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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Como aparecer no Google sem anunciar

Boas práticas de SEO são ótimas ferramentas para aparecer no Google sem anunciar. Confira quatro dicas essenciais sobre o assunto.

O Google é, sem dúvidas, o buscador mais utilizado pelos usuários da internet. O site Internet Live Stats, que faz uma média do número de acessos no Google diariamente, contabilizou que são feitas cerca de 3,5 bilhões de pesquisas por dia. Dentro deste grande volume, aparecer no Google sem anunciar é o objetivo de muitas clínicas e profissionais da saúde. 

Atualmente, para aparecer nas primeiras páginas do Google, existem duas maneiras. A primeira delas é por meio de anúncios, com o Google Ads. A outra, é oferecer conteúdos relevantes com a aplicação de técnicas de SEO

O que são as técnicas de SEO

O SEO é uma importante ferramenta de marketing digital. É por meio dele que o público é atraído de forma orgânica (sem investimento em anúncios) para a clínica ou consultório.

A sigla SEO significa “Search Engine Optimization”, isto é, otimização para mecanismos de buscas. Essa otimização engloba uma série de ações que devem ser contempladas na plataforma do seu site, nos conteúdos de texto e de imagens. 

Assim, são considerados critérios como: responsividade (adaptação à navegação em desktop, celular, tablet e outros dispositivos), tempo de carregamento, experiência do usuário, entre outros. Nos conteúdos, desde a legibilidade até o uso de expressões relacionadas ao tema, tamanho do texto, títulos, entre outros. 

Contudo, além das técnicas de SEO, é fundamental contar com conteúdo relevante. Essa relevância é determinada pelos usuários, ou seja, o que faz com que eles cliquem no seu link e permaneçam navegando no seu site. 

É aí que entra o marketing de conteúdo, uma ferramenta que atende plenamente os objetivos do marketing em saúde, de forma ética. Afinal, para criar um conteúdo relevante e facilmente rastreável pelo Google, é preciso definir as personas da clínica, conhecer suas jornadas e interesses, bem como os termos que mais usam nas pesquisas que realizam no buscador. Somente então os conteúdos são produzidos, incluindo as técnicas de SEO.

Apareça no Google sem anunciar: crie um blog

A criação de uma área no seu site destinada à publicação de conteúdos é um dos melhores caminhos para aparecer no Google sem anunciar. O blog, como normalmente é chamada esta área do site, permite abordar diversos temas de interesse dos pacientes. Assim, podem ser explicados procedimentos, indicações, alternativas de tratamento, prevenção, entre tantas outras informações capazes de sanar as dúvidas mais comuns.

Quanto maior a quantidade e variedade de conteúdo, mais opções são dadas ao Google para colocar o site da clínica nos primeiros resultados das buscas, sem investimento em anúncios. 

Além disso, através do blog, tanto a clínica quanto os profissionais de saúde passam a contar com um canal capaz de mostrar o quanto dominam suas áreas de atuação. Dessa forma, contam com mais um reforço na construção da sua autoridade digital.

Pense na experiência do usuário em seu site

A experiência do usuário é um fator extremamente importante dentro das estratégias que envolvem SEO. Antes mesmo de começar a criar e publicar conteúdos, a estrutura do site deve estar bem definida, com o objetivo de facilitar que o usuário encontre as informações que precisa. 

Um exemplo disso é a versão mobile do website. Priorizada pelo Google com o Mobile First, não se trata apenas de fazer com que o site possa ser visto pelo celular. É fundamental organizar os conteúdos que estarão visíveis na versão mobile, priorizando itens mais importantes e também o carregamento da página. 

Existem plataformas fáceis de usar onde é possível se aventurar a desenvolver um site por conta própria, como o Wix e o WordPress. No entanto, recomendamos que deixe esta atividade para um desenvolvedor profissional, com conhecimentos em User Experience. 

Esse conhecimento é muito importante para promover uma boa experiência na navegação no seu site e para atender os requisitos de SEO. Considere isso se você deseja aparecer no Google sem anunciar.

Verifique a velocidade do seu site

Muitas vezes, essa é uma questão vista apenas como um “detalhe” por clínicas, hospitais e profissionais. Porém, a velocidade de carregamento do site está diretamente relacionada à experiência do usuário e requer atenção contínua.

Há algum tempo, as atualizações realizadas pelo Google vem dando prioridade a resultados que oferecem boa velocidade de carregamento das páginas. Normalmente, para o buscador, uma boa velocidade é de até 3 segundos. 

Existem diversas ferramentas no mercado que analisam o tempo de carregamento de websites. O Google PageSpeed ​​Insights é uma delas e mostra, inclusive, quais áreas estão afetando o desempenho da velocidade. 

Tempo de permanência no site 

Outro fator extremamente importante para aparecer no Google sem anunciar é o tempo que alguém passa navegando no seu website. Essa é também uma das métricas que o Google usa para ranquear os resultados das buscas. 

Já vimos que conteúdo, responsividade, rapidez no carregamento e boa experiência aos usuários são extremamente importantes. No entanto, a partir do momento que alguém é atraído ao seu site, o que o faz permanecer nele? 

Um dos pontos de maior relevância é a qualidade do conteúdo apresentado, bem como a variedade de assuntos relacionados. É o que acontece quando acessamos um link sobre Marketing Médico e, além do conteúdo, encontramos links relacionados, como: o que é permitido pelo CFM, marketing de conteúdo na saúde, checklist do marketing digital para clínicas, etc. 

Quando o assunto é permanência no site, é extremamente importante atrair o usuário com uma introdução interessante, que cative a atenção. Além disso, para pacientes, o conteúdo deve ser de fácil leitura, evitando termos complexos. O uso de materiais complementares dentro do texto, como imagens, vídeos e até áudios também aumenta a permanência dos usuários e dinamiza a leitura. 

Por outro lado, quando um usuário acessa um link cujo conteúdo não o cativa ou não é aquilo que esperava, é bem provável que feche a página em segundos. E isso vai atrapalhar sua estratégia para aparecer no Google. 

Para auxiliar a gerenciar esse ponto, o Google Analytics é um ótimo recurso. Com ele, é possível medir quanto tempo um usuário permanece no seu site e as páginas mais acessadas. Esses dados ajudam a identificar as páginas que desempenham melhor e aquelas que precisam de melhorias. 


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