Cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, as redes sociais permitem a aproximação, a troca de experiência e a comunicação entre todos. Esta nova realidade pode ser constatada através do relatório Digital 2020, divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite, na qual destaca que os brasileiros passam, em média, 3h31m por dia nas redes sociais. Esse número é 1h maior que a média mundial.
Além disso, o Brasil é o país que possui mais usuários neste tipo de plataforma da América Latina, com mais de 140 milhões (66% da população).
Facebook lidera
A pesquisa mostra que o Facebook ainda é a rede social dominante na região — assim como em quase todo o restante do mundo. Mais de 130 milhões de brasileiros têm conta na plataforma criada por Mark Zuckerberg. No entanto, esse número tem se mantido estável, sem um grande crescimento.
Por outro lado, o Instagram é a rede social que mais cresce no mundo. Apesar de ser apenas a 4 mais utilizada pelos brasileiros (atrás do Facebook, YouTube e Whatsapp), os usuários costumam interagir até 16 vezes mais com as publicações do que no Facebook, por exemplo. No Brasil, são 95 milhões de pessoas conectadas – o segundo país com mais contas ativas, perdendo somente para Estados Unidos.
É notável o vasto campo de oportunidades de troca de informações e experiências que surgiu com a valorização crescente das redes sociais. E na área da Saúde, não é diferente: nove em cada dez brasileiros buscam informações sobre saúde na internet.
Seja para clínicas, hospitais ou profissionais em geral, esta nova forma de comunicação representa um novo e promissor caminho. Representa a possibilidade de estreitar o vínculo com os pacientes, estimular a interação e a fidelização, além de auxiliar na geração de inúmeros potenciais novos clientes.
O paciente está nas redes sociais
O cenário “high digital” estimula o profissional da área da Saúde a desenvolver a sua capacidade de comunicação para lidar com mais facilidade com os novos paradigmas sociais. Em um mundo marcado pelo acesso às redes sociais e plataformas colaborativas, há que se inovar. Assim, investir somente na publicidade não é mais o suficiente. Hoje, o paciente é levado ao consultório não somente por indicação. O conhecimento obtido na internet, referendado pelas redes sociais, Google e outros tantos recursos são fatores importantes na jornada de decisão.
É claro que não basta estar online, é preciso estar ativo. Por isso, é necessário o investimento em boas estratégias de marketing. Da mesma forma, é crucial o respeito às regulamentações de cada especialidade da Saúde. Somente assim, é possível conquistar autoridade no posicionamento no meio digital. Com ela, excelentes resultados virão.
Conhecer o público-alvo, definir conteúdo, abordagem e acompanhar métricas fazem parte do processo. Ao investir adequadamente nas ferramentas digitais, o profissional da saúde tem a possibilidade de transmitir conceitos e informações adequadas à sociedade, criar autoridade, estreitar o relacionamento com seus pacientes e conquistar novos.
E você? Já definiu a sua estratégia de Marketing nas redes sociais? Aqui em nosso blog você encontra uma série de artigos e dicas para lhe ajudar. Você também pode contar conosco para a gestão de suas redes sociais!
*Conteúdo publicado em 20 de novembro de 2019 e atualizado em 27 de janeiro de 2021.
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