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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Humanizar o perfil social: por que é tão importante?

Desenvolver um relacionamento próximo, transparente e amigável desde os primeiros contatos pelas redes sociais contribui para estabelecer identificação com os seguidores e aumentar sua credibilidade. Isso é humanizar o perfil social. Uma estratégia que ajuda profissionais de saúde não só a conquistarem mais pacientes, mas também a fidelizá-los. 

As pessoas estão nas redes sociais para se relacionarem. A princípio, essa informação pode parecer óbvia, mas ainda assim, vemos com frequência perfis comerciais que mais parecem vitrines de produtos e serviços do que um espaço de conexão. É um erro bastante comum de quem acredita que as estratégias tradicionais de marketing podem ser aplicadas nessas mídias sem nenhuma contextualização. Continue a leitura e entenda porque a humanização é tão importante.

A importância de humanizar o seu perfil nas redes sociais

A verdade é que a forma como optamos por um serviço mudou. O preço e a qualidade, apesar de muito importantes na tomada de decisão, podem ser deixados de lado se não conseguimos nos conectar com a marca ou profissional. Principalmente na área da saúde, em que o grau de confiança deve ser maior e os pacientes têm um papel muito mais ativo na busca por atendimento. E, como nós já falamos aqui no blog da Santé, o paciente está nas redes sociais e a impressão que ele tem ao pesquisar um profissional da saúde na internet é decisiva para ir ou não ao consultório.

Mas engana-se quem pensa que para humanizar sua presença online basta apenas postar selfies ou aparecer nos stories. É necessário adotar uma série de técnicas e, principalmente, ser fiel aos seus próprios valores. Elencamos, a seguir, alguns passos que aplicamos com nossos clientes aqui na Santé e que podem ajudar você a se conectar com seus seguidores.

Leve em conta a sua personalidade – ou a da sua clínica

O primeiro passo para humanizar seu perfil social é dar a ele uma personalidade única. Para isso, é preciso desenvolver um tom de voz próprio, assim como a identidade visual e uma linha editorial. A linha editorial nada mais é que a seleção de temas que você vai abordar nas redes.

Caso você seja um profissional da saúde autônomo, é mais simples. Afinal, a sua personalidade e a de sua marca são uma só. Aja naturalmente e fale com os seguidores como se estivesse conversando com os seus pacientes no consultório.

Agora, se o perfil em questão for de uma clínica, consultórios ou centro médico, é importante definir essa personalidade. Pense em como seria se fosse uma pessoa. É tímida ou extrovertida? Fala de maneira formal ou casual? Que idade tem? Do que gosta ou não gosta? Assim é possível criar um “personagem” com características que vão guiar o comportamento online e tornar a comunicação mais humana.

Aposte em uma linguagem simples e educativa

Não há nada mais humano que a linguagem, mas para que ela seja efetiva, é preciso que todos que participam da conversa entendam os termos utilizados. Além disso, conforme as determinações dos conselhos de cada categoria, o marketing em saúde deve ser direcionado à educação do público. Ou seja, a principal forma de trabalho dos profissionais da saúde nas redes sociais está relacionada a comunicar questões de saúde. Além, é claro, de se fazer entender.

Ainda assim, é comum ver profissionais utilizando vocábulos científicos ou outros jargões da profissão por acreditarem que isso lhes confere autoridade, o que não é completamente verdade. É claro que os seguidores esperam que alguém que trabalhe com saúde fale de maneira mais formal e séria. Mas também de uma forma simples e que facilite a compreensão. Então, sempre que possível, evite termos técnicos e, se tiver que usá-los, explique-os. Assim, seus seguidores enxergarão você como alguém próximo e acessível. 

Ao elaborar um conteúdo para as redes sociais, você também precisa se adequar às particularidades da escrita para esse tipo de mídia. Então, antes de começar, dê uma olhada nas nossas dicas para escrever um post para o Instagram.

Utilize a sua imagem e mostre os bastidores

Pessoas gostam de ver e interagir com outras pessoas nas redes sociais. Logo, é importante que você diversifique os formatos e aposte em fotos e vídeos em que você apareça falando sobre determinado conteúdo, apresentando a equipe da clínica e até mesmo mostrando momentos de estudo e o que você gosta de fazer no tempo livre. Aqui no nosso blog, no post sobre os recursos do Instagram, trouxemos exemplos e muitas dicas de conteúdo para você aproveitar bem as funcionalidades da plataforma. Lembre de conferir!

Interaja com seu público

O que qualquer perfil nas redes sociais busca é ter um bom engajamento dos seguidores e receber comentários, mensagens diretas e reações. Quando isso acontecer com você, fuja do básico. Quando alguém interage com seu perfil, não apenas curta ou responda com um emoji, mas tente dar um retorno mais atencioso e individualizado. 

Como profissional da saúde, você já sabe que parte do trabalho envolve ouvir com atenção as pessoas que buscam a solução de algum problema. Então, atender cada um com sensibilidade também nas redes sociais, é fundamental para construir uma relação de confiança.

O público também espera um retorno ágil. E com a rotina cheia entre consultas, estudos e outros compromissos, é importante que você defina alguns horários durante o dia para checar suas notificações.

Aposte no humor (com moderação)

Para muitos, deslizar pelos feeds das redes sociais é um momento de descontração e relaxamento. Devido a isso, as publicações bem humoradas que conseguem arrancar pelo menos um sorriso, costumam ter bons resultados.

O humor é também uma ótima forma de “quebrar o gelo” e criar laços. Pense numa conversa offline: quando uma das pessoas envolvidas é engraçada, a atmosfera fica mais leve e a conversa flui com mais facilidade. Use sua criatividade para fazer publicações espirituosas sobre a sua área de atuação, utilize memes e participe das tendências do momento.

Mas atenção! Devido à natureza da profissão, os conselhos de algumas categorias da saúde exigem uma postura mais sóbria dos profissionais nas redes sociais. As dancinhas e dublagens no TikTok, por exemplo, têm sido debatidas e desencorajadas pelo CRM de diversos estados. Então, antes de lançar algum conteúdo nesse sentido, consulte o que o seu conselho tem a dizer.

Como falamos no início deste texto, os usuários de redes sociais valorizam cada vez mais os perfis com os quais conseguem se conectar e estabelecer uma relação. Até mesmo uma clínica precisa ter uma personalidade própria e se posicionar na internet de acordo com ela. 

Humanizar a sua presença online é uma exigência se você quer continuar relevante para seu público. Muitos profissionais já se deram conta disso e estão mudando a forma de entregar seu conteúdo. E você, está pronto(a) para dar esse passo?

Aqui na Santé, somos especializados em marketing de saúde. Auxiliamos os profissionais da área e clínicas a construírem a personalidade de sua marca e a entregar conteúdo relevante e humanizado nas redes sociais. Vamos conversar? Entre em contato.

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Mitos sobre mídias sociais

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