquer lugar do mundo e prestar um atendimento ágil a seus pacientes, mesmo se eles estiverem viajando ou impossibilitados de saírem de casa?

Com a Teleconsulta, você garante que estará sempre próximo de seus pacientes, e esse é outro ponto que favorece muito a fidelização. 

Para algumas especialidades, como a obstetrícia, ou para casos de acompanhamento de doenças crônicas, a Teleconsulta faz uma grande diferença na vida de seus pacientes.

Com ela, eles não precisarão se deslocar até a clínica para tirarem dúvidas, pegarem uma prescrição ou levarem o resultado de um exame, pois tudo poderá ser feito em poucos minutos com um software médico.

5. E-mail marketing

A rotina médica costuma ser sempre agitada, por isso, é comum não sobrar tempo para manter contato no pós-consulta com os pacientes.

Porém, esse contato é importante para aumentar a fidelização e garantir que os pacientes irão lembrar de você mesmo se não tiverem uma consulta de retorno marcada.

Para realizar essa interação de forma automática, prática e segmentada, muitos médicos já utilizam o e-mail marketing

Com essa ferramenta, é possível programar diversos tipos de mensagens a seus pacientes, desde lembretes de retorno até felicitações de aniversários. 

Esses envios são importantes para levar conteúdos de qualidade aos pacientes e para que eles se sintam cuidados mesmo fora da clínica

Ao utilizar o e-mail marketing, você conquista outro diferencial valioso com mais uma ferramenta incrível para fidelizar pacientes.

6. Pagamento online

Embora muitos pacientes se desloquem até uma agência bancária apenas para fazer o saque do dinheiro da consulta, essa não é uma situação agradável, não acha?

Ao disponibilizar diferentes meios de pagamento em sua clínica, como links de pagamento online, você alcança um maior controle financeiro e leva aos seus pacientes mais uma ótima facilidade.

Com o pagamento online, por exemplo, seus pacientes conseguem pagar as consultas do conforto de suas casas e em poucos cliques

Dessa forma, nem você, nem a recepcionista precisam enfrentar o momento da cobranças aos pacientes, já que tudo poderá ser feito de forma digital.

Assim, todo o tempo na clínica pode ser focado em entregar ao paciente uma excelente experiência, o que conta mais pontos positivos para a fidelização.

Agora que você conferiu 6 ótimas ferramentas para fidelizar pacientes, que tal usá-las na prática? Lembre-se que também é possível contar com a ajuda de uma agência de marketing especializada na área da saúde para te ajudar a alcançar esse objetivo tão importante!

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