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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Área da Saúde: o que um site deve ter?

Segurança, credibilidade e profissionalismo. Provocar uma boa primeira impressão em seus pacientes e deixá-los confiantes é fundamental. Hoje, entretanto, a relação entre os profissionais da saúde e quem procura atendimento mudou. Com a popularização das ferramentas de buscas e das mídias sociais, o primeiro contato passou a ser virtual. Por isso, além de investir nas instalações físicas do local onde você trabalha, é preciso ter uma boa página na internet, com tudo o que um site deve ter.

Para ajudar você nesse passo importante para o fortalecimento da sua imagem, separamos algumas dicas. Aproveite!  

Dicas para um bom site na Saúde:

Planejamento:

É o primeiro passo para qualquer projeto bem sucedido. O seu site irá carregar a sua imagem e a da sua instituição. Por isso, certamente merece um tempo dedicado ao planejamento. Nessa fase inicial, você deve definir aspectos importantes sobre o que um site deve ter. Eles irão guiar todo o processo de construção e manutenção da página:

  • Qual o principal objetivo do site?
  • Quais as principais características do público-alvo?
  • De quanto em quanto tempo ele será atualizado?
  • Com qual conteúdo?

Procurar boas referências de sites na sua área e até mesmo em outros mercados pode ajudar você a dar o primeiro passo.  

Conteúdo Fixo

Depois do planejamento, você já tem uma ideia muito boa sobre como e para quem o seu conteúdo deve ser produzido. Entretanto, um aspecto comum percorre todas as áreas da saúde: CONFIANÇA. É importante que você se ponha no lugar do seu paciente e imagine o que ele espera saber sobre você.

Em nossa experiência observamos que, quando uma pessoa procura uma consulta ou tratamento, não podem faltar informações sobre os currículos dos profissionais, o histórico da instituição e detalhes sobre os tratamentos oferecidos. Também é Importante providenciar boas fotos e vídeos do ambiente do seu consultório ou clínica e equipe. Isso ajuda a fortalecer a sua imagem e credibilidade.

Navegação

Você já deve ter entrado em algum site confuso, difícil de navegar (e com certeza não quer que o seu seja assim). Por isso, chegou a hora de pensar na “arquitetura” da página. Em quais elementos devem ser expostos e como eles devem atrair a atenção dos seus pacientes. Lembre-se: o seu site tem, no máximo, 30 segundos para cativar uma pessoa. Caso contrário, ela voltará para o Google, para procurar por outra página mais fácil de navegar.

Outra questão importante é a manutenção do site. Construa ele em uma plataforma de fácil atualização para você e para a sua equipe, como o WordPress. O que um site deve ter hoje pode mudar ou precisar ser atualizado amanhã.

Opções para Contato

Se o seu site conseguir espelhar o seu profissionalismo e a sua credibilidade, certamente os pacientes vão querer entrar em contato com você. Por isso, é muito importante oferecer todas as suas opções de contato disponíveis. Aqui citamos as mais importantes: telefone, whatsapp, email, endereço completo, facebook e Instagram. Distribua links de contato e mídia social estrategicamente em sua página. Além disso, você pode automatizar as repostas aos pacientes utilizando Chatbots

Fique atento! Com os links na página, as pessoas começarão a acessar o seu perfil e a entrar em contato. Tome cuidado com o que irá postar (pense em perfis profissionais para as redes sociais). Além disso, responda as interações da forma mais eficiente e clara possível, sempre dentro da ética. Em nosso e-book Redes Sociais para Médicos você irá encontrar muitas dicas interessantes!

Materiais educativos:

Atualmente, 94,4% dos brasileiros procuram informações sobre saúde na internet. Isso acontece antes e depois das consultas. Pensando nisso, disponibilizar materiais educativos de qualidade em sua página pode representar um ganho imenso de credibilidade e imagem. Além disso, cumpre um importante papel social. Ler um ebook produzido pela sua equipe pode ajudar os pacientes que ainda não o conhecem a escolhê-lo. Dará mais informações e confiança para quem já realizou uma consulta ou está no meio um tratamento.

Para deixar esse serviço mais dinâmico e eficiente, você deve pensar em integrar o seu site com ferramentas Marketing. Saiba mais em nossos ebooks sobre Inbound Marketing e Automação de Marketing.

Conteúdo / Blog

Um blog sobre saúde é uma ferramenta incrível para envolver pessoas e aproximá-las de você. Diferente dos materiais educativos (que são mais densos e longos), os blogs trazem textos mais curtos e fáceis de ler sobre a sua área. Além disso, os conteúdos do blog são o ponto principal para aparecer nos resultados do Google de forma orgânica (não patrocinada). É uma ótima forma de atrair mais visitantes para o seu site, se for bem gerenciado. Saiba mais em nosso post sobre ter um blog médico (se aplica a outras áreas da Saúde também).

É preciso pensar na oferta de textos em Blogs e em Materiais Educativos como parte de sua estratégia de Marketing e construção de imagem. Ambos os materiais possuem características próprias e atendem as necessidades de pacientes em diferentes situações dentro da jornada de decisão. É exatamente o que um site deve ter e fazer.

O que um site deve ter:

Botão de marcar consulta:

Você pode pensar em uma página dentro do seu site exclusiva para agendamento de consultas online ou através de um formulário específico para este fim.

Design responsivo:

Cada vez mais as pessoas usam os celulares para entrar na internet. Pense em um site que se ajuste automaticamente à tela do usuário. O conforto será muito maior. Além disso, este é um dos critérios considerados pelo Google para dar prioridade ao seu site nos resultados de busca. Vale a pena prestar atenção a este requisito.

Otimização:

Não esqueça de otimizar o seu site para buscadores, como o Google, com técnicas de SEO. É através deles que grande parte das pessoas irá conhecê-lo. Leia neste post aqui dicas para obter um bom posicionamento no Google.

Pense no seu site como uma extensão do seu consultório. Ele será como uma sala de recepção agradável, onde os pacientes receberão toda a atenção e informação da sua equipe – e você, toda a credibilidade que merece.

Alimente a sua página constantemente com conteúdo relevante para o seu público. Siga todos os padrões éticos exigidos pelo Conselho de sua profissão. Atualize os textos, fotos e vídeos antigos. Monitore, após isso, os resultados através das ferramentas do Google Analytics. Os dados sobre os acessos ajudarão no aprimoramento da sua página e da sua relação com os pacientes. A Santé Consulting é especialista nesse tipo de projeto.

Sabemos perfeitamente o que um site deve ter. Se precisar de ajuda, conte conosco!    

Confira também o Ebook Introdução ao Inbound Marketing para e saiba mais sobre a estratégia que está revolucionando a área da saúde:

 

 

*Conteúdo atualizado em novembro de 2019.

Checklist-para-fazer-um-Blog-de-Saúde (2)

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