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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Marketing na Saúde: visibilidade e referência no mercado

Tornar-se referência no mercado é o objetivo de muitos profissionais da Saúde que empreendem no mercado através de suas clínicas e consultórios. Criar um conceito de marca e estabelecer uma comunicação eficaz com o cliente para divulgação de seus serviços não são tarefas simples, principalmente quando se trata do segmento da Saúde. É aí que entra a importância do Marketing na Saúde. Definir as ações capazes de promover o posicionamento no mercado, de forma ética e eficaz, é o seu papel.

 

Marketing na Saúde: não é só anúncio, é estratégia

Muito além da produção de folhetos ou de anúncios na internet, o Marketing engloba ações estratégicas que passam por pesquisa, planejamento e estruturação de ações integradas para alcance dos objetivos. As ações aparecem em diferentes formas, como anúncios, patrocínios, assessoria de imprensa, marketing de conteúdo, mídias sociais, entre tantas outras. Porém, todas devem convergir para o mesmo objetivo e assim devem ser gerenciadas.

Entre as ferramentas essenciais a uma boa ação de Marketing na Saúde está o mapeamento do público-alvo. Definir quem é o cliente/paciente que se busca atingir implica em realizar uma análise detalhada. É fundamental mapear gênero, idade e outros dados demográficos e sócio-econômicos. Conhecer necessidades, desafios e expectativas desse público. É o que chamamos de mapeamento de personas. A partir daí, é possível alinhar a comunicação, determinar a linguagem a ser utilizada e oferecer o que este público valoriza e procura.

O Marketing é também responsável por avaliar o mercado, tendências, estudar a concorrência, regulamentações e delimitar novas oportunidades. Isto significa que, além de conhecer o público-alvo, permite conhecer melhor os concorrentes e assim, definir estratégias de posicionamento. Elas irão auxiliar na visibilidade do seu negócio e a tornar sua clínica ou consultório referência no mercado. O cuidado ao traçar as estratégias de posicionamento, para que sejam eficazes e éticas, é essencial. Por isso, contar com profissionais especializados em Marketing na Saúde é um diferencial.

Com o público-alvo definido, o mercado bem estudado e os objetivos bem claros, as ações podem ser mapeadas. Fazer Marketing não significa começar a anunciar no Google ou começar a produzir folhetos para a clínica – e só. Essas ações podem fazer parte das ações de Marketing na Saúde, desde que estejam alinhadas.

Para obter maior visibilidade da sua clínica, é importante divulgar seus produtos e serviços ao público-alvo, onde ele estiver mais aberto a receber informações desse tipo. Também é importante conhecer o que seu público valoriza acerca da sua especialidade e dos benefícios que pode gerar. Além da visibilidade, tornar-se referência requer um esforço para divulgar informações além do que é comumente disponibilizado nos diferentes canais de comunicação. Saber o que comunicar, onde e de que forma, fazem parte da estratégia.

Gestão de Marketing na Saúde

Os resultados das ações realizadas devem ser acompanhados e gerenciados seguindo o objetivo traçado no plano de Marketing. A centralização da gestão em um único fornecedor especializado em Marketing na Saúde auxilia a obter resultados mais efetivos e alinhados à ética profissional. Conhecer os limites impostos pela regulamentação do setor de atuação e alinhar a gestão de todas as ações à estratégia poupa tempo, recursos e esforços.

Lidar com um profissional para anúncios nas mídias digitais, com outro para folhetos, outro para site, enfim, é como lidar com uma colcha de retalhos. Fazer com que todos estejam alinhados requer um esforço enorme, pouco eficaz e nem sempre rentável.

E você? Já definiu a sua estratégia de Marketing? Conte conosco para lhe ajudar! A Santé é especializada em Marketing em Saúde. Auxiliamos profissionais, clínicas e hospitais no fortalecimento de sua imagem no mercado. 

*Conteúdo originalmente publicado em 2019 e atualizado em 2021.

 

 

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