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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

4 passos para montar um Plano de Marketing para a sua clínica

Muito se fala sobre a importância do Marketing para a Saúde. Porém, na hora de colocarmos o planejamento de Marketing no papel, surgem muitas dúvidas. Aqui neste post, vamos tratar de 4 passos para facilitar a construção de um Plano de Marketing para a sua clínica.

Desenvolver um Plano de Marketing para a clínica é essencial. Afinal, é a partir dele que serão traçadas as estratégias de posicionamento no mercado, divulgação de serviços, fortalecimento de marca, entre tantas outras. Assim, todas as ações de comunicação com o mercado (pacientes, colegas, comunidade, etc) precisam ser alinhadas com a sua estratégia. Dessa forma é construída – e mantida – a imagem da sua clínica.

4 passos para montar um Plano de Marketing para a clínica

1° Fazer um planejamento

Antes de tudo, é preciso definir o objetivo principal e os objetivos específicos do seu Plano de Marketing. O que você precisa nesse momento? Difundir a marca da sua clínica na região, conquistar mais pacientes, diferenciar seu negócio da concorrência? Todo o planejamento será elaborado conforme o objetivo. Por isso, invista um tempo para definir claramente o que está buscando. Este é o início de todo o planejamento.

2° Definir o público-alvo

Com quem você precisa se comunicar para alcançar seus objetivos? Se você deseja aumentar o volume de pacientes, por exemplo, é importante definir o perfil de pacientes que você deseja. Essa etapa também é conhecida como a criação de personas. Quanto mais detalhado for este perfil, melhor. Assim, detalhe com informações sobre gênero, faixa etária, classe socioeconômica, estado civil, entre outras. Quanto mais claro, mais fácil será a próxima etapa do seu Plano de Marketing: como alcançar esse público-alvo.

3° Definir estratégias e ações

Agora que você já definiu qual seu público-alvo, é hora de pensar em como você irá alcançá-los. Aqui, você irá lidar desde a precificação de seus serviços, parcerias, portfólio de serviços, até a linguagem, que definirá o tom da sua comunicação com o mercado. Lembre-se que o Marketing não é apenas a comunicação – esta é a ponta do iceberg, o que costumamos ver. Se você definiu que quer captar mais pacientes da classe C ou D, por exemplo, o preço é um dos fatores determinantes na escolha da clínica.

Na etapa etapa da comunicação serão definidos os canais que você irá utilizar. Vale lembrar que cada perfil de público pode demandar um meio de comunicação diferente. Se o seu público é composto por jovens, a presença em mídias sociais ganha ainda maior importância, por exemplo. Entre elas, mulheres jovens estão mais no Instagram, enquanto que o público mais maduro está no Facebook.

Na definição do meio escolhido, além do perfil, deve ser considerada a linguagem – mais coloquial, mais formal – e a relação custo x benefício. Em alguns momentos, pode ser interessante realizar anúncios no Google ou nas redes sociais. Para um ranqueamento orgânico (sem patrocínio) no Google, vale investir em conteúdo para blog e técnicas de SEO.

O Marketing vem mudando bastante ao longo dos últimos anos e a diversidade de ações e de canais de comunicação é bem grande. Assim, é fundamental que você escolha a que irá lhe oferecer maior retorno, a menor custo.

4° Avaliar os resultados

Ter um Plano de Marketing em ação é muito importante e acompanhar os seus resultados é fundamental. A  partir da mensuração, é possível saber se os seus objetivos estão sendo alcançados. Nessa hora, reforce as ações mais efetivas e remodele aquelas que não desempenharam tão bem.

Vale a pena lembrar que um Plano de Marketing não é definitivo. Pode e deve ser alterado e adaptado às necessidades de cada momento da sua clínica. Assim como a realidade do seu estabelecimento muda com o passar do tempo, o seu planejamento também deve ser atualizado para estar alinhado às necessidades internas e demandas do mercado.

Se você precisar de ajuda no Plano de Marketing da sua clínica, conte com a Santé. Somos especialistas em Marketing na Saúde e podemos auxiliá-lo nessa tarefa.

*Conteúdo atualizado em outubro de 2019.

 

 

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1 Comentário

  1. SERGIO ALBANO

    Parabéns Fernanda. O momento é muito oportuno e a proposta é excelente! abs

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