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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Marketing na saúde no Brasil: não fique para trás

O Brasil é reconhecidamente uns dos países que mais utilizam redes sociais no mundo todo. Já o marketing digital tem como um dos principais objetivos trazer mais clientes nas redes e fora delas. Por isso, investir em boas estratégias de marketing na saúde no Brasil pode ser a saída para quem está buscando formas de alcançar outros públicos, conseguir mais pacientes ou se tornar uma referência na sua especialidade, certo?

Engana-se quem pensa que ter e alimentar redes sociais seja somente para quem quer ter seguidores, fazer dancinhas ou coisas parecidas. Para profissionais da saúde, esse pode ser um importante meio de disseminação de informação e, melhor ainda, captação de novos clientes.

Aqui, nós te atualizamos de alguns dados a respeito do uso de redes sociais e algumas dicas de como você pode melhorar seu conteúdo para que ele chegue onde você deseja.

O que é e como é feito o marketing na saúde?

O marketing na saúde pode ser abordado de muitas maneiras diferentes, desde mídias físicas até as digitais, sendo que estas últimas têm ganhado cada vez mais espaço. O baixo custo e a praticidade de poder ser feito inclusive pelo próprio profissional da saúde são apenas algumas das razões pelas quais a saúde é um tópico mais frequente nas redes sociais.

Com uma análise de concorrência e um estudo de tendências, é possível traçar uma estratégia funcional para a atuação da sua clínica ou hospital nas redes sociais. Mas entenda que, para que tenha o resultado esperado, leva tempo e dedicação. 

As redes sociais, por exemplo, são guiadas através de algoritmos, que analisam o comportamento de cada usuário para oferecer a melhor experiência. Logo, se você deseja ter muitos seguidores, bom engajamento e uma boa distribuição do seu conteúdo organicamente (sem investir dinheiro), terá que ter constância e qualidade.

De nada adianta ter um bom conteúdo sem regularidade ou ter presença constante sem um material bem produzido, informativo e/ou agradável. Ambas as coisas precisam andar juntas o tempo todo.

3 tendências para fazer marketing na saúde no Brasil

Todos os anos, algumas redes e suas ferramentas acabam ganhando mais espaço que outras, se tornando tendências que podem ou não serem aderidas a conteúdos de outras plataformas. Um exemplo bem explícito disso é a valorização dos reels nos algoritmos orgânicos (vídeos para o Instagram) após o grande sucesso do TikTok.

Com isso, mesmo que 2023 ainda não tenha chegado, já podemos fazer algumas previsões de como será o conteúdo neste novo ano.

Conteúdo efêmero

O constante uso das redes sociais mudou a forma como as pessoas consomem conteúdos de qualquer natureza. A velocidade com que se pode produzir e assistir algo reduziu, logo, progressivamente, é correr atrás deste tipo de conteúdo que o público escolhe.

No entanto, para além de um conteúdo rápido, existe também o tipo de conteúdo que vale a pena ser compartilhado, mas não armazenado ou disponibilizado para sempre, que é o caso dos stories ou publicações do Snapchat.

Esse material é chamado de conteúdo efêmero e, desde sua criação, ganhou força e foi aderido por outras redes sociais, como Facebook e WhatsApp. 

Normalmente, um conteúdo efêmero tem curta duração (de 15 a 60 segundos) e fica disponível para seus seguidores por apenas 24 horas. Para marcas e empresas, é a forma perfeita para se divulgar ações, promoções ou algum evento que aconteceu/acontecerá em uma data específica. Por isso, esta é uma ferramenta que não caiu e nem cairá em desuso tão cedo.

Plataformas de nicho

Apesar de o Facebook e o Instagram serem as plataformas mais populares e já consolidadas, existem outras que estão ganhando seu espaço nos últimos anos. São o que chamamos de plataformas de nicho.

O TikTok é uma dessas plataformas que tem conquistado cada vez mais espaço permitindo que seus usuários criem e compartilhem vídeos de natureza diversas. Já o LinkedIn é voltado para o mercado de trabalho, tornando possível o contato direto entre profissionais e empresas.

E, assim como essas, é provável que novos aplicativos e sites surjam para atender outros públicos de nicho.

Conteúdo em vídeo

Depois do sucesso do TikTok, da implementação e valorização dos reels no Instagram pelos algoritmos orgânicos, é compreensível que boa parte dos conteúdos acabe sendo pensado e produzido em vídeo, certo?

E, considerando a forte adesão do público a esse formato, as previsões são de que essa seja a forma mais consolidada de se fazer conteúdo para a internet.

Então, se você ainda não produz vídeos e gostaria que seu perfil ganhasse mais visibilidade, comece a investir em vídeos curtos e informativos. Isso chegará não só aos seus seguidores, bem como tem um grande potencial de furar sua bolha de alcance.

Pontos de atenção

Existem também alguns pontos de atenção que podem começar a vigorar a partir do próximo ano e mudar a forma como os conteúdos são produzidos e disponibilizados nas mídias sociais. 

Por exemplo, está em discussão a possibilidade de retirada das curtidas do Instagram. Como justificativa da empresa é que as curtidas estão servindo como uma espécie de valor social para os indivíduos, o que pode ser prejudicial para a saúde mental.

O impacto disso em empresas será a dificuldade de medir o retorno de campanhas orgânicas, sendo necessário o investimento financeiro para promoção de postagens.

Além disso, também há no horizonte uma possível fiscalização e maior controle das redes sociais, prezando pela privacidade e segurança de dados pessoais.

No Brasil, está em vigor desde 2018 a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que tem como intuito regulamentar a coleta, armazenamento e distribuição de dados pessoais dos cidadãos. Sendo as redes sociais um solo fértil para coleta e disseminação de dados com o total consentimento dos usuários, aos poucos, novas normas estão sendo colocadas em prática para dar mais tranquilidade às pessoas.

Portanto, é essencial estar sempre atento a quais serão as novas regras e termos de uso das redes sociais. Isso, muito provavelmente, evitará dores de cabeça no futuro.

E, se você quiser saber como investir ainda mais nas suas redes sociais, confira o conteúdo do nosso blog!

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