Blog

Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Notícias de Saúde: aproveite para cativar seu público

A área da saúde é bastante dinâmica. Diariamente, artigos, pesquisas e notícias na mídia são publicados. Saber aproveitar as novidades e as notícias de saúde é interessante para tornar-se uma referência junto ao público em geral. O importante aqui é aproveitar o timing e repassar a informação relevante de forma compreensível para as pessoas que não são da área. Qualquer forma de sensacionalismo deve ser deixada de fora.

Atualmente, presenciamos a proliferação de canais, sites, programas e notícias de saúde. Infelizmente, neste cenário, muitas informações acabam desencontradas e confundem o público final. Os últimos trabalhos de marketing na área da Saúde mostram que a presença do profissional como fonte de informação é cada vez mais necessária e desejada.

Em 2016, a empresa Minha Vida, desenvolvedora de produtos digitais relacionados à Saúde, realizou o trabalho “Jornada Digital do Paciente”. A conclusão foi aterradora: 94% dos brasileiros que responderam o questionário afirmaram que buscam informações de Saúde na internet. A televisão ficou em segundo lugar, com 52%. As revistas, com 44%, em terceiro.

Abaixo, nossos profissionais mostram a você como posicionar-se diante dessa nova exigência do mercado. Aprenda como aproveitar as últimas notícias de saúde, com benefícios a você e a seus pacientes. São dicas simples, básicas, que respeitam todos os parâmetros éticos – e que podem render muitos frutos.

Como abordar notícias de saúde

1. Crie um perfil online

É o passo fundamental para qualquer profissional que deseja ser visto. O alcance das redes sociais e a popularização da internet não podem ser ignorados. Mesmo que o profissional da saúde seja avesso às ações em mídias sociais, a maioria das pessoas está online. Quando precisam realizar algum tratamento ou consulta, procuram por informações que possam interferir diretamente em suas vidas.

É através do seu perfil digital que muitos pacientes irão lhe conhecer, e que os antigos manterão contato. É através dele que você irá construir a sua imagem e interagir com grande parte do seu público-alvo.

2 . Fique atento à grande mídia

Notícias de saúde em programas como Fantástico, da Rede Globo, tem repercussão imediata na internet. As pessoas discutem entre si nas redes sociais e buscam mais informações sobre o assunto no Google. Em instantes, algumas palavras-chave tornam-se bastante procuradas. Dessa forma, abre-se uma janela de oportunidades incrível para os profissionais que dominam o assunto.

Utilize o seu perfil na internet para tratar de assuntos abordados pelas grandes mídias. Sugerimos que você mostre a reportagem original, faça um resumo do que ele trouxe e vá além. Identifique informações e termos que possam provocar dúvidas, esclareça seu público e ponha-se à disposição para perguntas.

Outro ponto importante é transportar o que foi dito pela mídia para a realidade do consultório. Qual a sua vivência prática com o assunto? Qual a experiência que teve com os seus pacientes? Esse tipo de informação, com respeito às exigências éticas, pode auxiliar bastante na projeção da sua imagem.

3. Aproxime seu público das novidades

Hoje, existem diversos bancos virtuais de pesquisa e divulgação de artigos científicos. O PubMed e o Scielo são dois bons exemplos. Há, também, revistas que tratam de temas ligados à ciência de modo geral. Além disso, cada profissão da Saúde possui uma série de publicações específicas.

Geralmente, os pacientes não têm acesso à estas publicações e às notícias de saúde que trazem. E, mesmo que tivessem, não estariam totalmente acostumados com os termos e linguagem técnica utilizada. O que não significa dizer que os assuntos tratados ali não sejam interessantes. E aqui entra mais uma vez o profissional da Saúde.

Procure, nas publicações específicas, temas que podem despertar interesse direto dos seus pacientes. Uma vez feito isso, o seu desafio será “transcrevê-lo”, para uma linguagem mais acessível. Aproveite também para dar a sua contribuição. Fale da sua experiência com o assunto, cite outras fontes e profissionais. Assim, você mostra que é um profissional atualizado com as publicações científicas e bem relacionado com os colegas. Os ganhos de credibilidade são inestimáveis.

Exemplo prático: Recentemente, na edição de 5 de Janeiro de 2018, a revista Science trouxe como matéria de capa a relação entre diversos tipos de Câncer e a Microbiota Intestinal. Apesar de bastante conhecida, o grande público não possui contato direto com a Science. Nutricionistas, bem informados e que já realizam trabalho de Marketing, aproveitaram a oportunidade para mostrar e aprofundar a matéria, divulgar o trabalho que já fazem a respeito, tirar dúvidas e citar os profissionais brasileiros que já tratam do tema há anos.

4. O profissional e as notícias de saúde

O profissional da saúde precisa enxergar o seu perfil digital como uma extensão da sua clínica e do seu consultório. Isso se aplica às questões estéticas, ao padrão de qualidade dos textos e, claro, ao seu comportamento na interação com os pacientes. É preciso ter em mente que, uma vez na internet, o profissional da saúde também é um formador de opinião.

Na internet, mesmo com as notícias de saúde, a interação entre o profissional e o público deve ser no sentido de prestar esclarecimentos gerais e orientações sobre cuidados, prevenção e qualidade de vida. Nós temos um post específico sobre como responder pacientes nas redes sociais.

Para conhecer melhor todos os benefícios que o Marketing pode trazer para a sua clínica ou consultório, fale conosco. A santé possui mais de 15 anos no mercado.

 

 

Mitos sobre mídias sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo