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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Marketing digital sem aparecer: 5 estratégias para profissionais de saúde

Fazer Marketing Digital sem aparecer parece algo impossível à primeira vista. Afinal, quase todos os perfis com seguidores engajados e que atraem pacientes têm o rosto, a personalidade e até um pouco da vida pessoal do profissional de saúde expostos em redes sociais. Mas será que esse é o único modo de usar a internet para ter mais clientes? Não, não é.

Usando estratégias consistentes de criação de conteúdo relevante, naturalmente haverá interesse e, como consequência, resultados. É claro que, se analisarmos do ponto de vista da psicologia humana, pessoas se interessam e se identificam com outras pessoas e não letras ou imagens. Porém, ter um perfil sem rosto não significa sem personalidade. Pelo contrário, se a espontaneidade necessária para expor ideias em redes sociais não fizer parte característica do profissional em questão, a interação torna-se forçada. Dessa forma, o resultado pode ser inverso ao esperado. 

Os 5 segredos do marketing digital sem aparecer

Ao deparar-se com a possibilidade de estar na internet, havia quem pensasse: “Isso não é para mim”. Porém, o ano de 2020 e as transformações geradas pela pandemia de Covid-19 e o isolamento social os fizeram repensar. Adaptar-se à internet tem sido fundamental para manter atividades, expandir conhecimentos e chegar onde os meios físicos não nos permitiam anteriormente. Mas como fazer Marketing Digital sem aparecer?

Segundo uma pesquisa feita pela empresa Resultados Digitais sobre os impactos da pandemia nas pequenas e médias empresas, 85,6% apontaram o Marketing de Conteúdo como um dos pilares do Marketing Digital para a retomada pós crise. E aqui cabe uma explicação: marketing digital engloba todas as ações relacionadas às redes sociais, site, blog, etc. Já o marketing de conteúdo refere-se à geração de conteúdo buscável no Google ou mesmo aquele que engaja por meio de redes sociais, mas que traz de alguma forma informações relevantes para quem lê. É possível, além do blog pessoal, estar também em blogs de colegas ou empresas, marcar presença no Google, ser ativo no Linkedin, ter uma newsletter, entre outras estratégias.

Sendo assim, gerar conteúdo não necessariamente significa ter um perfil no Instagram com stories ativos, um canal no Youtube ou qualquer tipo de rede social que tenha a imagem do profissional em destaque. Aliás, mesmo essas redes, com as estratégias certas, podem ser englobadas no planejamento de quem não deseja aparecer. Veja nossas 5 dicas:

Segmentação

Como já mencionamos, um conteúdo sem rosto não significa um conteúdo sem personalidade. Porém, como não há a conexão pessoal, é preciso ter uma identificação clara em relação ao tema, e isso fica mais simples quando há um nicho bem definido. Uma nutricionista, por exemplo, pode falar sobre temas ligados à alimentação de forma geral. Porém, há centenas de outras pessoas falando sobre isso, certo? Assim, se o tema do perfil for alimentação saudável para mulheres no período da menopausa, há maiores chances de gerar identificação e engajamento. 

Conteúdo de valor

Pense em quem está do outro lado. Alguns conteúdos são interessantes para quem é profissional da saúde, mas não geram sentimento de identificação com o paciente. Procure sempre trazer informações e dicas práticas, que possam ser feitas em casa ou com mudanças simples. O conteúdo de valor é aquele que, ao final da leitura, têm-se a sensação de que aprendeu algo que pode ser aplicável. 

Criatividade

Se ela já é importante para qualquer estratégia, é mais ainda para o marketing digital sem aparecer. Se seu principal meio de comunicar-se for um Marketing digital sem aparecer, traga dados novos, pesquisas de sites externos, jeitos criativos de dizer algo que já foi dito, desenhos, gráficos, enfim. Já se o marketing de conteúdo é feito pelas redes sociais, vale usar temas atuais, fazer algum tipo de brincadeira, criar enquetes e abrir caixas de perguntas. O importante é sempre estar em contato com o público.

Personalidade

Já falamos que um conteúdo sem rosto não precisa ser um conteúdo sem personalidade. Mas como fazer isso? Pense nas suas principais características individuais. Pode ser que, mesmo sem gostar de aparecer nas redes, você seja alguém com ótimo senso de humor. Ou talvez seja um médico, por exemplo, que goste de dados e números e pode fazer excelentes análises de gráficos. Ou mesmo alguém que gosta de animais em sua vida pessoal. De alguma forma, mesmo que não explícita, essas características precisam aparecer no seu conteúdo. 

Consistência

Essa é uma dica que vale para toda e qualquer estratégia de marketing digital. Porém, quem não quer aparecer tende a demorar um pouco mais até firmar sua personalidade e tornar-se alguém que o paciente deseja acompanhar. Por isso, ter consistência, ou seja, um cronograma bem definido de postagens, é uma estratégia que não pode perder-se de vista. 

Por fim, é importante dizer que independente do profissional de saúde estar disposto a aparecer ou não, toda geração de conteúdo precisa ser estratégica. Fazer textos ou postagens sem objetivo é apenas perda de tempo, pois não gera resultado. Se você quer saber mais sobre como uma agência de marketing voltada para profissionais de saúde pode ajudar, entre em contato conosco!

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