Com a rápida evolução das tecnologias, aliada às mudanças nas expectativas dos consumidores, o marketing continua se transformando constantemente. Para 2025, as estratégias prometem ser ainda mais focadas em personalização, inovação e sustentabilidade. Continue a leitura para conhecer as principais tendências de marketing para 2025 e planeje sua estratégia de marketing em saúde para o futuro!
O que esperar para o setor de marketing em 2025
No próximo ano, o marketing será ainda mais moldado por avanços tecnológicos, como a inteligência artificial (IA) e realidade aumentada, além de buscar atender a uma crescente demanda por autenticidade e responsabilidade social. Desta maneira, as marcas precisarão ir além do convencional, apostando em estratégias que mesclem tecnologia, engajamento e propósito para se comunicar de forma significativa com seus públicos.
Entre as tendências mais promissoras, destacam-se a inteligência artificial generativa, marketing de influência, conteúdos interativos e imersivos, além de uma atenção especial à sustentabilidade e ao live commerce. A maioria destas tendências foram reveladas no relatório Marketing Trends 2025, da Kantar.
IA generativa
A inteligência artificial generativa, tecnologia por trás do ChatGPT, continuará em alta como uma das tendências de marketing para 2025. Com novos recursos surgindo a cada dia, o desafio será entender como e onde aplicar esta tecnologia de maneira estratégica. Além disso, a procedência e veracidade dos dados usados pela IA será uma preocupação central, com consumidores exigindo mais transparência sobre como suas informações são utilizadas.
Ferramentas baseadas em IA permitem criar conteúdos e campanhas personalizadas para diferentes públicos. Contudo, para aproveitar as vantagens desta tecnologia, será importante investir em bons provedores e se preocupar com a relevância dos dados.
Nós já falamos no nosso blog sobre como utilizar o ChatGPT no marketing médico.
Marketing de influência
O marketing de influência continuará dominando, especialmente à medida que os criadores de conteúdo assumem o protagonismo na construção de comunidades engajadas. Estimativas internacionais indicam que a economia global dos criadores pode alcançar US$ 480 bilhões até 2027.
Para clínicas, o marketing de influência pode ser uma forma eficaz de aumentar a visibilidade e atrair novos pacientes. Isso inclui parcerias com influenciadores relevantes, como médicos respeitados ou pacientes com histórias inspiradoras. O foco deve estar na criação de conteúdo, como vídeos e webinars, e no compartilhamento de depoimentos. Essas ações não apenas fortalecem a mensagem da clínica, mas também ajudam a estabelecer um vínculo de credibilidade com o público.
Estratégias de longo prazo e colaborações autênticas são fundamentais para o sucesso. Relacionamentos consistentes com influenciadores cujos valores se alinham aos da clínica criam impacto duradouro. Além disso, a abordagem deve sempre respeitar as diretrizes éticas do CFM e as políticas de cada plataforma digital, garantindo que a comunicação seja confiável e profissional.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo continuará sendo essencial nas estratégias digitais, mas com uma ênfase ainda maior na qualidade ao invés da quantidade. O conteúdo de formato longo, como artigos detalhados e ebooks, ganhará destaque, tal como elementos visuais, como vídeos e infográficos.
Para se destacar, as marcas precisarão entender as necessidades do público, oferecendo soluções práticas e relevantes. Além disso, é importante produzir materiais que agreguem valor e que sejam otimizados para SEO, garantindo maior alcance e engajamento.
Criação de conteúdo por vídeo
Os vídeos seguem como o formato de conteúdo altamente eficaz para engajamento, e em 2025 não será diferente. Vídeos curtos, como os populares no TikTok, Instagram Reels e YouTube Shorts, continuarão em alta. Segundo o relatório “O Estado do Marketing no Brasil”, da HubSpot, esse é o formato que gera maior o ROI para 21% das empresas entrevistadas.
Além disso, o relatório apontou que 9% das empresas ainda planejam investir mais nessa área em 2025. Apesar do sucesso dos vídeos curtos, vídeos médios e longos também terão seu espaço, especialmente no YouTube, onde conteúdos explicativos e aprofundados são valorizados. A chave para o sucesso será adaptar os formatos de vídeo à plataforma e aos objetivos da estratégia, garantindo que eles sejam relevantes e atrativos para os seus pacientes.
Conteúdos interativos e imersivos
Como vimos, a geração de conteúdo continuará sendo uma das tendências de marketing de 2025. No entanto, será preciso investir em estratégias mais personalizadas, o que significa que é importante desenvolver materiais segmentados, com base em dados precisos sobre seu público.
Neste cenário, os formatos interativos, como quizzes e vídeos, ganharão ainda mais espaço. Além disso, à medida que as tecnologias de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) evoluem, é preciso acompanhar estas inovações para criar experiências mais dinâmicas. Estes formatos não apenas capturam a atenção do público, mas também são mais envolventes, criando conexões que fortalecem a afinidade com a marca.
Transmissão ao vivo
O “live streaming” está ganhando espaço no setor de saúde como uma ferramenta poderosa para engajamento e disseminação de informações. Clínicas, hospitais e empresas de saúde podem usar transmissões ao vivo para alcançar públicos amplos, oferecer conteúdos educativos e criar conexões autênticas com seus pacientes e clientes.
Por meio de transmissões ao vivo, você pode realizar sessões de perguntas e respostas, explicar procedimentos ou promover webinars sobre temas relevantes, como prevenção de doenças. Com essa abordagem, você fortalece a confiança do público ao permitir interações diretas e em tempo real.
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