A relação médico x paciente vem ganhando novos formatos com as facilidades da tecnologia. Isso também se reflete também na forma como novos pacientes chegam ao consultório. As plataformas colaborativas – e até mesmo avaliações no Google – hoje são referências sobre a qualidade de cada serviço, clínica ou profissional. Além disso, profissionais mais jovens e recém chegado ao mercado tem provado como a presença no digital é capaz de auxiliar a atrair novos pacientes. Neste novo contexto, investir em Marketing Médico é uma necessidade clara e deve ser realizada com responsabilidade e ética.
O Marketing Médico também evoluiu para o meio Digital, acompanhando a mudança na maneira como o paciente se relaciona com médicos e profissionais da saúde. O bom relacionamento pessoal e a satisfação dos pacientes são boas práticas que precisam ser mantidas. No entanto, o mercado está se relacionando no mundo digital de forma cada vez mais intensa. Posicionar-se nesse mundo de forma ética é uma necessidade crescente.
Por que investir em Marketing médico?
1. Relação Custo x benefício
Ao investir em Marketing Médico, o profissional se vê diante do desafio de estar atento ao mercado. Logo percebe o quanto essa postura pode alavancar sua clínica ou consultório. Ao definir uma boa estratégia, é possível obter retorno significativo em imagem, marca e em movimento.
Além disso, a relação custo x benefício em realizar ações de Marketing Médico é extremamente positiva, principalmente se o foco forem ações de Marketing Digital. O meio digital permite ações com custos muito inferiores ao Marketing tradicional. Além disso, possibilita maior segmentação de público-alvo e a mensuração total de desempenho e resultados.
2. Maior Alcance
Outro ponto que tem levado cada vez mais profissionais da saúde a investir em Marketing Médico é o alcance das ações. Anúncios em Google Ads, Facebook Ads, blogs, mídias sociais, ações de Marketing de Conteúdo para a Saúde, enfim, alcançam audiências muito maiores. Esses mecanismos representam uma forma de divulgar o nome do profissional, da clínica ou do hospital com grande espectro – e a custos bem razoáveis. Por isso, obtêm um resultado muito melhor do que apenas a comunicação boca a boca ou indicação.
3. Retorno de Investimento (ROI)
Ao se investir em Marketing Médico, logicamente que o retorno sobre o investimento é esperado. Esse retorno depende do objetivo da estratégia de Marketing que foi definida e gerenciada. Pode ser a construção de imagem no mercado, fortalecimento de nome (ou marca), aumento do número de pacientes ou da quantidade de procedimentos, etc. Uma boa gestão de marketing médico deve mensurar o desempenho de todas as iniciativas. Ao investir em ações digitais, esse acompanhamento é facilitado, pois tudo é medido: visitas ao site, curtidas, engajamento e até quem está interagindo em cada ação. Esse “controle” favorece a mensuração do ROI – Retorno sobre Investimento. Por estar associado ao baixo custo das ações digitais, é mais um motivo para se investir em Marketing Médico.
4. Seu público está SIM na internet e você pode interagir com ele
As redes sociais são vitais para médicos e profissionais da saúde. Seus pacientes, os familiares e amigos deles, além de possíveis futuros pacientes, estão nelas. E estão trocando informações e indicações.
É comum pensar que isso não se aplica a determinada especialidade médica. Por vezes, pela faixa etária dos pacientes ou mesmo pelo perfil da especialidade. Afinal, a busca do paciente pelo atendimento pode ser por desejo ou necessidade. Porém, é bom ressaltar que, quando a faixa etária não está no meio digital, os familiares estão. E, nesses casos, na maioria das vezes, é a própria família que define quem atenderá esse paciente. Sejam filhos, netos ou irmãos, é certo que a pesquisa no Google e as interações com amigos em redes sociais estão entre as primeiras opções na busca por referências médicas e profissionais.
A partir do momento em que o seu público identifica a presença ativa e a possibilidade de contato permanente, há uma percepção de maior valor no seu negócio. Esse posicionamento gera mais credibilidade para o seu nome no mercado.
Vale lembrar que é fundamental interagir e estar presente nas redes sociais de forma ética e responsável, seguindo a regulamentação do CFM – Conselho Federal de Medicina.
5. Responsabilidade Social
Muitos profissionais médicos já se conscientizaram da necessidade de se posicionar publicamente por uma questão de responsabilidade social. Afinal, a sociedade é ávida por informações sobre saúde – e a internet é ainda o primeiro canal de informação. Por isso, esclarecer dúvidas, acabar com mitos e fake news, informar a população em geral com conteúdo relevante, tem sido uma crescente.
Esse posicionamento pode ser equiparado às ações de Marketing de Conteúdo. Nessa metodologia de marketing, o que se trabalha é a informação. Parte do princípio de entregar informação ao público, de forma gratuita, e ir construindo uma autoridade sobre o tema – ou especialidade médica. É um trabalho de médio a longo prazo, mas com resultados efetivos e sustentáveis. Uma boa opção para se investir em Marketing Médico.
Agora que você já conhece bons motivos para investir em Marketing Médico, vale ainda uma reflexão. Muitos profissionais da saúde deixam de seguir por este caminho por falta de tempo. Mas existem empresas especializadas no mercado para traçar estratégias e conduzir ações, assim como gerenciar os resultados de forma a garantir o retorno do investimento em Marketing. Se precisar, conte com a gente! A Santé é uma agência especializada em Marketing em Saúde. Auxiliamos profissionais da Saúde, clínicas e hospitais a alcançarem seus objetivos de conquistar visibilidade, fortalecimento da marca e construção de autoridade em suas áreas de atuação. Fale conosco! 🙂
*Conteúdo atualizado em setembro de 2020.
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