Neste momento, é natural que surjam dúvidas em relação ao posicionamento que deve ser adotado em relação ao marketing em saúde e a Covid-19. É um acontecimento único, que exige adaptações na rotina, nas relações e também na dinâmica de trabalho.
Os meios de comunicação estão dedicados quase que integralmente a atualizar informações sobre a doença, elucidar os cuidados que devem ser tomados e desmentir as fake news. Ao mesmo tempo, profissionais da saúde ganham destaque, tanto pelo trabalho que exercem na âmbito da pesquisa e no atendimento de pacientes, como pelo papel de explicar de forma segura e correta as melhores ações a serem adotadas.
Com todas as atenções voltadas para o Coronavírus e o fechamento de clínicas e consultórios durante o período de distanciamento social, surge a dúvida: é possível manter estratégias de marketing em saúde durante a pandemia de Covid-19?
Sim, é possível e aconselhável continuar com ações de marketing de conteúdo mesmo durante a crise do coronavírus. Porém, é preciso que sejam feitas adaptações. Hoje, vamos falar sobre quais estratégias mudar, quais manter e como se comunicar durante a pandemia.
Estratégias de Marketing em Saúde e a Covid-19: como se adequar ao novo cenário?
É importante reforçar que, mais do que nunca, o brasileiro está online. No dia 23 de março, foi registrada a marca de 11 terabits por segundo de pico de tráfego Internet, segundo o IX.br. A nível de comparação, a média registrada ao longo de 2019 foi de 4,69 Tb/s.
Para avaliar quais adaptações precisam ser feitas, vamos separar por categorias:
#1 Redes Sociais
Publicações nas redes sociais – Facebook, Instagram e LinkedIn – são muito importantes para a comunicação com os seguidores e devem ser mantidas. Elas são um canal direto com o público, que pode reagir, comentar e dar likes imediatamente
Os seus pacientes e seguidores querem saber o que você tem a dizer sobre o assunto. O cenário é de incertezas e a orientação de um profissional de saúde é um fator decisivo para ajudar o público a entender melhor o que está acontecendo, a necessidade das medidas que estão sendo adotadas e quais as melhores formas de se manter seguro.
Outro ponto importante: agora é fundamental que as redes sociais sejam usadas no combate às fake news. Usar o perfil profissional evitar a desinformação e atuar na disseminação de bons conteúdos para o maior número de pessoas também é uma forma de ajudar no combate ao vírus.
É fundamental que a linguagem seja ajustada ao que estamos vivendo. Não faz sentido continuar as publicações sobre atividades físicas ao ar livre ou em academias se isso não está permitido, certo? Avalie o cronograma e veja quais postagens podem ser alteradas para ficarem mais conectadas com o momento atual.
Além disso, mostre empatia com seu público. É momento de se aproximar, de contribuir com o bem-estar e a saúde de todos. Certamente, é assim que lembrarão de você.
#2 Blog Posts
Ao contrário das redes sociais, que trazem um resultado instantâneo – com as interações, o engajamento com o público e o compartilhamento de assuntos factuais – os blog posts são essenciais para resultados a longo prazo.
Os conteúdos do blog são os grandes responsáveis pelo posicionamento do seu site nos resultados das buscas realizadas no Google. Aplicando técnicas de SEO nas publicações, o blog e o site ficam em uma melhor posição no ranqueamento do Google de forma orgânica, ou seja, sem patrocínio. Isso, associado à produção de conteúdos relevantes para o seu público, ajuda na construção de uma imagem digital forte, como autoridade no assunto. Porém, alcançar um bom rankeamento pode levar tempo e exige constância para que os resultados sejam satisfatórios. Interromper a produção pode colocar esse objetivo em risco.
Ao passo que as medidas de distanciamento social forem sendo flexibilizadas e as clínicas e consultórios voltarem à ativa, as pessoas vão voltar a procurar esses serviços. E, claro, irão procurar no Google mais informações em relação à área de especialidade. Quando isso acontecer, os profissionais que deram sequência à atualização do blog estarão em vantagem.
Além disso, por ser um espaço que permite a produção de um conteúdo mais completo, é possível explorar os temas relacionados à Covid-19 com mais detalhes. Por exemplo: profissionais da educação física podem orientar sobre a prática de atividade física em casa; endocrinologistas podem explicar a relação entre o diabetes e o coronavírus; cardiologistas podem compartilhar orientações aos pacientes cardiopatas, que integram o grupo de risco para a doença.
#3 Anúncios no Google e em Redes Sociais
Em contrapartida aos dois primeiros itens, os anúncios digitais, sejam no Google ou nas redes sociais, podem ser postergados.
Com clínicas e consultórios fechados, não há motivo para estimular a ida de pacientes até você. Repensar os anúncios é também uma maneira de reduzir custos, algo importante no momento.
Reformulando a Estratégia de Marketing em Saúde
Neste momento, nossa dica é: não desista dos seus objetivos de marketing, mas adapte sua estratégia ao momento atual. Deixe os anúncios em “stand-by” enquanto for necessário e, no período de estabilidade, retome as ações. Mantenha aquelas que lhe trazem resultado a médio e longo prazos, comunique-se com seu público de forma ética e com empatia.
A revisão da sua estratégia de marketing em saúde neste momento pode encontrar também abertura para outras ações. Aproveite para dedicar-se a produzir novos conteúdos para seus pacientes, aprimorar o site ou, até mesmo, rever processos internos. Afinal, o período de portas fechadas ou de baixo movimento na clínica ou no consultório pode ser aproveitado para focar na gestão e no planejamento.
Neste momento, posicionar-se, manter a comunicação com seu público e abordar conteúdos com qualidade e empatia fazem toda a diferença. Juntos, profissionais de marketing e da saúde podem encontrar um caminho para ações alinhadas ao cenário atual.
Vamos trabalhar juntos na construção de uma rede bem informada sobre a Covid-19. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre marketing de conteúdo em saúde.