A equipe Seu Cardio, de cirurgiões cardiovasculares, é cliente da Santé desde 2016 e um exemplo de case de marketing médico de sucesso!
Este case de marketing em saúde começou com uma boa estratégia. Nela, partimos do objetivo de criação de uma identidade para a equipe. Diante das características do grupo e do seu propósito, foi criado o nome e a identidade visual. Além disso, foram traçadas estratégias para a construção da autoridade da equipe de cirurgia no meio digital.
Atualmente, são mais de 45 mil acessos mensais ao site, sem investimentos em anúncios. Cerca de 90% dos visitantes vem por buscas realizadas no Google, no posicionamento orgânico – resultado das ações de marketing de conteúdo que mantém o Blog dos cirurgiões. Conheça o case:
O Cliente
A equipe de Cirurgiões Cardiovasculares Seu Cardio, de Florianópolis/SC, atua nos principais hospitais da cidade. Entre eles, o Hospital SOS Cárdio, centro de maior número de atendimentos por convênios desta especialidade no Estado de Santa Catarina.
Os cirurgiões cardiovasculares possuem conhecimento nas mais diversas técnicas cirúrgicas para o tratamento de doenças do coração. Assim, realizam revascularização do miocárdio, implantes e plásticas valvares, bem como cirurgias da aorta e marcapasso. Ao todo, são mais de 300 cirurgias por mês. Embora a atuação da equipe seja em Florianópolis, a projeção alcançada com o marketing médico trouxe visibilidade à equipe em todo o País.
A Necessidade
Em 2016, os cirurgiões cardiovasculares perceberam a necessidade de divulgar aos colegas médicos o emprego de novas técnicas e os resultados que vinham obtendo em sua área de atuação. Além disso, precisavam consolidar o grupo como referência na cirurgia cardiovascular.
Junto à necessidade profissional, buscavam também um meio de levar informação e tranquilidade aos pacientes. Afinal, a cirurgia cardíaca é um momento associado à muita ansiedade. Em geral, os pacientes e seus familiares tem muitas dúvidas e também muito medo, o que pode fazer com que adiem ao máximo o tratamento e sofram com a piora do seu estado de saúde.
No entanto, os médicos também tinham receio de realizar ações de marketing que pudessem ser mal vistas pelos colegas de profissão. Além dessa preocupação, a questão do pleno atendimento à ética médica, tanto perante a visão dos pacientes quanto diante das regulamentações do conselho de Medicina – CFM, sempre foi condição essencial ao grupo.
Com estas necessidades e com o objetivo de profissionalizar esta ação, a equipe Seu Cardio procurou a Santé, agência especializada em Marketing em Saúde.
A Estratégia do Case de Marketing Médico
Na definição da estratégia de marketing a ser seguida, foram priorizados os seguintes pontos:
- ética médica
- visibilidade com responsabilidade
- desmistificar a cirurgia junto aos pacientes
Com base nesses quesitos, foi realizado todo o planejamento. Antes de partir para a construção de uma presença digital, foram estudados e definidos vários pontos importantes para a estratégia. Entre eles, a definição do público-alvo, das personas, jornada de decisão do paciente, benchmarking, estudo de keywords, SEO, grade editorial, entre outros.
Toda a estratégia de marketing digital foi traçada dentro da regulamentação do Conselho Federal de Medicina – CFM. Este cuidado é fundamental na construção de um case de marketing médico de sucesso.
O Site
Em junho de 2016, foi então publicado o site www.seucardio.com.br com aplicação de toda a estratégia de SEO para um bom posicionamento nos resultados de busca do Google. Além de vasto conteúdo sobre a equipe e seus serviços, o site já foi publicado com uma área de blog. Nela, sempre de forma clara e didática, são abordados vários temas relacionados à cirurgia cardiovascular. Este é o principal meio utilizado para a estratégia de inbound marketing da equipe médica.
É no blog Seu Cardio que os cirurgiões oferecem explicações acerca das dúvidas mais comuns dos pacientes e familiares, na forma de posts. Lá, também são convidados a participar profissionais de áreas da Saúde relacionadas à cirurgia cardiovascular. Médicos de outras especialidades, como Cardiologia Clínica, Hematologia, Hemodinâmica, Radiologia, entre outras, também colaboram, levando informação aos leitores. Dessa forma, a comunidade em geral tem acesso à informação de qualidade, escrita por especialistas, e de forma gratuita.
Além dos posts, são publicados materiais educativos, como e-books, vídeos, aulas, entre outros. Assim, a equipe Seu Cardio também colabora disseminando conhecimentos sobre o que acompanha em nível mundial.
A utilização da metodologia de Inbound Marketing aplicada pela Santé foi decisiva na construção da autoridade da equipe Seu Cardio, que se tornou um case de marketing médico de sucesso.
As Redes Sociais
A Santé também criou e passou a gerenciar as mídias sociais da equipe Seu Cardio. Partindo do zero, os perfis foram conquistando audiência e um público de seguidores engajados, especialmente no Facebook e no Instagram. A equipe Seu Cardio conta ainda com um perfil no Linkedin. Este último é voltado à comunicação com colegas da área da Saúde. As mídias sociais são parte importante da estratégia de comunicação. Afinal, representam um canal fundamental para disseminar as informações publicadas no site e no blog. Além disso, aproximam a equipe dos seu público-alvo e estabelecem um primeiro canal de relacionamento.
O que diz nosso cliente
“O retorno tem sido fantástico! Vai muito além do que esperávamos. Hoje, nossos pacientes chegam no consultório já bem informados e com dúvidas muito específicas sobre o seu caso. Além disso, temos recebido indicações de cardiologistas de outras regiões do Brasil, assim como pacientes que nos procuram através do site, até mesmo de estados de outras regiões do País. O mais gratificante, no entanto, é podermos oferecer auxílio, na forma de esclarecimentos, à comunidade em geral, e a segurança de estarmos pautados pelas regras do CRM.” – Dr. Sergio Lima de Almeida (CRM-SC 4370 RQE 589), Cirurgião Cardiovascular Chefe da equipe Seu Cardio.
Case de Marketing Médico: números
Atualmente, a equipe Seu Cardio, de cirurgia cardiovascular, conta com números bem expressivos para sua área de atuação. Se considerarmos que o processo de decisão desses pacientes é movido por necessidade e não por desejo, como pode ocorrer em especialidades tal qual cirurgia plástica ou dermatologia, os resultados desse case de marketing médico se tornam ainda mais significativos:
- mais de 200 publicações;
- mais de 90 mil acessos por mês;
- 89% dos acessos por buscas no Google, sem patrocínio;
- mais de 10 mil inscritos para receber materiais e newsletters.
Se você ficou interessado na estratégia de marketing e nas ações que fizeram da equipe Seu Cardio um case de marketing médico de sucesso, fale com a Santé! Somos especialistas em Marketing para a Saúde. Será um prazer ajudá-lo!
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