O que uma agência de Marketing Médico, especializada em saúde, pode fazer de diferente por médicos, clínicas e hospitais? Nós já enumeramos aqui no blog os 5 motivos para investir em marketing médico e mostramos que posicionar-se de forma ética é uma necessidade crescente.
Agora, vamos explicar porque contratar uma agência especializada em Saúde, ao invés de uma agência de publicidade generalista, para desenvolver as ações de Marketing Médico.
Marketing Médico: especialização e estratégia
Quando falamos em publicidade médica, estamos nos referindo a ações que buscam dar visibilidade ao profissional, seu consultório, clínica ou hospital.
No entanto, o Marketing é mais amplo do que a ação de divulgação em si. É muito mais do que fazer anúncios, ter um site médico ou um perfil profissional nas redes sociais. Essa é a ponta, uma parte de todo o trabalho.
Conhecer o mercado, o público-alvo e principalmente, definir as estratégias são, de fato, o maior valor do Marketing. Assim como na Medicina, também é importante contar com especialistas para obter um retorno mais efetivo – mais rápido, mais assertivo, com menores investimentos.
Pela experiência da Santé, já vivenciamos muitos casos de profissionais que investem bastante em ações como anúncios no Google, por exemplo, mas cujos resultados não são medidos adequadamente. Outros, tem ampla atuação em redes sociais, porém esquecem-se da ética e não tem ideia do que isso pode gerar sobre a sua imagem, prejudicialmente.
As facilidades do Marketing Digital por vezes sobrepõem a importância de estratégias bem definidas, de atuação pautada por ética e pela mensuração de resultados efetivos (e não de métricas de vaidade).
Por isso, em um momento onde a área da saúde vem atuando cada vez mais forte com a divulgação de serviços, contar com uma agência de Marketing Médico pode fazer toda a diferença nos resultados – de custos, visibilidade e imagem.
Por que contar com uma agência especializada em marketing médico?
1. Estratégias personalizadas
Há, à disposição do marketing médico, diversas ferramentas que podem ser usadas para alcançar diferentes objetivos. Conhecê-las, assim como a regulamentação do código de ética do CFM, é a primeira etapa. Compreender os objetivos esperados pelo profissional, clínica ou hospital, é a segunda. A partir daí, a experiência na área da Saúde, aplicada no desenvolvimento de estratégias personalizadas, é o que pode trazer os resultados efetivos no marketing médico.
Cada profissional, cada clínica e cada hospital tem sua história, sua abordagem própria com os pacientes, sua filosofia de trabalho. Assim, no Marketing Médico, cada caso é um caso, como na Medicina. Não há projeto que traga o retorno esperado se não for elaborado com estratégias personalizadas.
Há profissionais que atuam de forma mais descontraída com os pacientes, há aqueles que não gostam de aparecer nas redes sociais. Assim como há quem se saia muito bem gravando vídeos, enquanto outros não gostam de publicar nem a participação em congressos médicos. Tudo isso tem que ser levado em conta. Mas não só. Ainda, é necessário considerar o perfil dos pacientes e do público que se espera atender. Os canais que serão utilizados, da mesma forma. Afinal, cada canal de comunicação tem um propósito e traz um tipo de resultado.
Contar com a expertise necessária para saber quais ferramentas são as mais adequadas para chegar ao resultado que você espera alcançar não pode ser feito de uma forma “enlatada”. Por isso, personalizar a estratégia faz toda a diferença.
2. Marketing médico profissional
Para profissionais da saúde, o indicado é contratar uma agência de marketing especializada em saúde. Dessa forma, é possível elevar o seu marketing a um nível profissional, onde a visibilidade anda de mãos dadas com a ética médica.
Um bom exemplo é o da equipe de cirurgiões cardiovasculares Seu Cardio. Um dos primeiros clientes a confiar nos resultados do trabalho da Santé, viu as visitas ao site aumentarem para 40 mil acessos ao mês. Os números são fruto de estratégias e ações personalizadas, fundamentadas em Marketing de Conteúdo.
O melhor desse resultado é que cerca de 80% desses acessos são de origem orgânica. Isso significa que as pessoas chegaram ao site médico por meio dos sites de pesquisa, em função do posicionamento conquistado nos buscadores. Podem chegar por pesquisas sobre sintomas, tratamentos, nomes dos profissionais, enfim. São inúmeras as possibilidades, dado o volume de conteúdo relevante publicado no site.
3. Respeito às normas éticas no marketing em saúde
A Santé entende que, para se atuar com Marketing Médico, é fundamental o conhecimento sobre o que preconiza o Conselho Federal de Medicina a respeito da publicidade médica. Esse compromisso é capaz de gerar visibilidade e construir a autoridade do médico, da clínica ou do hospital com responsabilidade.
Visto por muitos como apenas uma regulamentação proibitiva, na verdade a regulamentação orienta a prática de ações de Marketing Médico responsáveis. Auxilia também a comunidade em geral, através da publicidade ética.
Assim, cada etapa contemplada na elaboração de uma estratégia de Marketing Médico assertiva deve levar a ética em consideração. Ultrapassar esses limites pode acabar prejudicando a imagem e a credibilidade do profissional, da clínica médica ou do hospital.
Se desejar entender melhor porque contar com uma agência de marketing médico especializada na área da Saúde, converse com a gente! A equipe da Santé tem ampla experiência nesse assunto para compartilhar com você o que funciona na prática!
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