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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Lives no Facebook e Instagram: por que fazer?

Seja pela facilidade de expressar ideias, de interagir com pacientes, de cobrir um congresso ou de mostrar os bastidores da clínica ou consultório, os vídeos ao vivo são a tendência do momento nas redes sociais. E, é claro, são uma poderosíssima ferramenta de Marketing na Saúde.

O serviço de Live do Facebook, lançado em Janeiro de 2016 e disponível para celulares e tablets, já acumula mais de 1,6 bilhão de usuários. Em entrevista à BBC Mundo, o vice-presidente de gestão de produtos do Facebook, Will Cathcart, garantiu que, durante as transmissões de vídeos ao vivo, os autores recebem muito mais comentários do que em publicações normais de textos ou vídeos postados.

“As pessoas costumam receber dez vezes mais comentários do que em vídeo normais. Não esperávamos esta reação” (Will Cathcart, vice-presidente de gestão de produtos do Facebook).

Após uma transmissão inaugural de 16 minutos, o fundador da empresa, Mark Zuckerberg, afirmou que os vídeos ao vivo geram “momentos verdadeiramente espontâneos e pessoais”. Algo muito valorizado no Marketing.

Ainda de acordo com o Facebook:

  • Usuários gastam 3x mais tempo assistindo vídeos ao vivo;
  • Vídeos ao vivo são cerca de 10x mais comentados;
  • Vídeos ao vivo possuem 135% mais alcance orgânico.

Esqueça as grandes produções

Os vídeos ao vivo nas redes sociais não necessitam de grandes produções. Eles podem ser realizados a partir de aplicativos, celulares e tablets. Isso se traduz em facilidade e em economia na produção.

Nas lives, você estará se comunicando com vários seguidores/fans ao mesmo tempo. Apresentar informações relevantes ao seu público, divulgar novos posts no seu blog, ouvir críticas e sugestões, falar das novidades ou descobertas científicas é permitido. Porém, não vale realizar consultas. Tenha sempre em mente as diretrizes do código de ética da sua especialidade.

Cuidados ao entrar ao vivo

Não se preocupe. Você não precisa ser “Ator ou Atriz” para fazer uma “live”. O que as pesquisas mostram é que as pessoas estão cansadas da velha publicidade. O que elas querem em uma ação de Marketing é uma conexão autêntica e humana com você.

Abaixo, citamos algumas dicas para lives de sucesso:

  • Luz é tudo: Faça suas lives em lugares bem iluminados e evite sombras e reflexos em seu rosto.
  • Fuja do barulho: Mais do que ver você, as pessoas querem lhe escutar. Faça as suas lives em locais com poucos ruídos, para que você não precise gritar.
  • Segure firme: Um pouco de ação e movimento faz bem aos vídeos ao vivo. Entretanto, se a câmera tremer muito, seus espectadores logo ficarão nauseados.
  • Cuidado com o português: Antes de entrar ao vivo, pense no que vai falar e em como irá falar. O seu comportamento durante uma Live deve ser igual ao do consultório. Seja educado, use uma linguagem informal, mas não vulgar. Evite gírias, palavrões e erros de português.
  • Vista-se adequadamente: Seus pacientes precisam lhe reconhecer visualmente. Se você estiver fazendo vídeos ao vivo do consultório, esteja de jaleco ou camisa social. Se estiver em um evento, esteja de acordo com a situação. Não permita que uma roupa inadequada abale a sua credibilidade.
  • Cuidado com o que aparece no fundo: Este é um erro fatal. Não adianta você seguir todas as dicas e deixar vazar alguma imagem desagradável no vídeo. Antes de abrir a conexão, certifique-se do que aparecerá junto à sua imagem. Os profissionais da Saúde devem tomar cuidado especial com cigarros e bebidas alcóolicas.

Lives: informação e interação

Como vimos, com um celular nas mãos e um pouco de planejamento, é possível produzir lives de qualidade. A iniciativa vai lhe ajudar a ficar ainda mais próximo dos seus pacientes e seguidores em mídias sociais. Lembre-se, também, que você não deve entrar ao vivo por entrar. Pense em assuntos interessantes, em temas que despertam a curiosidade do seu público.

Ao fazer vídeos ao vivo, deixe um espaço para perguntas e respostas. Manter as transmissões com regularidade e criar um horário determinado para que elas aconteçam ajuda a fidelizar os pacientes.

Seja inovador e ganhe credibilidade. As lives no Facebook e no Instagram podem ajudar você a conquistar o reconhecimento e a autoridade que você busca na especialidade em que atua.

Se precisar de ajuda, conte com a gente! A Santé possui mais de 15 anos de experiência e é especialista em Marketing para a Saúde.

 

Mitos sobre mídias sociais

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