As mídias sociais tornaram-se indispensáveis para qualquer estratégia de Marketing em Saúde. Por mais que alguns profissionais da área continuem avessos a elas, é lá onde os pacientes (e seus familiares) estão. As pessoas se comunicam, trocam informações sobre doenças e indicações pela rede. Por isso, cada vez mais ouvimos a pergunta: “como promover meu perfil nas redes sociais?“. No Facebook e no Instagram, por exemplo, pode ser a diferença entre uma agenda satisfatória ou ociosa.
No entanto, para ter sucesso nesse espaço cada vez mais competitivo, não basta apenas entrar no Facebook ou no Instagram e criar a sua conta. É preciso traçar um plano e investir um pouco de tempo – e até dinheiro. Fazer com que as pessoas que não conhecem o seu trabalho encontrem e escolham você não é uma tarefa tão simples.
Neste texto, separamos algumas dicas de como promover seu perfil nas redes sociais. Começaremos com sugestões de como montar um perfil atraente e sem custos. Por fim, falaremos da promoção paga, a sensação do momento nas mídias sociais.
Como promover meu perfil com poucos ajustes?
1. Adicione palavras-chave ao seu perfil:
Você quer ser conhecido como? Médico do esporte, cirurgião dentista ou nutricionista funcional? Seja qual for a sua área de atuação, é fundamental que você seja descoberto – e facilite este processo. Quando o Google ou o Facebook procurarem a sua especialidade, você quer que o seu nome ou da sua clínica apareçam logo no topo. Acredite, adicionar algumas palavras-chave à sua descrição pode promover seu perfil nas redes sociais de forma eficiente e sem custos.
Lembre-se: as palavras-chave devem aparecer na sua descrição, nas suas fotos e em todos os espaços em que os seu nome não constar. Não jogue as palavras-chave de qualquer maneira. Pense numa sequência lógica e profissional para elas.
2. Use hashtags:
As hashtags (#) são uma ótima forma de encontrar conteúdo (e de ser encontrado) nas mídias sociais. Não à toa, estatísticas recentes do Instagram mostram que, em 2018, 7 de 10 hashtags usadas na rede social pertencem à alguma marca.
Faça uma pesquisa e identifique quais as hashtags mais usadas dentro da sua área de atuação na saúde. Usá-las no seu perfil poderá trazer novos seguidores. Junto a isso, criar a sua própria hashtag personalizada ajuda a promover perfil.
Lembre-se: hashtags são etiquetas virtuais, que selecionam e categorizam conteúdo na internet. Qualquer pessoa pode criar uma hashtag. Basta adicionar o símbolo # a uma palavra e #pronto.
3. Tenha o mesmo nome e identidade visual em todas as redes:
Grande parte dos usuários de internet possuem perfis em diferentes redes sociais. Se você quer que os seus pacientes o encontrem em todas elas, é importante que você use o mesmo nome e a mesma foto de perfil para todas.
Escolha um nome direto, simples, sem misturar signos ou números. Nas fotos, fique atento aos diferentes tamanhos exigidos. No Facebook, a foto de perfil deve ter 170 x 170 pixels. No Instagram, 110 x 110 pixels.
Lembre-se: a foto do perfil deve identificar você profissionalmente. Vista-se da mesma forma que se veste no consultório. Se atende de óculos, tire a foto de óculos. Evite sombras e reflexos que atrapalhem a sua identificação.
Como promover meu perfil de forma patrocinada?
No início, era um pouco estranho, mas patrocinar publicações e fazer com que elas cheguem a pessoas desconhecidas está se tornando uma forma cada vez mais popular de promover um perfil nas redes sociais. No último semestre de 2017, por exemplo, o Instagram Ads cresceu 28%, de acordo com a própria empresa.
Investir em mídia online – como Links Patrocinados, Facebook Ads, entre outras formas – é uma grande maneira de complementar e amplificar os investimentos em conteúdo. Além disso, é fundamental para antecipar resultados no início, quando o processo de construção de autoridade na Web ainda está começando.
Seja no Google, no Facebook ou no Instagram, o passo a passo para promover perfil, publicação ou anúncio é bastante simples e intuitivo. Entretanto, antes de sair clicando, é importante que você saiba exatamente para quem, onde e quando anunciar.
Instagram Ads
Tomaremos como exemplo um anúncio no Instagram. Nele, a opção de promover está disponível apenas para contas de negócios. Por isso, tenha certeza de que o seu perfil já está atualizado nesse sentido.
Uma vez com a conta atualizada para Negócios, sempre que você publicar uma foto nova no “Insta”, um botão de promover aparecerá abaixo dela.
- Clique em promover. Nesse momento, a sua foto poderá aparecer cortada. Fotos de promoções só podem ser quadradas ou em panorama.
- Nas opções disponíveis, escolha se deseja que a pessoa visite o seu perfil ou entre em contato por email ou telefone. Se for a primeira opção (ideal para promover seu perfil), escolha o botão conveniente, como por exemplo “saiba mais”.
- Agora é a hora de definir o público. Nesse ponto, é fundamental você conhecer bem o perfil dos seus pacientes e quais pacientes você deseja atrair para o consultório. Faça uma pesquisa prévia. Você poderá selecionar o público por “Interesses”, “Gênero”, “Idade” e ”Localização”.
- Feito isso, basta definir quanto você está disposto a investir e por quanto tempo você deseja que o post patrocinado ou anúncio fique ativo. O orçamento determina quantas contas do Instagram irão ver o anúncio e a duração define o tempo em que ele será veiculado.
Após isso, já é possível ver uma prévia do Post que será usado para promover perfil. Basta então, colocar as informações de pagamento e finalizar o processo clicando em promover.
Por segurança, o Instagram irá analisar a foto que você acabou de pagar para promover seu perfil. Isso deve levar alguns minutos. Depois disso, no topo, na aba promoções, você ainda poderá ver quantos dias restam para o post ser promovido, editar a promoção, além de visualizar os resultados o alcance atingido.
Lembre-se: fique atento às regulamentações e ao código de ética da sua profissão. Fazer Marketing na área da Saúde é diferente de promover produtos ou serviços de qualquer outro segmento.
Facebook Ads
Promover seu perfil no Facebook também requer uma conta diferente de um perfil pessoal: uma Página. Utilizar uma página dá muito mais alternativas do que os perfis pessoais, como anunciar e gerenciar sua conta, e uma possibilidade de alcance muito maior.
No Facebook, a possibilidade de anúncios é maior, com mais variações. Além disso, o Facebook Ads tem três níveis: Campanhas, Conjunto de anúncios e Anúncios. Essas divisões possibilitam focar melhor os anúncios para cada grupo específico, ter um controle maior sobre orçamento e cronograma, e analisar os resultados com mais facilidade.
Para explicar detalhadamente como promover seu perfil no Facebook, já temos um ebook dedicado ao tema: “O Guia do Marketing para a Saúde no Facebook“. Sugerimos que leia o material, pois você encontrará todas as respostas para a pergunta “como promover meu perfil no Facebook?” e obter bons resultados!
Se você deseja alcançar ainda mais resultados e sair na frente da concorrência, procure uma consultoria de Marketing especializada na área da Saúde. A Santé possui mais de 15 anos de experiência no mercado. Conte conosco!
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