Aumento do alcance, produção de conteúdos dinâmicos, possibilidade de estabelecer uma maior conexão com o paciente – vários são os motivos para produzir vídeos para o Instagram. Porém, para que a ação forneça resultados é essencial saber de antemão quais tipos de publicação são tendência, como a plataforma divulga o material e quais são os benefícios de apostar no formato.
Continue a leitura e entenda porque os vídeos viraram uma grande febre nas redes sociais – especialmente no Instagram – e como eles podem alavancar a estratégia digital da sua clínica de saúde.
Vídeos para Instagram: por que são tendência?
Hoje em dia, produzir vídeos para o Instagram é tão importante quanto publicar imagens periodicamente na rede social. Não que o formato seja novidade: em 2018, a plataforma lançou o aplicativo IGTV, que permitia a publicação de vídeos mais longos.
Apesar da mudança na proposta da rede social, foi só após a popularização dos vídeos curtos (principalmente, devido ao TikTok), que os reels começaram a ganhar destaque. Inclusive, não esqueça de conferir nosso Guia De Reels para Profissionais de Saúde.
Uma pesquisa da Inside Video analisou o comportamento de consumo de vídeos em diferentes países e constatou que 80% dos brasileiros assistem a vídeos online gratuitos. Além disso, 72% consomem constantemente vídeos nas redes sociais.
Finalmente, outro aspecto muito importante a ser levado em consideração é o alcance das publicações. Postagens em formato de vídeo são privilegiadas pelo Instagram, o que influencia a consolidação dessa tendência. No próximo tópico, falaremos sobre como o algoritmo funciona para as publicações em vídeo.
Como o algoritmo do Instagram funciona para vídeos
Existem quatro formas de publicar um vídeo no Instagram – stories, reels, IGTV e publicação no feed. Cada uma delas chega ao usuário de uma maneira diferente.
Os stories são visualizados em sequência em cada perfil, o reels é sempre uma experiência individualizada, o IGTV demanda que o usuário procure o vídeo que deseja assistir (parecido com o modelo do YouTube). Em cada um desses casos, há fatores em comum que influenciam qual será o alcance do material publicado.
Exclusividade
Talvez este seja um dos pontos mais importantes atualmente, pois envolve uma punição. Usuários que importam conteúdos de outras plataformas para o reels são punidos com perda de alcance. Ou seja, se o seu vídeo tem a marca d’água de outra rede social, é bem provável que ele não terá tanto engajamento.
Repare: na próxima vez em que estiver vendo conteúdos nas redes sociais, atente-se se o criador não fala “me siga lá na outra rede social” ou “esse tipo de conteúdo está na rede social ao lado”. O “mistério” é justamente para evitar que aquela publicação seja um fracasso!
Visualização até o fim
O algoritmo quer saber em qual conteúdo o público se interessa – e assistir um vídeo até o final é um dos fatores levados em consideração pela plataforma para definir isso. Portanto, garanta que seus pacientes assistirão seus vídeos até o final!
Para isso, alguns truques podem ajudar:
- Aposte em cortes de cena ou troca de ângulos. Não precisa ser uma produção cinematográfica – apenas dê momentos de respiro para que seu vídeo não fique monótono;
- Conheça seu público! Sempre falamos da importância de saber para quem você está produzindo conteúdo. Se for algo muito longe do que eles esperam consumir, seus vídeos não terão visualizações completas;
- As legendas podem ajudar. Quando estão escritas no próprio vídeo, elas chamam atenção de quem está assistindo e ajudam nos casos dos usuários que assistem vídeo sem som.
- Tempo de visualização
A lógica é parecida com o item acima. Quanto mais tempo os seguidores ficarem assistindo seus vídeos, mais o Instagram vai entender que é esse conteúdo que eles querem consumir – e mais vídeos seus serão entregues para esse público.
Interação com o conteúdo
Curtidas, comentários, compartilhamentos: todas essas ações fazem uma enorme diferença no seu desempenho nas redes sociais. Por isso, estimule seus seguidores a engajarem com o seu conteúdo. Pode parecer batido, mas a famosa chamada de “curta e deixe seu comentário” é muito importante para o bom desempenho de um vídeo!
Por que devo fazer vídeos para o Instagram?
Agora que você já conhece os fatores que tornam os vídeos para o Instagram um grande sucesso, vamos falar sobre quais os benefícios ele pode trazer para a estratégia digital da sua clínica ou consultório.
Aumentar a visibilidade do seu perfil
Com a plataforma priorizando conteúdos no formato de vídeo + estratégia adequada de produção = melhor engajamento!
Aumentar a conexão com seu público
Como o audiovisual permite que o público assista ao médico falar, a sensação de proximidade é intensificada. Além disso, sua imagem ficará totalmente ligada às suas dicas e ensinamentos, o que garantirá ainda mais credibilidade.
Atrair novos seguidores e pacientes
Com o seu conteúdo pulverizado nas redes, a chance de “estourar a bolha” é maior. O formato de maior alcance permite que você chegue a novos públicos e fale com uma gama muito maior de pessoas.
Agora que você já sabe os benefícios de produzir conteúdos em formato de vídeo para o Instagram, confira nosso texto com truques infalíveis para gravar vídeos para redes sociais. Se quiser a opinião de especialistas em Marketing em Saúde, entre em contato conosco e nós te ajudaremos na sua estratégia online!
0 comentários