“Marketing é a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas. É a ciência e a arte de conquistar e manter clientes, desenvolvendo relacionamentos lucrativos”.
A citação é de Philip Kotler, considerado um dos maiores especialistas em Marketing do mundo. E através de suas palavras, podemos ter uma ideia de como esta área da comunicação é complexa e promissora. A expectativa, inclusive, é de que as Ações de Marketing tornem-se ainda mais lucrativas nos próximos anos.
Segundo o relatório de tendências e benchmarks do CMI MarketingProfs de 2020, mais de 69% dos profissionais de Marketing informaram que suas estratégias de Marketing de Conteúdo foram mais eficazes do que no ano anterior (2018).
Apenas 1% dos entrevistados relataram que não tiveram sucesso com Marketing de Conteúdo. Apesar do número de empresas que investem em Marketing de Conteúdo aumentar a cada ano, apenas 9% delas apresenta uma estratégia de marketing sofisticada, que providencia métricas precisas para o negócio, perceptível em toda a organização. Os outros 91% ainda possui desafios para começar, organizar e produzir conteúdo, com dificuldade no crescimento e estabelecimento de estratégias.
As principais causas apontada para essas dificuldades foram:
- A falta de estabelecimento das KPIs e medição do ROI como avaliação de sucesso das ações de marketing.
- Baixo investimento em equipe especializada: 52% das empresas tem um time pequeno ou apenas uma pessoa para Marketing.
- Não há uma estratégia para produção de conteúdo pensando em todas as etapas da Jornada de Decisão do cliente.
Para que as ações de Marketing na área da saúde sejam realizadas de forma plena, é necessário algum tipo de investimento. No entanto, algumas atitudes básicas podem trazer bons resultados. São os primeiros passos para quem deseja uma presença sólida no mercado.
5 Ações de Marketing na Saúde para 2020
1. Ponha a sua estratégia no papel
Onde eu quero chegar? Como eu quero ser visto pelos meus pacientes? Quais são os lucros que desejo obter? Essas são perguntas fundamentais que todo profissional da saúde que pensa em investir em Ações de Marketing deve fazer. E as possibilidades são muitas.
Fazer um levantamento nos seus próprios arquivos e identificar os diferentes perfis de pacientes que atende pode ajudar. Quais são os seus principais interesses? O que eles desejam receber de você?
Caso você ainda não tenha estas informações, pode providenciar uma pesquisa interna. Aperfeiçoar o atendimento e o cadastro de pacientes é outro ponto fundamental para o sucesso.
A partir do momento em que você conhece os diferentes perfis dos seus pacientes, suas metas passam a ficar mais realistas. Uma pesquisa de mercado, para identificar seus principais concorrentes, também é importante.
Faça um esboço. Assim, quando você decidir procurar uma consultoria de Marketing profissional, estará mais preparado e poderá sair na frente.
2.Tenha uma presença online
Não adianta fugir. Mesmo que você seja avesso às redes sociais, elas fazem parte da vida dos seus pacientes. É por lá que, todos os dias, bilhões de pessoas se comunicam.
Criar um perfil profissional, tornar-se visível e, ao mesmo tempo, proteger a sua reputação nesse cenário não é tarefa fácil, mas é fundamental. É através do seu perfil que muitos pacientes irão lhe conhecer, e que os antigos manterão contato. É através dele que você irá posicionar a sua imagem, responder comentários, cativar o público, tornar-se uma fonte de informação confiável e cumprir papel social. Com o perfil profissional você escreve a sua própria história e pode gerenciar melhor a forma como é visto no meio digital.
Prepare-se: os vídeos ao vivo são a principal tendência das redes sociais para os próximos anos. Eles pertencem a uma categoria de vídeos diferente dos que são postados no feed do Facebook ou no Youtube, pois possibilitam a interatividade e a espontaneidade. Seus seguidores podem mandar perguntas e mensagens e serem respondidos durante as lives. Uma pesquisa realizada pela Buffer em 2019 mostrou que mais de 57,3% dos profissionais entrevistados de investiram em vídeos ao vivo em 2018. A falta de tempo foi indicada como a principal causa que impede os entrevistados de postarem mais vídeos por 66%.
De acordo com o Facebook:
- Usuários gastam 3x mais tempo assistindo vídeos ao vivo;
- Vídeos ao vivo são cerca de 10x mais comentados;
- Vídeos ao vivo possuem 135% mais alcance orgânico.
E não se preocupe. Você não precisa ser “Ator ou Atriz” para fazer uma “live”. O que as pesquisas mostram é que as pessoas estão cansadas da velha publicidade. O que elas querem em uma ação de marketing é uma conexão autêntica e humana com você.
3. Automatize o atendimento aos pacientes
Os usuários da internet são imediatistas. Querem respostas instantâneas às suas perguntas. Porém, não há como manter uma secretária disponível 24h por dia, 7 dias por semana, para muitas vezes responder perguntas básicas, como “o que faço para marcar uma consulta?”, por exemplo. Para isso, os Chatbots foram criados.
Chatbot é um programa de computador que utiliza inteligência artificial para simular uma conversa com usuários de diversas plataformas digitais de troca de mensagens, como Whatsapp e Facebook. Eles podem ser utilizados de diversas formas. No meio da Saúde, em clínicas, consultórios e hospitais, eles são utilizados para responder às perguntas frequentes, referentes a serviços, agendamentos de consultas, direcionar para outras formas de contato e informar endereços e horários de atendimento.
Nós aqui da Santé já aderimos a essa tendência. Vê o ícone de Whatsapp no canto direito inferior da sua tela? Basta clicar nele para iniciar uma conversa com a nossa equipe 😉
4. Seja transparente
Hoje, os pacientes sabem identificar o que é falso e o que é verdadeiro dentro das Ações de Marketing. E este senso crítico está cada vez mais afiado. Por isso, comunique-se com honestidade e transparência. Esteja mais próximo dos seus pacientes. Não tente jamais causar uma falsa impressão.
Tenha em mente que o efeito de uma postagem positiva ou negativa nas redes sociais sobre a sua clínica / consultório pode ser bastante grande.
5. Crie ações de marketing com ética
Por fim, mantenha-se de acordo com a ética. para aqueles que têm dúvidas de como se portar na internet e se posicionar perante os pacientes, recomendamos a leitura atenta dos códigos de ética que regem as profissões da saúde.
Diferente do que muitos acreditam, os parâmetros estabelecidos pelos conselhos federais são um excelente ponto de partida para quem deseja criar Ações de Marketing. Com eles, você garante uma postura íntegra, segura e profissional. Lembre-se: o seu perfil online é uma extensão do seu consultório. Comporte-se nele da mesma forma que você se comporta durante uma consulta. Assim, você será visto da maneira correta por todos.
A Santé possui mais de 15 anos de experiência em Marketing para a Saúde. Converse com os nossos profissionais e conquiste o reconhecimento que você merece com segurança.
*Conteúdo atualizado em novembro de 2019.
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