Hoje em dia, a presença digital é fundamental para construção e fortalecimento da imagem do profissional de Saúde. Médicos, dentistas, nutricionistas e muitas outras especialidades atuam cada vez mais com sites, blogues e redes sociais. Porém, a mídia tradicional ainda tem seu papel, principalmente em credibilidade. Entrevistas de profissionais da Saúde são um bom exemplo. Oportunidades como estas podem reforçar ações no Marketing Digital e contribuir para a construção de autoridade e visibilidade do profissional.
A proliferação de conteúdos e formatos na internet impactou a forma de consumo da informação, mas não abalou a credibilidade na mídia tradicional. Uma pesquisa realizada pela agência de Marketing americana Clutch, em 2017, apontou que 6, em cada 10 pessoas, continuam acreditando nas informações provenientes da TV (61%) e da mídia impressa (58%), nos Estados Unidos. Estes números são muito parecidos aos de uma outra pesquisa, a “Global Trust in Advertising Report”, realizada pela Nielsen. Nesta, 63% das pessoas disseram confiar na nos programas de televisão, 60% em jornais e 58% em revistas.
Uma estratégia de Marketing eficiente para a Saúde deve levar estes números em consideração. Os meios digitais ocupam cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas, mas a mídia tradicional ainda conserva grande credibilidade. Unir os dois é o ideal.
Entrevistas de Profissionais da Saúde na Mídia Tradicional
Os profissionais da Saúde são constantemente convidados a dar entrevistas para TVs, Rádios e Jornais. Um tipo de divulgação espontânea, gratuita e, como vimos pelos números, de grande impacto. Diferente de um anúncio publicitário, as reportagens têm como foco o conteúdo, algo extremamente valioso. Se forem bem trabalhadas, as entrevistas de profissionais da Saúde podem ter uma grande repercussão no meio digital. Dessa forma, ganham um reforço na disseminação da informação e promovem maior visibilidade ao profissional.
Existem duas formas de conseguir entrevistas na mídia tradicional: a primeira é através de um trabalho de assessoria de imprensa, que irá entrar em contato com os jornalistas e oferecer material e entrevistas a eles. Este trabalho é específico e só tem impacto junto aos pacientes quando a matéria vai ao ar ou é publicada.
A segunda, é através da internet. A rede é a principal fonte de pesquisa para os jornalistas. Profissionais da Saúde que tenham um trabalho de produção de conteúdo online profissional e relevante junto aos pacientes, que apareçam entre os primeiros da lista do google e que tenham impacto nas redes sociais, têm mais chances de serem convidados para participações ao vivo, para gravações e reportagens escritas.
“Ao conceder uma entrevista, é preciso ter cautela. Os profissionais da Saúde possuem uma grande responsabilidade social e códigos de ética rígidos, que precisam ser respeitados.” (Fernanda Daura, Santé Consulting).
Da Entrevista ao Marketing Digital
Ser escolhido para uma reportagem é sinônimo de confiança. Essa credibilidade pode ganhar reforço com a disseminação da exposição na mídia tradicional no meio digital. Abaixo, seguem algumas dicas de como trabalhar o Marketing Digital em Saúde nesta situação:
1. Valorize o assunto da entrevista:
Use suas mídias sociais para divulgar quando sua entrevista irá ao ar. Informe sobre o assunto que será tratado. Não esqueça de manter o foco em informações importantes para o seu público. Evite fazer propaganda de si mesmo ou do seu estabelecimento. O conteúdo deve ser de caráter informativo, e não promocional.
2. Diga quando e onde:
Se a entrevista for ao vivo, diga quando e em que canal ela irá ao ar. Se for uma gravação, diga quando ela irá acontecer e quando e como as pessoas poderão acessar o material.
3. Aproveite os bastidores:
Leve um acompanhante para a gravação da reportagem (ou para a entrevista ao vivo). Você pode pedir para esta pessoa tirar fotos de toda a preparação para a entrevista, publicar e chamar atenção dos seus seguidores para o que está acontecendo, reforçando sempre a importância do tema a ser tratado.
4. Faça uma Live:
Reforce para os seus seguidores a importância do assunto da entrevista e que eles poderão acompanhar tudo na íntegra, ao vivo, através do seu canal (Facebook, Instagram etc). De acordo com o Facebook, as pessoas passam 3 vezes mais tempo assistindo vídeos ao vivo. As Lives recebem 10 vezes mais comentários que os vídeos tradicionais e possuem cerca de 135% mais alcance orgânico.
5. Publique no seu Blog / Email:
Muitas TVs e Rádios não permitem a publicação do vídeo ou áudio da reportagem na íntegra fora do próprio site. Porém, você pode utilizar seu Blog e suas redes sociais para fazer um breve resumo do que foi tratado na entrevista e colocar um link para que os seus seguidores tenham acesso direto à ela no site da emissora.
Se você utiliza email marketing, o link da entrevista pode ser enviado diretamente para os pacientes da sua lista. Ferramentas como uma plataforma de marketing podem ajudar você a enviar a mensagem apenas para aquelas pessoas que tenham interesse no assunto.
6. Vá além:
Por mais longa e complexa que seja, nenhum assunto da área da Saúde pode ser esgotado em uma reportagem ou entrevista. Há sempre algo mais a falar, dados à acrescentar e relações a serem feitas.
Aproveite a entrevista como um bom motivo para tratar de outros temas. Utilize suas ferramentas digitais para divulgá-la de forma positiva e para dizer aos seus seguidores o que faltou ser dito. Certamente eles irão sentir-se prestigiados.
7. Novas Entrevistas
Uma dica muito útil e que os profissionais menos experientes dificilmente seguem é aproveitar o momento da entrevista para conseguir novas entrevistas. Aproveite que você vai estar pessoalmente com o jornalista e fale com ele fora do ar sobre novas oportunidades de reportagens e matérias. Leve algum material a respeito das sugestões. Esta iniciativa pode ser muito positiva para ambos e criar uma relação de confiança.
Cuide da sua imagem com ética e responsabilidade. Procure uma consultoria de Marketing dedicada exclusivamente à área da Saúde. A Santé possui profissionais com mais de 15 anos de experiência no mercado. Podemos ajudar você a conquistar visibilidade e credibilidade em sua especialidade, respeitando a ética profissional. Entre em contato conosco!
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